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Como lidar com os desafios do algoritmo da Google?

Como lidar com os desafios do algoritmo da Google?

Que lidar com o algoritmo da Google é um desafio já vimos que é no artigo anterior a este.

Se você leu primeiro e o segundo artigo sobre o funcionamento do mecanismo de busca da Google, então chegou a hora de vermos o que podemos fazer para lidar com os desafios desse cenário.

Está sem tempo para ler? Que tal ouvir o podcast sobre o Algoritmo enquanto faz outras coisas, como treinar ou outras atividades?

Não? prefere ler sobre o algoritmo? Então vamos lá…

Fatores de ranqueamento no Google e o que podemos fazer para nos posicionar?

Para o Algoritmo da Google a intenção do Usuário é tudo

O primeiro passo é compreender a intenção dos usuários que podem se interessar por seu produto ou serviço.

É importante conhecer bem seu público alvo e se possível criar uma persona, para que todo conteúdo gerado posteriormente seja pensando nesse alvo.

Se faça algumas perguntas: quais são suas dores, suas demandas, os desafios que você pode sanar com seu produto ou serviço…

O ideal é que você reflita sobre seu público alvo, e só então depois começar a criar conteúdo.

A qualidade do conteúdo importa para o Algoritmo da Google

Identificando esta demanda, você precisa criar o melhor conteúdo neste sentido, de atender a esta. Seu conteúdo tem que ser tão interessante, completo e organizado que te coloca em um patamar que a Google não pode deixar de mostrar seu conteúdo.

Você já ouviu falar em Benchmarking? Trata-se da prática de observar o que os concorrentes de peso praticam no mercado. Como eles se posicionam, que material estão expondo e como se comunicam.

Isso é bastante interessante pois são players que já provaram ser bem sucedidos e portanto servem como excelente referência.

Aprenda com a concorrência mas não faça cópias. Existe o risco do algoritmo perceber que seu material é cópia e privilegiar a fonte conferindo a ela autoridade no assunto.

Exercite sua criatividade, e se tiver dificuldade em gerar conteúdo, podemos te ajudar nisso.

Além da qualidade a quantidade também importa para o Algoritmo da Google

Tomamos conhecimento sobre um estudo recente, realizado com 183 empresas de diversos setores no B2B E B2C que utilizam blogs há mais de oito anos com sucesso. Estes apontaram que escrevem em média 5 postagens por semana. A Frequência é relevante.

Até por que quando você se comunica com seu público, vocês gera um tipo de expectativa por mais conteúdo.

O público é sensível à rotina que você cria, por exemplo. Soltar uma matéria todas as quartas-feiras.

Ler seu blog ou website toda sexta-feira pois há dicas etc.

Essa frequência é bem percebida pelos usuários e por consequência pelos buscadores.

Velocidade de carregamento da página

Outro fator que é visto como prioridade para o Google é a velocidade de carregamento da página. Mas isso não garante posicionamento na classificação não…

Ter rápido carregamento é um pré requisito para estar entre os primeiros, não para ser o primeiro. Para ser o primeiro precisa no mínimo ser muito ágil, mas precisa atender a outros fatores para se destacar no alto.

Imagens Otimizadas

Esse item tem a ver com o anterior. É necessário se preocupar de tratar as imagens para que elas fiquem leves, sejam rápidas de se carregar é fundamental. Imagens são importantíssimas, mas precisam receber tratamento para ser leves.

No fim desse artigo vamos oferecer um EBOOK que agrupa esses três artigos e ainda apresentamos dicas de como lidar com essas imagens e outras dicas.

Priorizar seu site ou blog para mobile

Performance ótima para celulares tem que ser contemplado em suas estratégias, pois os algorítimos já estão privilegiando quem está alinhado com isso.

As pessoas estão usando muito mais celulares do que em desktops.
Sites responsivos são essenciais. Priorizar a versão mobile.

Ter uma estrutura clara e links no site

Um menu bem construido com um fluxo claro de links que os rastreadores da Google não terão dificuldade em compreender e indexar. Da mesma forma o usuário consegue entrar no seu site e logo encontrar e identificar o que buscava.

Por exemplo:
Homepage | Produtos/Serviços | Quem somo etc,

Se houver um blog que haja links internos bem organizados. Sempre que você criar págians novas preocupe-se de fazer a conexão dela com outras páginas do seu site, se não ela não será encontrada.

Reveja periodicamente o seu material, faça pesquisa para saber o que pode atualizar no seu material para se manter em bom posicionamento. A chance de ser indexada é muito maior.

O CTR

É a Taxa de cliques que uma página recebe.

Você fez tudo certo e conseguiu ser exibido em destaque na página de buscas da Google.

Agora precisa aumentar sua chance de ser escolhido pelo usuário.

Crie títulos cativantes, meta descrições irresistíveis para que o usuário escolha ler o seu material e não o que está acima ou abaixo do seu.

Títulos precisam ser cativantes para fisgar o leitor entre tantas opções

No momento atual, o algoritmo da Google está privilegiando textos que são claros e humanizados.

Títulos mais longos te dão maior chance de ser classificado, o que é conhecido no meio como  long tail, ou títulos de cauda longa, sendo palavras chave compostas que podem responder a questionamentos que o público irá escrever no buscador.

Quanto maior o título maior a sua chance de dar um match no texto! Mas não exagere, o recomendado é 4 a cinco palavras no máximo 6.

Títulos mais elaborados te dão a chance de se diferenciar pois provavelmente haverá nesse momento outras pessoas fazendo o mesmo esforço que você, essa é uma chance de ir direto ao ponto na necessidade do cliente e se diferenciar com criatividade.

As atualizações do algoritmo foram se adaptando à linguagem humana e por isso, quando mais expressivo for o texto, mais humanizado, hoje é melhor pois aumenta a chance de ser localizado por perguntas deste tipo nos buscadores

As plataformas de gerenciamento de conteúdo, como WordPress e Joomla, oferecem ferramentas que te auxiliam, te orientando na criação de conteúdo e também nos títulos e descrições. Converse com seus desenvolvedores sobre isso.

Lembre que textos informais atendem bem a este propósito.

Sobre a Meta Descrição

Na sua plataforma de desenvolvimento haverá um espaço destinado a escrever um resumo ou descrição do artigo que você está criando.

Se você não preencher esse espaço, o Google irá selecionar um trecho do seu texto e expor na página de busca abaixo do seu título.

Não seria melhor que você controlasse o que irá escrito nesse espaço? Provavelmente sim.

Nossa sugestão é de que você trate a meta descrição como uma sinopse de livro, se possível acrescentando adjetivos e até algumas expressões que enfatizem os pontos positivos no texto que você criou.

Não deixe que o buscador escolha as palavras para você, esse trabalho a mais pode fazer toda a diferença na sua taxa de cliques.

Referências

Ser referenciado é algo que valoriza muito um website. Ser mencionado em sites relevantes cria parte desta autoridade.

Invente formas de fazer com que as pessoas procurem por você no buscador, desta forma mostrando para o Google que você é relevante e tem o melhor resultado.

Pense em estratégias de Guest post por exemplo…

Você ficou com alguma dúvida? Gostaria de obter mais informações sobre isso ou implementar algumas dessas estratégias?

Podemos te ajudar nisso! Nossa Equipe de criativos está à sua disposição. Somos capazes de nos adaptar ao tamanho do seu projeto.

Se quiser ler mais sobre isso, e ter algumas dicas a mais, baixe o EBOOK gratuito aqui:

Se ficou com dúvidas sobre este conteúdo estamos à disposição para ajudar nisso: us@seuprojeto.com

Até mais!

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Um comentário

  1. […] TERCEIRO ARTIGO: Dicas de ações para melhorar seu rendimento nos buscadores […]

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