fbpx

Atualizações do Algoritmo da Google seus impactos

Atualizações do Algoritmo da Google seus impactos

Mistérios do Algoritmo da Google

Conheça de forma fácil e simples as atualizações do Algoritmo da Google e tudo o que pode significar em relação ao seu posicionamento nos buscadores.

Na postagem anterior, falamos sobre Os mistérios em torno do Algoritmo da Google.

Está sem tempo para ler? Que tal ouvir o podcast sobre o Algoritmo enquanto faz outras coisas, como treinar ou outras atividades?

Não? Prefere ler sobre o algoritmo? Pois então vamos lá…

Vamos falar sobre as temidas atualizações do algoritmo da Google

A Google realiza atualizações diárias para melhorar o funcionamento dos mecanismos e apresentar os resultados mais relevantes para o usuário.
Algumas mudanças mais drásticas, são apresentadas a cada ano. Estas atualizações são conhecidas como Core Updates. São mais abrangentes, assim afetando os resultados de busca, de maneira mais significativa. Podendo fazer cair drasticamente o volume de tráfego de alguns sites por não atender às exigências.

No ano 2000 a Google lançou a sua BARRA DE FERRAMENTAS do navegador e o conceito de Page rank.
Daí até as Atualizações da Google que falaremos a seguir, houve muitas outras e no final dessa postagem há um link para quem se interessar em conhecer esses outros nomes… Tem a Boston, A Cassandra, Dominic, Esmeralda, Fritz, Cafeina, Pirata e outras…

Vamos aqui apresentar brevemente cada uma das mais importantes a começar da:

2003 – Florida

Criada na época para lidar com sites de baixa qualidade que faziam mau uso das palavras chave. A prática conhecida como key words stuffing eliminou da busca cerca de 50% dos sites vigentes na época, e tornou os ideais de SEO relevantes para o marketing digital.

2011 – Panda

Esta atualização do algoritmo da Google se focou mais em conteúdo e penalizou sites que continham um volume muito grande anúncios. O foco já era conteudos de qualidade.

2012 – Penguin

Foi uma atualização que penalizava sites que faziam mau uso de palavras chave e atalhos conhecidos como Black hat. São ações do tipo, criar conteúdo oculto no site para enganar motores de busca, também repetir muitas vezes a palavra chave, pior ainda, criar um SEO negativo, que significa postar comentários ruins em páginas da Google meu negócio e gerar links tóxicos (não relevantes) em volume alto apontando para o site da concorrência. Felizmente a Google gerou formas de denunciar essas práticas e penaliza os infratores.

O Back link também passou a ser observado, não bastando ter links apontando para seu site, mas sim a relevância desses e a qualidade deles.

2013 – Hummingbird (beija flor)

A HUMMINGBIRD não foi uma simples atualização, e sim a completa revisão do algoritmo. Foi um grande marco permitindo ao usuário uma experiência que ia além da palavra chave, sendo um universo semântico que inclui sinônimos e contextos sutis considerando a localização do usuário e suas pesquisas pregressas.

Depois do HUMMINGBIRD, o Google passou a compreender e considerar a intenção do usuário, não importando qual palavra chave ele usasse, ele interpreta a busca.
Por exemplo se você pesquisar, Tamanho, Dimensão, ou altura, ele vai buscar a metragem daquilo que você está procurando.

O buscador pode te ajudar inclusive corrigindo sua pesquisa.

2014 – HTTPS/SSL UPDATE

Nesta atualização a Google avisou ao mercado que a questão de segurança nos sites era um fator de Ranqueamento. Essa é a forma da Google exercer influência na segurança da rede, já que sites que possuem certificados SSL e migram para o HTTPS, criptografam dados em seu transporte, assim os protegendo caso sejam interceptados no caminho.

2015 – MOBILE-FIRST INDEXING,

No mercado esta autualização ficou conhecida como Mobilegeddon, em referência ao filme Armageddon, esperando um estrago colossal, que na verdade se mostrou menor que o esperado. No entanto o algoritmo considera wesites amigáveis ao celular ou não, sem meio termo.

2015 – RANKBRAIN

Nesta atualização do algoritmo, começou o processo de Machine Learning. Nela ele aprende com o comportamento do usuário. Por exemplo, o buscador observa que um usuário pesquisa um assunto e depois acessa este ou aquele tema.
Com esta observação ele passa a mostrar resultados mais completos para buscas similares.
Isso acontece porque o buscador está aprendendo com nossas pesquisas.

2017 – FRED

Foi uma grande mudança relativa à identificação de conteúdo de baixa qualidade e páginas com muita presença de propaganda.
A intenção é garantir que o usuário tenha uma boa experiência e sejam sempre entregues resultados relevantes e de qualidade excelente para as buscas.

2018 – YMYL

É uma sigla que significa Your Money, your life, também conhecida como Medical Update , uma mudança relativa a sites com assuntos relativos a saúde e finanças.
Essa mudança gerou grande impacto no mercado pois alterou posicionamento de diversos websites. Mais uma vez a intenção do Google parece apontar para a qualidade das informações veiculadas.

A esta altura o Google passou a focar a atenção nos autores das postagens e sua autoridade sobre os assuntos, pois se o algoritmo percebe que essa autoridade não se confirma penaliza o site.

Por exemplo, para apresentar informações sensíveis sobre saúde, é importante que o autor seja um médico. Portanto, manter o perfil completo do autor no website é uma boa medida.

2019 – EAT

É uma sigla em inglês para Expertise, Authoritativeness (Autorativetness) and Trustworthiness (Expertise, Autoridade e Credibilidade em português). Provar autoridade e relevância nos temas dessa chave têm relação direta com o resultado orgânico no buscador.

São três os fatores do EAT:
1. EXPERTISE – Para escrever sobre esses temas você será considerado relevante se provar ser um especialista no seu campo de atuação. (Especialmente em saúde ou finanças)
2. AUTORIDADE – nesses temas o ideal é ter um artigo em portais do meio ou no wikipedia. Ser reconhecido e referenciado.
3. CONFIABILIDADE – Tem a ver com a segurança para o uso de cartões de crédito por exemplo.
Erros gramaticais e de ortografia colocam em xeque a questão de confiabilidade por mostrar ter baixa qualidade.

2019 – CONFIABILIDADE

Em junho o Google anunciou antecipadamente e logo o impacto chegou para sites de notícias no reino unido, com grande queda no tráfego, mostrando que a confiança do público sobre a qualidade dos conteúdos é o um fator muito relevante.

2019 – DIVERSIDADE

Nesta mudança os websites passaram a ter somente dois resultados presentes na Página de busca (na SERP – Search Engine Results Page.).
Antes disso alguns portais monopolizavam esse espaço. O objetivo é o mesmo do nome, diversificar os resultados oferecendo uma gama maior de opções para o usuário.

2019 – BERT

Sigla para Bidirectional Encoder Representations from Transformers, algoritmo implementado inicialmente para as pesquisas em língua inglesa. Já está operando nos EUA, e talvez parcialmente no Brasil para obtenção dos Snipptes.
a tradução da sigla para o português seria Representações Fortificadoras bidirecionais de Transformadores.
Com tecnologia de rede neural e inteligência artificial para fazer o processamento da linguagem natural. O objetivo é que a máquina entenda o que os humanos estão conversando, do jeito e com as nuances da nossa linguagem.
A rede neural trata-se do sistema de computação que tenta simular o jeito que os neurônios funcionam para oferecer resultados eficientes. Por se tratar de Inteligência Artificial o fator mais importante é o aprendizado da máquina.

O que destaca o BERT é esse BIDIRECIONAL, pois ele literalmente analisa as frases nas duas direções, observando pequenas ligações:
(de, onde, de onde, até, para, etc). compreendendo melhor o conteúdo das pesquisas com uma leitura de linguagem muito sofisticada e próxima à humana.

Sobre esta atualização, o Google declarou que de fato não estão interessados em punir erros em sites, ou seja o foco é melhorar a capacidade de compreensão de nuances de linguagem, para melhorar a resposta aos usuários, em especial em pesquisas por voz.
Todos precisamos escrever cada vez com mais clareza, de modo a oferecer material que os assistentes de comando de voz reconheçam com facilidade.

2020 – FAVICON

A Google passou a apresentar o ícone de favoritos junto aos resultados de busca, de modo que o usuário reconhecesse a marca, facilitando sua identificação. Porém o público se manifestou demonstrando não ter aprovado essas mudanças, e então o Google recuou, removendo-a nas visões de Desktop.

2020 – SNIPETS

Referente ao Snippets, que antes permitia que um website apresentasse respostas na posição zero, e depois a repetisse entre as demais notícia do ranking. Depois desta atualização, este website agora figura somente no snippet.

2021 – PAGE EXPERIENCE

A Google anunciou que nesta atualização o site que não oferecer uma boa navegação, uma ótima experiência para o usuário, ficará fora de classificação. Ou seja, se a sua versão de site não for amigável para mobile, com materiais legíveis para todas as telas de dispositivos móveis, certamente terá problemas em função do algoritmo.

OUTRAS ATUALIZAÇÕES ENTRE ESSAS TODAS: Neste site você pode ver toda a jornada com mais atualizações do Google.

Agora que você já conheceu algumas das principais atualizações da Google e já as entende, vamos nos preparar para criar conteudo que renda um bom posicionamento?

Veja as dicas que preparamos para te ajudar neste artigo.

Tags: , ,

2 comentários

  1. […] você leu primeiro e o segundo artigo sobre o funcionamento do mecanismo de busca da Google, então chegou a hora de vermos o que […]

  2. […] SEGUNDO ARTIGO: Quais as principais atualizações do algoritmo da Google […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *