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Como criar um Funil de Marketing Digital

Como criar um Funil de Marketing Digital

Homem alimentando funil de qualificação

O Funil de Marketing Digital, também conhecido como Funil de qualificação de leads, é um método de gerenciamento de conteúdo que promete te levar a fechar mais negócios.

Os visitantes do seu website precisam se converter em leads, e em seguida receber estímulos que os convertam em clientes que gerem lucro.

Homem alimentando funil de qualificação

Parece o melhor dos mundos não?

Mas requer esforço constante.

O inbound marketing já provou sua eficiência, mas como organizar os materiais para postar e comunicar?

O marketing digital, em grande parte, é simples. Hoje em dia, qualquer pessoa pode criar uma campanha publicitária no Instagram ou no Facebook, até no Google e começar a impulsionar os cliques.

A competição é alta e parece que todo mundo quer uma fatia da movimentação online.

Parece não haver limites na forma de se chamar a atenção das pessoas. Temos anúncios baseados em cliques, anúncios no YouTube, anúncios em banners, stories e assim por diante.

O marketing digital também está se tornando mais desafiador.

Embora veicular anúncios seja relativamente fácil, o maior desafio para a maioria das startups e profissionais de marketing digital é obter um ROI sobre o dinheiro gasto em publicidade nesses vários canais.

É difícil obter um ROI porque financiar os gastos com publicidade é um desafio, a menos que o cliente faça transações com você e obtenha lucro para você.

Qualquer pessoa pode financiar anúncios com dinheiro de investidores nos estágios iniciais, mas essa não é uma forma sustentável de construir o funil a longo prazo. A pergunta mais importante a se fazer em marketing digital não é como e onde veicular os anúncios, mas como garantir que haja um ROI sobre o dinheiro gasto em publicidade e a sustentação das campanhas em longo prazo.

Suas campanhas podem fazer seu perfil ficar super lotado de seguidores e cliques com curtidas ou comentários.

Isso levará a um ciclo bom que é de atração de mais leitores, já que os algoritmos valorizam estes movimentos, porém, isso não garante que essa amostragem esteja se convertendo em negócios lucrativos.

O conceito de Funil de Marketing Digital

Funil de Marketing Digital

Existem diferentes estágios no funil, e a única maneira de fazer uma campanha publicitária funcionar é garantir que todas as etapas do funil sejam construídas de maneira sólida.

Em geral, apenas colocar sua marca na TV e banners não vai converter espectadores em clientes.

O marketing digital se torna mais eficaz quando está focado na geração de leads.

Coletar nomes, e-mails e números de telefone é a melhor maneira de atrair clientes em potencial para o funil. E a melhor maneira de fazer com que os espectadores aceitem, é dar um recurso gratuito em troca.

Isso geralmente é chamado de ímã de chumbo (Lead Magnet) porque atrai os leitores que estão de fato buscando soluções que você está pronto a oferecer. É uma oferta irresistível para essa pessoa que em troca oferece algum dado de contato.

Pense nisso como um suborno ético que você dá ao visitante em troca de seu e-mail e a permissão para falar com ele.

A maioria das marcas (tanto B2B quanto B2C) meio que bagunça depois desse estágio.

Os leads estão frios e não poderão comprar seu produto ou serviço.

Construa a confiança a partir daqui

A confiança cresce com o engajamento e o engajamento virá com um bom conteúdo.

Uma vez que as campanhas publicitárias estão em grande escala, o fomento precisa ser feito em escala.

O ideal é você automatizar seu website casando sua conta com uma de serviço de email como por exemplo a Mailchimp.

Planeje alguns envios específicos de forma regular.

Aliás estes dias gravamos dois vídeos simples mostrando como utilizar templates de email no Mailchimp e como importar contatos, criar campanhas etc. Dá uma olhada, de repente se anima a usar o serviço que em sua versão gratuita já traz excelente resultado!

Esse gerenciamento envolve a criação de um Funil de Marketing Digital onde cada segmento de seus clientes potenciais e leads obtém um conteúdo exclusivo que é relevante para eles. Quanto maior a relevância, mais rápido os leads frios se transformam em leads quentes.

O processo de conversão de leads frios em leads quentes leva tempo, e a melhor maneira de fazer isso é enviar uma sequência de e-mails divididos em períodos regulares até iniciar a fase final que será oferta de serviços e sua propaganda, seus casos de sucesso diretos.

Nossa sugestão de gerenciamento do seu Funil de Marketing Digital

abordamos essa sugestão em nosso e-Book sobre escrita, em postagens aqui do blog e até mesmo em nosso perfil no Spotfy com um podcast sobre escrita para web.

A ideia que já é consagrada por gurus é que você observe seu público alvo e qualifique-o em etapas. E a nossa sugestão é que você preencha uma planilha e crie pastas no seu computador para reunir ali os textos que irá pesquisar e ir postando no seu blog.

Para isso estamos disponibilizando uma planilha gratuita com um modelo pronto pra isso. É muito simples. Preencha ali com temas do seu setor em cada etapa do funil que são as seguintes:

Topo do funil de Marketing Digital

Nesta fase o leitor está pesquisando por soluções que você oferece, porém ele ainda não te conhece.

Escreva sobre estas soluções e assim seus clientes o encontrarão no Google.

Fase Intermediária, meio do Funil

Nessa etapa a pessoa já leu materiais seus, já viu anúncios e te conhece, mas ainda não é consumidor / cliente.

Aqui conteúdos complementares e mais aprofundados dos temas apresentados em materiais anteriores.

Fase final do Funil

Esta fase é conhecida assim por referência aos clientes que supomos a esta altura estarem prontos para negociações, para comprar e até indicar seus produtos e serviços para terceiros.

Aqui, apresentam-se ofertas diretas e materiais que ilustram o valor da sua empresa, como resultados que proporcionou a outros clientes. Pode ser em forma de “Caso de sucesso”

O valor dos leads quentes

É preciso construir confiança antes de começar a vender para os leads. Você precisa nutrir os leads ao longo do tempo para converter leads frios em leads quentes.

Mas ligações quentes não são a solução. Leads calorosos ainda não significam lucro. Leads calorosos precisam de um empurrãozinho se você quiser que se tornem clientes pagantes.

Você precisa empurrá-los suavemente para uma transação, sem parecer tão desprezível e agressivo.

Se o primeiro estágio é a atenção e o segundo estágio é a construção de confiança, um texto persuasivo e um argumento de venda atraentes são o terceiro e mais importante estágio do funil.

A eficácia de uma campanha publicitária depende não apenas dos anúncios, mas da sequência de incentivo e da eficiência das vendas.

Se a transação for bem-sucedida e resultar em lucro, você pode tirar o lucro da transação e reinvesti-lo em campanhas publicitárias para crescer.

Esse processo, feito por um longo tempo, constrói uma reputação para a marca. A reputação da marca também ajuda com os anúncios e aumenta as métricas de taxa de resposta, como a taxa de cliques, a proporção de visitantes para clientes potenciais e a proporção de leads para clientes.

Como a Marketeiros pode te ajudar a criar esta estrutura

Para começar disponibilizamos aqui a planilha que pode te ajudar a organizar seus temas e gerenciar os envios.

Você precisa de ajuda para criar os temas, ou para escrever conteúdos?

A Marketeiros já ajuda empresários a escrever há mais de 20 anos.

Podemos te ajudar a manter seu Funil de Marketing Digital em qualquer uma das fases e inclusive a criar scripts de conversa por email, a criar a abordagem ideal que seja assertiva e persuasiva.

Vamos conversar? us@seuprojeto.com

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