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Atuais e futuras tendências do Marketing Digital

Atuais e futuras tendências do Marketing Digital

Tendências do Marketing Digital

Agora que estamos finalizando este ano estamos pensando sobre as diversas tendências do marketing digital para o futuro próximo. Analisamos as que parecem ter longa data de validade, e estudamos o que está sendo mencionado no exterior como tendência.

Antes de mais nada gostaríamos de nos manifestar em nome da inovação e diferenciação, para não cairmos no monótono mais do mesmo. Não por que é tendência que você deve seguir cegamente…

Não precisamos seguir tendência alguma, mas saber o que está sendo usado com sucesso não faz mal a ninguém não é mesmo?

Busque entender qual tendência combina mais com seu público alvo e seja criativo para se diferenciar.

Por exemplo a marca italiana Bottega removeu sua presença direta das redes sociais e difundiu seu material por meio de seus embaixadores, os influencers… ousado, mas para uma marca consagrada se focar no que funciona mesmo é o mais inteligent,e embora seja contrário ao que a maioria está praticando.

Ok voltamos às tendências!

SE PREFERIR OUÇA NO SPOTFY, gravamos em três partes e qui vai a primeira:

Pensando nesses anos de pandemia, sobre a expansão dessas ferramentas na arena digital e o que veremos a seguir.

Desta forma todos podemos nos posicionar, nos preparar para os desafios do ano que começa.

Veremos…

Não vamos abordar todas pois existem diversas, infinitas possibilidades de estratégias a se aplicar no seu negócio, até por que isso não depende somente de técnicas mas também da criatividade, da imaginação de cada empreendedor e aqui abordaremos algumas que podem ser pertinentes ao seu negócio ou no mínimo te dar boas ideias.

Repara que a ordem não refere-se a um ranking de prioridades, mas sim mera organização.

Tendências do Marketing Digital

Vamos lá!

hashtag Home e Flex office

Esta onda se acentuou na pandemia e inclusive apontamos no nosso post de janeiro deste ano como uma tendência, porém agora podemos ver melhor o contorno disso nos negócios.

As agências de publicidade em torno do mundo, por exemplo, relataram perda de grandes profissionais durante a pandemia. Estes passaram a trabalhar remotamente e viram o potencial de se tornarem consultores não só prestando serviço para uma empresa, mas para várias aumentando muito suas receitas.

E o retorno ao “normal” em 2021 realinhou as organizações das empresas.

As empresas deste e outros setores estão se vendo forçadas a se mover na direção de agarrar melhor seus profissionais e flexibilizar as normas.

Enfim o ideal para essas empresas que sofreram o êxodo é trazer chefes multifuncionais como vantagem quantitativa de experiências e conhecimento.

Citando o exemplo de um profissional de marketing, que além de dominar seu ofício deve navegar bem nas finanças, estratégias de vendas, talvez ciência de dados etc.

Assim estará estabelecendo uma compensação por sua valorização baseada em seu desempenho.
Esse profissional tem que ser muito bem remunerado e flexibilizado, para se manter na organização.

As organizações que olham para 2022 com agilidade e estão dispostas a combinar dados históricos com experimentação, para traçar um novo curso, serão recompensadas.

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hashtag Marketing de Conteúdo Interativo

Você se lembra de ter respondido a uma rápida pesquisa? Ter navegado em um tour virtual? Já experimentou realidade aumentada? Se respondeu que sim, já esteve em contato com conteúdo interativo. Alguns destes recursos têm fácil aplicação e já te colocam no mapa do marketing digital.

Se respondeu que não e nem conhece, deveria se interessar pois podem promover um intenso contato com seu cliente ideal.

Sobre realidade aumentada

Se você abrir a página da Apple pelo navegador Safari, poderá ver os computadores da Apple sobre a mesa do seu escritório, simples assim. Poderá inclusive circular em torno dele, tipo um 360º e ver todos os detalhes de todos os ângulos…

Isso ajuda demais na decisão de compra.

Falando do recurso com outro apelo, o de compartilhamento, recentemente minha filha comprou livros da Darkside (um de Poe e outro de Lovecraft)
O do livro do Poe inseria em realidade aumentada, um corvo sobre uma caveira, com movimentos e uma sensação incrível…
O Do Lovecraft saem do livro alguns tentáculos do monstro e se movem de uma forma espetacular. Esta experiência é tão incrível que ficamos tentados a capturar no celular e compartilhar e pronto, aqui temos Conteúdo gerado pelos usuários quase instantâneo!
Se tiver curiosidade, esse leitor mostrou rapidamente o efeito, é muito imersivo… Eu fotografei e compartilhei!

Enfim experiências envolventes e memoráveis que podem levar seu cliente a um passo de fazer contato, e daí ampliar as chances de vendas.

Sobre Tours Virtuais

Vale lembrar que há bastante tempo museus e exposições de arte já usam deste recurso para um acesso sem fronteiras.

Vou exemplificar aqui uma visitinha à Capela Sistina e poder olhar de perto, aliás com excelente qualidade de imagens de Michelangelo… que incrível!

Outra visita incrível é ao Grande Colisor de Hádrons que fica em Genebra – Suíça (o maior acelerador de partículas do mundo). Dica de recursos para sua viagem no Colisor: ZOOM: RODINHA DO MOUSE e MOVER: SETAS OU CLICA E ARRASTA.

No entanto nos tempos atuais, diversas empresas estão ofertando tour virtuais em seus espaços, vamos citar aqui o  McDonald’s que está ofertando uma visita virtual às suas cozinhas.

Você pode contratar uma empresa especializada para gerar essas visões, ou ainda começar de modo simples, criando vídeos e fotos panorâmicas e ofertando esta visão ao Público. Por exemplo o usuário pode escolher qual ambiente conhecer e então você exibe vídeos mostrando tudinho. O público fica muito curioso quando você diz que abrirá suas portas. Capricha na decoração!

Pesquisas ou enquetes

Outra forma ainda mais simples de oferecer conteúdo interativo seria pedindo aos marqueteiros ou desenvolvedores que criem pesquisas e testes A e B, de modo que colecionem experiências com os usuários e possam analisá-las.

Conclusão sobre Marketing de conteúdo interativo

Estas são formas de envolver seu cliente sem precisar oferecer a ele textos imensos explicando um funcionamento, ou tentando fazê-lo visualizar algo. Com o uso da técnica de um tour virtual por exemplo, você o faz vislumbrar o que seria ter ou usar um produto seu. Assim como obter respostas em uma pesquisa facilita a compreensão sobre o pensamento do seu cliente, pois é o seu prospect respondendo.

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hashtag Conteúdo criado pelo usuário

É o famoso boa a boca só que digital. Cada cliente ou usuário se torna um criador de conteúdo original e um influenciador em sua medida, o que é sempre privilegiado por buscadores, o conteúdo único e autoral.

Esta é uma das grandes tendências do marketing digital, como mencionamos no item acima

Você consegue fazer uma compra hoje em dia sem dar uma olhadinha no que compradores do produto ou serviço estão relatando sobre ele? Pois então… é importante incentivar o seu cliente ou usuário a deixar seu comentário ou testemunho, pois este conteúdo é valiosíssimo para as decisões de demais pessoas a adquirir produtos, contratar serviços.
São Reviews, unboxing e depoimentos, testemunhos e recomendações. Podem ser nos comentários, em áreas destinadas a depoimentos e opiniões, podem ser conteúdos em stories, tik tok e outros.


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hashtag A força dos influencers é uma das principais tendências do marketing digital

Um investimento inteligente que atua muito bem tanto no B2B como no B2C pois os seguidores realmente confiam na experiência e opiniões de quem seguem.

Tendências do Marketing Digital - Influencers
Um (a) influenciador (a) sorridente, carismático (a) aderindo publicamente aos seus produtos ou serviços é uma boa pedida!

Não precisa ser uma grande celebridade não. O influencer valioso mesmo, é o que propaga ideias e usos que ele realmente faz. Esta é uma influência genuína e a mais valiosa.

Quando o usuário busca uma resenha muitas vezes passa a seguir uma pessoa e busca os produtos por ela indicados, sendo interessante tanto para os investidores quanto para os influencers.

Essa estratégia está com jeito de que vai durar mesmo e está sofrendo esta transformação, onde os influencers não são somente celebridades, mas aquelas que realmente utilizam os produtos e são entusiastas.

Isso já vinha ocorrendo mesmo antes da pandemia, mas tem mostrado uma curva de crescimento de volume e resultados.

Antes da pandemia o Instituto Qualibest em parceria com a Spark, referência em marketing de influência, fez um estudo que analisou os principais influenciadores digitais do país, além de preferências e padrões de comportamento dos usuários e o uso dos canais de mídias sociais.

O link do estudo está aí, e se você se interessar verá a variedade de setores e os percentuais. Desse público 68% das pessoas segue um influenciador digital e 76% dos participantes já compraram algo por meio de indicação de influenciadores digitais.

Um recorte relativo à criatividade é de que 41% dos usuários só ligam o áudio do anúncio se a imagem despertar interesse. E mais uma vez reforça a ideia de que os conteúdos precisam conversar com clareza com o seu público alvo.

O impacto que um influenciador cria pode ser muito maior do que qualquer anúncio, pois ele constrói comunidades e os influencia honestamente. Eles sequer escondem que estão ganhando para fazer propaganda e com a empatia que já conquistaram tornam isso sincero e simpático.

Uma dica que damos para os Influenciadores é que busquem ajuda de profissionais do marketing para produzir vídeos criativos, que vão do nonsense ao clássico, mas que magnetize o público.

A dica para artistas e empresários: “Não faça anúncios; faça TikToks. ”

Investir um tempo na construção de relacionamentos sólidos com esses influenciadores, é uma medida bem interessante. Se precisar de ajuda nisso estamos à disposição!


Daqui em diante temos outra parte do Podcast disponível desde Fevereiro: Se quiser ouça no Spotfy:

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hashtag Compartilhar histórias de sucesso dos clientes

Trata-se de falar de seus clientes exaltando suas conquistas, histórias e parabenizando-os. Você pode utilizar seus casos de sucesso para servir como referências para setor.

Desta forma você inclusive aproveita um pouco do material composto por informações úteis que cada um carrega, tornando o seu conteúdo mais vasto e diversificado.

E de boa, isso vai privilegiar seu cliente, vai enaltecê-lo e acrescentar visualização pra ele também.
É também mais uma forma de construir relacionamentos de forma simples.

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hashtag Marketing de vídeo

Revelar seu potencial em vídeos é muito mais fácil. A experiência além de imersiva é muito convidativa a ser compartilhada. Não estou considerando vídeos frios, que só ofertam e vendem, mas sim vídeos criativos que mostram uma narrativa atraente que desperta uma emoção, diversão, e sensações que fixem a marca na memória, que instiguem a pessoa a assistir e se identificar de alguma forma. Uma pequena empresa não precisa de um orçamento tão alto para obter este resultado. Basta um bom roteiro e possivelmente atores, ou até você mesmo, isso não é tão caro você sabia?

Além disso ainda existem animações que apresentam com primor seus serviços e como o cliente pode conhecer sua empresa.

Adam Mosseri, chefe do Instagram, declarou recentemente que “não é mais [apenas] um aplicativo de compartilhamento de fotos” e comentou os planos de focalizar conteúdos áudio visuais para atender a demanda que busca entretenimento e tem sua atenção dividida entre outros gigantes como tik tok e Youtube.

Já tínhamos falado sobre como é importante criar vídeos, seja uma edição de estúdio, sejam gravados na sua casa, stories, etc. Vale realmente investir nisso e também em podcasts, pois é uma tendência que continua a crescer.

Se tiver dificuldades em criar roteiros, preparar seu ambiente, e depois editar os vídeos, podemos te ajudar.

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hashtag Brindes para alavancar visitas

É uma maneira divertida de usar concursos e sorteios de brindes para direcionar o tráfego para o seu site e aumentar as conversões. Isso precisa no entanto, ser bem estudado de modo que chegue ao seu público alvo, pois uma grande parte desses concursos é assaltada por pessoas que nunca irão consumir produtos ou serviços da sua empresa, e estão ali só como caçadores de brindes.

O ideal é pensar bem na campanha para minimizar essa prática, mas sempre haverá alguém querendo almoço grátis. Não importa, mesmo estes farão algum esforço de divulgação conforme as regras do concurso, e não será perda e sim um investimento bom.

Neste você pode definir regras para aumentar o engajamento, como exigir compartilhamentos sociais ou comentários para obter as inscrições. 

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hashtag Precisamos lembrar sempre do QR code

Durante a pandemia pudemos ver o largo o surgimento de restaurantes que usam códigos QR para exibir seus menus nos telefones das pessoas. Este é só um exemplo da aplicação que estamos vendo em larga escala.

Está claro que quase todo mundo sabe como abrir a câmera de um celular e ler um código QR. Esta é uma tendência crescente que se tornará cada vez mais popular e isso será uma grande mudança na forma como as pessoas colocam seus produtos nas mãos dos clientes com mais facilidade. 

A Amazon levou as compras com QR a um novo patamar com seu Amazon Go que permite que uma pessoa entre nesta loja, pegue seu produto que será debitado diretamente de sua conta e simplesmente saia, sem interagir com ninguém, sem pegar fila.

Durante a pandemia, o QR serviu até mesmo para controlar o tráfego de pessoas infectadas em supermercados etc.
O potencial deste recurso é admirável, mas você pode começar utilizando em seus cartões de visita por exemplo.
Desta forma uma pessoa não vai precisar digitar seus dados em sua agenda e seu número estará lá automaticamente, bastando clicar em ADICIONAR.

Em um folheto, você poderá mostrar uma bela foto, um pequeno texto, e um LEIA MAIS no QR que envia para uma página completa com outras fotos e textos, com isso economizar no investimento de impressão gráfica.

Não perca a oportunidade de usar QR em seus folderes, apresentações, cartões, etc.
Sabia que você pode aplicar cor em um QR?

Fale com nossa equipe se precisar de ajuda nisso.

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hashtag Analisar o consumidor

Sempre batemos nesta tecla, pois sabemos que muitos subestimam o cuidado de entender o cliente e muitas vezes se preocupam mais em observar o que os concorrentes estão fazendo. Observar o concorrente é essencial sim, mas é mais esperto olhar de perto que seu cliente está pensando para sair na frente.

Significa agir de acordo com as necessidades de clientes que se percebe no atendimento, em pesquisas, conversando com equipe de vendas (que estão mais próximos dos clientes), no atendimento nas redes sociais etc.

Com isso você inova e sai na frente. Esta análise pode também mostrar quais canais de mídia têm mais tração nos negócios para que se priorize investimentos nela e economize.

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hashtag Promoção de conteúdo

Claro que incluir anúncios em portais, usar Google e demais meios é essencial.

Mas é muito simples aplicar seu conteúdo em seu próprio website e promovê-lo nas redes sociais de modo que o usuário de forma natural tenha curiosidade de olhar seus materiais completos, descontraidamente na rede social e não por meio de um banner chato que ninguém quer ver ou clicar.

Isso mesmo o usuário não gosta de uma quantidade imensa de banners de propaganda, vídeos invasivos em seus filmes no youtube etc.

Acaba que atinge um público, mas ignorar suas redes sociais pode te fazer perder grandes oportunidades.

Ter conteúdo exclusivo e de alta qualidade em seu site – e promovê-lo – é uma ótima maneira de construir credibilidade de marca com seus consumidores. As plataformas que você pode usar tranquilamente pra isso, para divulgar seu próprio website, blog ou loja, são Instagram, Facebook, Linkedin, Pinterest e tantas outras.

Mas se for anunciar, o seu próprio conteúdo pode servir para atrair leitores quando divulga eles em redes sociais com impulsionamento. Será um pequeno investimento com grande retorno em termos de visitação ao seu material.

Distribua seu conhecimento em artigos, crie links entre eles e depois divulgue tudo nas redes sociais, isso fará parte do seu marketing de atração que é uma tendência permantente.

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hashtag Vida longa aos Stories

Em um certo ponto em 2020, todas as redes sociais adotaram o formato Stories.

Começou com o Snapchat, e tomou conta das redes Facebook, Instagram e WhatsApp, Twitter e LinkedIn. No entanto, o formato não chegou a ter vida longa para parte delas.

O Twitter encerrou os Fleets em 2021 e o LinkedIn também, quando o recurso completa um ano. Isso aconteceu pois a ferramenta não é pertinente aos objetivos dos usuários dessas redes.

Mas nas que perduram trazem grandes resultados que podem ser um complemento de comunicação e contato podendo ter desfecho de vendas com muita facilidade e sutileza.

O bom desta ferramenta é que não existe uma grande pressão exigindo cenários super produzidos nem mesmo o look de quem se apresenta. É descontraído e honesto, por isso chega bem pertinho do usuário.

Por outro lado, por ter um tempo limitado no ar, cria uma certa urgência de ser consumido e logo move seus seguidores.

Muitos recursos criativos têm sido usados e a imaginação é o limite por isso… Vida longa aos stories! em 2022 ao menos rs

Brincadeiras a parte, há muito que se explorar nesta ferramenta, experimente e fale diretamente com seu público alvo, aproxime-se…

Se você está em dúvida sobre resultados de qualquer rede social, não fixe seu olhar nos números de visualizações ou até mesmo curtidas, mas sim na qualidade e quantidade de engajamento que tem recebido.

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hashtag Otimização alimentada por IA

A inteligência artificial aplicada nas interfaces de contato com os humanos só irá se expandir nas organizações portanto, estar atento a todas as possibilidades, saber quais se encaixam em seus orçamentos, é fundamental.

Como já disse o Harari “Os cidadãos precisam se informar sobre os novos desenvolvimentos tecnológicos e sobre o potencial impacto em campos como a economia ou a política. Isso não quer dizer que todos precisem ser PHD em ciências da computação. Não. As pessoas só precisam ter uma compreensão básica do potencial da Inteligência Artificial.” (Yuval Harari falou no programa de entrevistas da cultura, Roda Viva – 11/11/2019).

Muitas pessoas estão preocupadas acreditando que a IA irá substituir muitos empregos de marketing digital, mas é importante lembrar que essa inteligência não opera sozinha, ela demanda especialistas em análises e aplicações que são puramente humanas, flexíveis e sensíveis.

Aí estão colocações para as quais os profissionais precisam se especializar, e as empresas precisam ter no organograma.

Uma empresa pode tirar proveito da Inteligência artificial com a atuação de profissionais de marketing e desenvolvimento de sistemas, de diversas formas tais como:

  • Interpretando indicadores e pesquisas qualitativas;
  • Codificação de sistemas;
  • Criação de conteúdo profundo;
  • Conhecimento das práticas de privacidade relacionadas à IA;
  • Planejar e desenvolver projetos de IA.

Dentro desta linha vamos falar sobre o Marketing de Conversação

O marketing de conversação é um segmento da inteligência artificial e também uma das grandes tendências do marketing digital.

Pode ser essencial para empresas que comercializam produtos complexos. Um cuidado no tempo de resposta e interação humana com o uso do marketing de conversação, podem ajudar as empresas a promover um grande envolvimento com clientes em potencial e apresentar oportunidades para converter leads rapidamente.

Uma empresa poderá aprender o que interessa ao seu público e desenvolver relacionamentos contínuos que vão de uma interação com um aplicativo, para o contato entre pessoas.

Um estudo realizado pela GlobeNewswire (distribuidora mundial de notícias) mostrou uma projeção do mercado global de IA de conversação cresça de 4,8 bilhões em 2020 para US $ 13,9 bilhões até 2025.

Se você pretende realizar esta aplicação na sua empresa, saiba que precisará das seguintes habilidades em sua equipe:

  • Experiência prática com ferramentas de chat e comunicação como MailChimp, Getresponse, Dinamize, Sendpulse, etc. 
  • Experiência com APIs, CRMs e automação de marketing.
  • Experiência técnica na construção e otimização de bots de conversação e plataformas de IA.
  • Capacidade de analisar informações e fornecer atualizações de conteúdo.
  • Experiência com integração de clientes.

Ainda em Inteligência artificial, vamos falar de Assistentes de escrita de IA

Um escritor de conteúdo pode ter um ghostwriter (Escritor-fantasma) de IA que criará as narrativas de acordo com a orientação pessoal de um criador.

Porém ele pode ter alta qualidade de conteúdo, porém carregar ou não os preconceitos de seu administrador, além do volume ser muito maior do que seria uma pessoa escrevendo, podendo se reduzir preços das nossas criações e em contrapartida, reduzir nosso estresse.

E como disse embora seja a Inteligência artificial reunindo pensamentos e editando textos, mas ela requer um gerenciador para ditar os caminhos e observar os resultados.

Apesar de tudo, os assistentes de escrita de IA devem ser uma tendência interessante a se observar, mas… 

OPINIÃO PESSOAL – Eu ainda prefiro pesquisar e escrever com meu cérebro de lagarto e meus botões de carne e osso, minha sensibilidade e tom, mas então já sabemos que teremos bem menos conteúdo que esses fantasmas eletrônicos podem engendrar…

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Refletindo sobre as tendências de marketing digital de 2022

Percebemos que observar estas tendências e aplicar algumas delas em sua rotina vai melhorar seu desempenho em conversões e ainda obter economia com algumas delas.

Mas como manifestamos lá no início gostaríamos de relembrar que sua voz, seu tom devem ditar que tipo de estratégia deve adotar, o que conversa melhor com seu público alvo, suas majestades os clientes.

Todas estratégias apresentam algumas desvantagens, mas você pode escolher investir mais nas que dão bons resultados, baseando-se em informações seguras, dados de resultados, e ter no radar as estratégias que combinem com os planos da sua empresa.

Na parte de SEO dissemos que é saudável ir sofisticando seus textos já publicados. Esta postagem começou com cerca de 3 mil palavras em dezembro de 2021 e agora já passa de 4 mil, três meses depois.

Para ajudar a navegar por essas tendências converse com a equipe criativa, de marketing, os desenvolvedores, o pessoal de TI e comercial, todos podem se envolver em projetos que mantenham a empresa navegando nas tendências que promovem crescimento.

Fontes de estudos: Nossos cases, notícias da Forbes e Entrepreneur

Se precisar de ajuda estamos à disposição: us@seuprojeto.com

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