fbpx

Tendências de Marketing e Comunicação para 2021

Tendências de Marketing e Comunicação para 2021

Tendências de Marketing e Comunicação

Quais são as tendências para o ano pós pandemia?
Boa pergunta! As principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2021, faladas por empresas que estudaram o mercado com pesquisas durante a esse momento tão tenso e transformador.

O que dizem que virá na tão mencionada pós pandemia, não são tão surpreendentes e todas já deram seu início em 2020 e em algumas partes até antes, mas vale ficarmos atentos!

Tendências de Marketing e Comunicação

Eventos virtuais e transmissões ao vivo

Com a situação de distanciamento, 2020 foi marcado por uma profusão de eventos virtuais de diversos portes. Com isso o público já se adaptou a este modelo de exibição, e está confortável com ele.

Outro fator que fará com que esta seja uma tendência de marketing em 2021, independente da vacina, é que as empresas perceberam o quanto isto é prático e econômico.

Uma pesquisa da Explori revelou que o sentimento dos participantes para eventos online é positivo para entrega de conteúdo. mas o mesmo estudo indica que tanto para os participantes quanto para os expositores, há uma preferência esmagadora por eventos presenciais quando se trata de networking e experiência geral e negócios em busca de leads.

Isso mostra que um recurso não anulará o outro, pois segundo pesquisadores as pessoas estão ansiosas por interações pessoais, ver os shows de seus artistas etc, mas os eventos virtuais continuarão crescendo.

O governo de São Paulo incentiva eventos presenciais e cria protocolos para companhias aéreas, hospedagem que podem servir para qulquer região no regresso às atividades.

Educação online em franca expansão

A necessidade de isolamento social acelerou a transformação digital em escolas brasileiras, bem como impulsionou ainda mais empresas que vendem infoprodutos.

Alexandre Campos, do Google for Education no Brasil, vê o ensino caminhando para um modelo híbrido, com uso massivo de tecnologia em sala de aula – mas ainda com a presença de uma sala de aula para algumas atividades pedagógicas.

Isto inclui info produtos, pois se antes havia dúvida sobre a possibilidade de estudos de qualidade à distância, tanto educadores como alunos foram forçados a atualizar suas plataformas e acessar recursos para toranar isso possível.

Live Streaming

Quem fizer vídeos mais longos com maior profundidade dos temas, terá destaque e todos que trabalham sério farão muitas exibições assim.

Lives com convidados têm uma tendência grande de ser compartilhados e com isso auxiliando em estratégias de consolidação de autoridade em um setor.

Shop streaming no e-Commerce

Influencers fazendo review de produtos e os que mais ganharam a cena foram os de beleza e fashionistas. Esses disponibilizam links para compra do produto ali mesmo no Youtube. Ja vimos também exemplos disso com o Youtuber Felipe Neto e outros.

Na China esta tendência já é realidade há algum tempo e promete estar muito presente no Youtube em 2021.

Podcasts

Os podcasts criados com frequência, concistência podem se destacar nos nichos, pois o público pegou gosto no modelo.

Os audios presentes nas páginas para facilitar a vida do usuário que apareceu em alguns sites em 2020, vai continuar e é uma boa estratégia, pois uma vez que o público percebe que você tem esse cuidado passa a escolher o seu conteudo por ser de fácil acesso, para ouvir enquanto faz outras coisas.

Pesquisas visuais e por voz 

Em um estudo da Gartner, foi apontado que empresas que adaptarem seus sites para oferecer buscas visuais e por voz terão um aumento de até 30% nas receitas do comércio digital em 2021.

Pesquisas visuais

Há muito tempo a Google investiu pesado em organizar suas imagens, para que os usuários pudessem fazer buscas por meio de imagem também.

É importante levar em consideração, inserir títulos inteligentes nas suas imagens, atributos alternativos e de título bem pensados, pois podem trazer tráfego ao seu site sim.

Quando a imagem é boa, ela é copiada e compartilhada e isso tudo reforça sua autoridade.

Yucca no escritório

Desde 2017 podemos acessar o Google Lens, aplicativo de reconhecimento de imagem, que usa a câmera do seu celular para buscar informações sobre as coisas ao seu redor. Te ajuda a identificar um objeto qualquer que seja. Além disso, digitaliza e traduz textos.

No exemplo acima, eu apontei meu celular para uma planta que temos no escritório e o serviço me apresentou plantas similares e seu nome.

Uma curiosidade é que apontei para nosso Assistente Alexa e o Google Lens, mostrou o seu correspondente da Google… danadinho.

Alexa-vs-Google

Pesquisas por voz

Uma pesquisa realizada pela Llumeo mostra que o uso dos assistentes de voz aumentou 47% durante a pandemia.

Este é um dado relevante, pois a Google, a Microsoft, a Amazon e a Apple, estas titãs estão competindo para ter o melhor funcionamento de assistentes de voz. Por causa disso logo veremos esses serviços com invoações incríveis.

O público está aumentando seu uso de pesquisa por comando de voz como mostra a pesquisa.

Para isso existe um SEO cuidadoso para se preparar para isso. Escrever de forma clara e humanizada é uma forma de ser bem reconhecido por comandos de voz, e principalmente estar no primeiro lugar no ranking da Google.

Eu uso todos os assistentes mais comuns, Siri, Google, Alexa (em inglês e português), só não me experimentei muito a Cortana. Mas recomendo que você utilize até para entender como funciona o seu negócio dentro deste universo de comandos de vóz.

Decidi comprar minha Echo, há alguns anos quando perguntei a ela: O que é a vida? E ela respondeu: Existem muitas formas de responder a esta pergunta, uma delas é 42.
Comprei na hora!

Inbound PR

Inbound é a estratégia de atração, que pode auxiliar o setor de vendas, por exemplo a qualificar seus leads.

Por meio do Inbound Marketing você pode mapear seu conteudo e ir apresentando ao cliente ideal, sua Persona, em cada etapa de sua jornada desde a identificação da demanda, o conhecimento da sua empresa até a condução para a compra de um produto ou serviço seu.

É um caminho para se obter o tráfego orgânico que sempre auxilia e às vezes é principal forma de expansão de resultados.

Já escrevemos aqui sobre a comparação do uso deste tipo de estratégia ou do marketing tradicional, levantando as diversas vantagens e formas de se aplicar cada uma delas.

Google Ads ou Orgânico

Continua convertendo, e criando tráfego para todos os nichos. O ideal é a combinação dos dois e presença em redes sociais.

O esforço combinado tende a acelerar resultados, mas de jeito nenhum podemeos pensar em abandonar as estratégias voltadas a atender bem o usuário, o que acaba resultando em tráfego orgânico e sua presença sem a dependencia de investimento financeiro.

Inteligência Artificial

Empresas de tecnologia de diversos setores estão patenteando uma quantidade maior de tecnologias IA. A WIPO indica que, a Microsoft possui 18.300 patentes em seu nome. gigantes como IBM, Qualcomm, Samsung e Google também aumentaram a quantidade de patentes relacionadas a inteligência artificial. Com esses e outros dados do relatório se observa que as empresas estão dispostas a investir em soluções de IA a longo prazo.

A inteligência artificial já está presente em diversos processos de buscadores, dos assistentes de voz que mencionamos antes, e recentemente as previsões da Forrester indicam que em 2021 uma das tendências de inteligência artificial será a extração de dados de documentos por meio de IA.

Há cerca de um mês a Google lançou o Document AI (DocAI), plataforma que fará o processamento de documentos hospedados os convertendo em uma rede de dados estruturados que ajudará empresas a agilizarem processos internos.

De acordo com a Forrester, algumas mudanças que as empresas tiveram que fazer para se adaptar à pandemia vão mudar a estrutura de trabalho daqui para frente.

Nos EUA as empresas chegaram a aplicar Realidade Virtual para ajudar nos processos e demonstraram intenção de permanecer utilizando os recursos.

Os empreendedores perceberam que adotar a automação inteligente gera um ganho significativo de tempo e eficiência, portanto, a tendência veio para ficar.  

Home e Flex office

Economia, sinergia e inteligencia no uso do tempo, evitando trânsito e gerando economia. Isso pode influenciar a decisão de permancer no modelo híbrido.

Além disso ganha-se a oportunidade de contratar talentos que a geografia antes impedia.

Humanização, simplicidade e utilidade

A pandemia trouxe para nosso meio, pessoas aflitas querendo informação. O foco deve ser o que o cliente precisa e não o que a marca gostaria de mostrar. Isso destacou marcas que realmente se manifestaram para amparar pessoas nesse momento, não somente mudando seus logotipos, ou fazendo mudanças superficiais.

Marcas que demonstram preocupação com as pessoas e o momento sensível

O Washington Olivetto respondendo em uma entrevista, sobre o que achava da Mercado Livre ter mudado tão rapidamente seu logotipo durante a pandemia, que a questão é o que mais o Mercado Livre está fazendo? Está ajudando a população a passar por isso? O público está sensível a esta atitude.

Provavelmente vejamos marcas se manifestando para criar alimentação e recreação para adultos e crianças em momentos de isolamento.

A Rock content e a RD Station fizeram juntos uma live falando sobre as alternativas que as empresas podem encontrar humanizando suas relações, mostrando vulnerabilidade e preocupação em não parar de vender mas respeitando este momento. Parece difícil, mas com inteligência e criatividade tudo é possível. Se ficou curioso a seguir, tem uma janela para o vídeo.

UX

A própria Google com sua atualização Page Experience, mostra que a experiência do usuário deve ser encarada com prioridade.

Com esta atualização, quem não oferecer uma experiência excelente para usuários será preterido, e quem cuidar de velocidade de carregamento e layout que fucnione bem terá garantia de bons rendimentos nos buscadores em 2021.

Conteudos profundos, completos e escaneaveis, de fácil digestão serão a marca em 2021 para todos que querem se manter em destaque.

Formulários fáceis de se preencher.

Organização intuitiva, objetiva e prática. São itens a se observar quando se for criar menus, e hierarquia de títulos nos conteudos.

Vamos em breve distribuir nosso material sobre escrita para redatores na web para agregar mais detalhes a este item.

Conclusão sobre as tendências de marketing e comunicação

As pessoas mudaram seus padrões, passaram a buscar e valorizar outros aspectos que antes não tinham tanto valor.

Alguns cuidados ajudarão nas estratégias de 2021:

  • Humanizar os contatos, não legando tudo à inteligência artificial.
  • Humanizar o conteúdo, pois os algorítmos estão cada vez mais buscando isso em seus buscadores ou assistentes pessoais.
  • Facilite o máximo que puder a interação do usuário com seu site, sua loja virtual, seu aplicativo. Use formulários mais fáceis de ser preenchidos, por exemplo, e atendimento humano.
  • Trabalhe seus projeots de websites e perfis para serem encontrados por comando de voz.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *