Adicionar áudio em artigos garante ranqueamento?
A própria Google reconhece o valor de se incluir áudio nos artigos, e por conta disso recomendamos mesmo esta prática.
SEM TEMPO PARA LER? Então que tal ouvir?
CONTINUANDO…
Podemos afirmar que para gravar seus áudios você não precisa de um estúdio ou equipamentos caríssimos… não mesmo! A menos que você precise de áudios de altíssima qualidade, aí terá mesmo que recorrer a especialistas.
A qualidade de gravações simples e que muitas pessoas estão fazendo está baseada no uso de um bom microfone, silêncio no entorno e um bom roteiro.
Se você mora em locais barulhentos, experimente gravar de madrugada quando há mais quietude no seu ambiente. Menos cães latindo na rua, menos carros passando etc.
Se você fizer o esforço de gravar seus textos, será um recurso a mais e melhor que o uso de leitores de textos, aqueles em que uma voz robótica lê o conteúdo e aplica mau a acentuação. Falta o tom humano.
Sugerimos gravar seus áudios por achar fracas estas leituras robóticas, muito artificiais.
Sabemos que existe aquela máxima “O ótimo é inimigo do bom”. Mas achamos que a leitura robótica não seja nem mesmo o bom…
O bom, em nossa percepção, é você criar o roteiro e gravar com sua voz com acento humano, ou contratar alguém que o faça.
Há algum tempo, me envolvi em um projeto de leitura para cegos, que era formidável, mas pecava realmente pelo excesso. O grupo exigia que os voluntários estudassem teatro e não era de forma superficial não, demandava muita dedicação…
A iniciativa de treinar gratuitamente um grupo é de fato louvável, e o objetivo ainda maior, mas para muitos do grupo isto era inviável, e no meu caso não havia a menor chance de estudar teatro por tanto tempo, por isso tive que abandonar esse projeto.
Mas enfim trouxe essa lembrança para ilustrar o quanto exagerar no nível de exigência, pode dificultar ou impossibilitar seu êxito pessoal.
Não é necessário dramatizar o texto ou aplicar sonoplastia… Um texto bem lido já vai ajudar muito os usuários que não podem ler por qualquer motivo.
Criar um roteiro também ajuda! Para um bom roteiro tem que haver um trabalho prévio que consiste em estudar um pouco o texto para que não pareça mera leitura robótica.
E CLARO seu conteúdo conta. Fazer a lição de casa significa entender as intenções do seu público alvo e escrever pensando nele, no que ele precisa, do que ele gosta, o que desperta o interessse dessas pessoas…
Quais vantagens de se ter áudios nos seus artigos?
Apresentamos algumas:
- Facilitar a vida do usuário, oferecendo uma alternativa dinâmica,
- Ofercer uma alternativa aos usuários portadores de alguma deficiência visual,
- Ser prestativo a um usuário que esteja realizando outra atividade,
desta forma, poderá mesmo assim consumir seu conteúdo te ouvindo, - Ter seu conteúdo mais compartilhado por conta destas vantagens anteriores e outras que se possa imaginar.
O que a Google fala sobre adicionar áudio em artigos?
O que John Mueller disse sobre isso em um recente Hangout que aconteceu neste 12 de fevereiro. John Mueller é analista sênior de tendências para webmasters no Google
Ele afirmou que ter um áudio incorporado no seu post não afetará o seu ranqueamento diretamente, nem de forma positiva ou negativa.
Não é encarado pelos buscadores como uma repetição de conteúdo, o que seria algo desfavorável, mas nesse caso, segundo ele, não é considerado.
Segundo ele, não agregará valor direto, pois não é percebido como um conteúdo especial.
Talvez possa ser agregado como se fosse um snipet de vídeo, (aqueles quadros que figuram na posição zero das páginas de busca), Porém não há garantia disto.
Ele conclui que de forma indireta, esta prática poderá agregar valor ao seu SEO, pois sendo assim, poderá estimular maior compartilhamento desse conteúdo, o que é muito saudável para um website.
Nos acrescentamos que por ser um conteúdo que torna o artigo mais acessível, vai estimular maior acesso e compartilhamento, e isso é realmente um excelente motivo para se pensar em gravar seus textos em áudio.
Acrescentamos ainda que qualquer esforço em ajudar um usuário, enriquecer seus materiais, é percebido pelo algoritmo como algo positivo e isso pontua sim.
Por que não aproveitar e postar em forma de podcast?
Já que está fazendo esse esforço de gravar, nossa sugestão é publicar em serviços de podcast.
No mínimo no Spotify e isso vai enriquecer sim seu material, aumentar suas referências e buscas externas, desta forma propagando seus serviços.
No próximo post falaremos sobre as ferramentas que você pode usar para gravar, editar e postar no Spotfy.
Abaixo o vídeo em que John Mueller comenta sobre esta questão. Pode facilitar a compreensão se aplicar legendas ainda que em inglês.
Recomendamos que pense em gravar seus textos em áudio e que publique em podcast.
Se tiver dúvidas sobre isso, estamos à disposição para ajudar. 😉