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Google: não se preocupe com pontuações de SEO

Google: não se preocupe com pontuações de SEO

Google: Não se preocupe com ferramentas de SEO Uma mão segura um celular exibindo a página de buscas da Google, de fundo um teclado de laptop desfocado.

pontuações de SEO, do tipo autoridade do site e Spam – o Google não usa nenhuma delas na classificação. É apenas um mito de SEO que não vai morrer.

John Mueller, um analista de tendências para webmasters da Google da Suíça, falou há seis anos sobre isso, ou seja nem é algo novo, mas ainda assim nós que desenvolvemos estamos sempre às voltas com esses questionamentos dos clientes ansiosos rs.

Algumas empresas desenvolveram ferramentas realmente prodigiosas para pontuar nosso trabalho, mas no entanto a Google não as consulta na hora de classificar ou não um website.

É claro que se a ferramenta apontar por exemplo que sua página está com lentidão por conta de imagens não otimizadas, ou qualquer outra questão que exija atenção, será a oportunidade de você se apurar pra corrigir.

Você não quer seus textos curtos demais, ou com excesso de otimização de texto, ou talvez criar campanhas de backlinks tão forçadas que te caracterizem spam ou algo assim.

Nessas condições é claro que um website não será classificado. Nem precisamos de medidores pra nos mostrar isso.

De qualquer forma, nós webdesigners especialistas em SEO temos obrigação de cuidar desses detalhes já na criação do website e sua manutenção.

Fazendo a lição da cartilha da Google nossa chance de ter bons resultados é muito alta.

Por que seguimos nos preocupando com essas pontuações de SEO

Mesmo com essas declarações da própria Google, ainda há alto investimento nessas ferramentas como parte de um mito walking dead, ou seja algo que não morre mesmo…

Temos que lembrar qual a maior recomendação da Google, que sempre estejamos criando conteúdo pensando na melhor experiência do usuário. Até mesmo um texto âncora tem que ser criado para ajudar na compreensão dos conteúdos, não para link building.

Seria total hipocrisia nossa dizer que não reparamos em um checklist de SEO, sim é indispensável cuidar desses parâmetros todos, porém o alvo maior é a comodidade do público leitor.

Para isso precisamos pensar em textos cativantes desde as chamadas, desde os títulos, mantendo o interesse do leitor até o fim.

Pontuações de ferramentas que não são da Google não demandam uma missão de socorro.

Mas olhar a otimização de suas imagens, aplicar textos alternativos muito descritivos com a palavra chave, são pontos importantes.

Outra, ter conteúdos autorais e outros cuidados que sempre mencionamos por aqui, são essenciais para o sucesso do website.

“Não, o Google não usa pontuações de ferramentas ou serviços de SEO de terceiros. Não importa se é sobre a autoridade de um site ou uma classificação sobre spam (são medidos em ferramentas como Semrush e MOZ) , o Google não usa essas pontuações”, disse Mueller.

Embora o Google não use pontuações de SEO para classificação, Mueller disse que algumas dessas pontuações podem ser úteis para encontrar problemas reais.

Se você precisa de ajuda na criação de conteúdo autoral, na aplicação de SEO estamos prontos a ajudar. Te ensinamos como aplicar e gradativamente você verá seu público crescendo ainda que não haja investimento em tráfego pago.

O que funciona para aparecer na Google independente de pontuações

Só relembrando que manter boas práticas podem te posicionar bem, lembre-se de cobrar dos seus desenvolvedores:

Intenção do usuário atendida

Pensar nas intenções dos usuários inclusive criando textos com jeito humano, um modo estilo conversa que facilta te encontarem em pesquisas por vóz nos assistentes atuais como Alexa, Siri, Ok Google etc.

Qualidade, quantidade, autoria

Sempre escrever bem, sem erros, com informações que não sejam meramente copiadas de outros sites. Pense em suas experiências, compartilhe isso, é o tesouro que todos buscam.

A quantidade também, não enchimento! Escreva tudo que souber a respeito do assunto, reviste tudo pra não deixar confuso ou errado.

Se seu campo de atuação tiver a ver com saúde ou finanças, trate de assinar seus artigos mencionando sua formação. A Google exige segurança dessas informações por meio de diretrizes um algoritmo. (YMYL e EAT).

Velocidade de carregamento da página

Já foi a época em que se valorizava uma página cheia de recursos. O ideal hoje é o minimalismo, a facilidade de encontrar tudo, menos frufru e mais informação. Isso naturalmente irá tornar sua página mais fácil de se navegar, que é o que importa ao usuário.

Além disso cuidar que as imagens sejam otimizadas no sentido de, estarem o mais leve possivel, nomeadas de forma adequada, entituladas e com texto alternativo.

Um texto alternativo que as descreva com excelencia. Isso torna inclusive o seu site acessivel a deficientes motores e visuais.

DICA DE OURO PARA DESENVOLVEDORES

Pessoal, eu escolho assistir filmes na Apple TV dublados com narração auxiliar (DA português) de modo que o narrador descreva em detalhes tudo que está acontecendo na cena.

Esse serviço da Apple é tão primoroso que as narrações são por vezes poéticas.

São extremamente inspiradoras para influenciar nossas descrições em imagens nos textos alternativos.

Pessoal, isso é muito importante pois torna acessível e mais compartilhável portanto.

Priorizar a versão mobile

Gente, isso já nem deveria ser lembrado. Um site responsivo é o mínimo que se espera hoje, não se discute essa importância. Sem isso, só se você pagar muito bem terá tráfego no seu site…

Tenha certeza que seu site está MUITO BEM OBRIGADA em todos os dispositivos móveis. Se não estiver, peça socorro ao pessoal de desenvolvimento urgente!

Estrutura clara de menu no site, objetividade!

O buscador deve identificar com facilidade o “Quem somos”, “Produtos,” “Serviços”, “Contatos”, sem precisar ficar descobrindo os termos que você inventou para esses links…

O usuário não terá paciência pra entender essas questões. É fundamental que tudo esteja o mais fácil possivel de se encontrar.

Se o usuário não tem paciência o Google prevê isso e desaprova.

O índice de cliques no seu site, seja atraente!

Titulos e descrições precisam ser cativantes. Você conseguiu chegar na cara do leitor, se não for convincnete, persuasivo, o seu concorrente vai ganhar nessa…

Peça ajuda ao pessoal de Copywriting pra fazer títulos e descrições bem cativantes!
Pessoal podem usar até o Chat GPT nessa, mas use sua malicia, suas experiências, seu jeito pois o concorrente também tem acesso ao Chat, mas não à sua genialidade ou da sua equipe!

Ser referenciado

Se outros sites colocarem links apontando pro seu site, você terá o respeito dos usuários e também da Google.

Para conseguir isso é necessário ter muito conteúdo e de quaidade! Além disso existem estratégias de troca de artigos, em uma política de um jogo que se chama Guest Post. Fale com seus desenvolvedores pra ver como se faz…

E se precisar de ajuda com isso tudo é só nos chamar: us@seuprojeto.com

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