fbpx

Como usar seu Logotipo para potencializar sua Marca

Como usar seu Logotipo para potencializar sua Marca

Como usar seu Logotipo. Vista aéra de uma mesa com um bloco com a imagem de Frida Kahlo, uma pessoa segura uma paleta de cores em uma mão e desenha em uma mesa digitalizadora alguns logotipos. Abaixo outra paleta de cores e à frente um monitor exibe diversos logotipos.

Vamos conversar aqui sobre a forma como usar seu Logotipo para potencializar a força de sua Marca no mercado em que estiver inserido.

Em qualquer setor que sua empresa faça parte, é primordial que desenvolva uma forte imagem da sua marca com alguns cuidados especiais.

Este é um processo de longo prazo e envolve muitas etapas, e não há atalho, meus amigos.

Antes de começar a se concentrar em atividades promocionais, ou em estratégias de marketing você precisa garantir que criou um excelente design de logotipo que reflita o conceito da sua empresa.

Algo que se destaque e que atraia seus clientes e os faça querer completar a jornada de compra no site de sua empresa ou loja física.

Antes de mais nada projetar o Logotipo

Contrate um designer, pode ser uma empresa como a nossa ou um profissional free-lancer. Pergunte a ele quais suas qualificações para criação. Ele precisa entender de marketing, de cores, um tanto de psicologia, de preferência ter um portfólio, e precisam prometer estudar seu setor antes de mais nada.

Nós trabalhamos com isso e se precisar de ajuda basta nos chamar us@seuprojeto.com

Evite serviços de autoprodução, ou aqueles serviços de baixo custo que escravizam designers e oferecem um resultado bonito, mas não garantem que seja personalizado nem exclusivo e depois você vai esbarrar com outro logotipo igualzinho ao seu em outra empresa. Se tiver sorte ao menos as cores serão diferentes… triste.

O que esperar da criação do seu logotipo

Exija do profissional que te entregue versões do seu logotipo no mínimo com esses Itens:

Logotipo oficial em sua forma primária, seja ela em

  • Corel Draw ou Illustrator
  • Formato JPG, PNG, EPS

Logotipo todo preto e todo branco

  • PNG
  • SVG (em preto ou branco)

Isso é o mínimo que você vai precisar para ter bom uso em todas as formas possíveis.

O Manual diz como usar seu logotipo

Um bom profissional irá lhe entregar um manual de como usar seu logotipo para que esse figure idêntico em todas as partes onde seja exibido, fortalecendo assim sua identidade visual e facilitando a memorização da sua marca.

Esse manual pode ser entregue para gráficas, pessoal de imprensa e parceiros comerciais. Pode ficar disponível no seu website para facilitar. Veja aqui alguns exemplos nossos:

Exemplos de Manuais de Identidade Corporativa:

https://www.marketeiroscom.com.br/nortebpo/manual-de-identidade.pdf

https://www.marketeiroscom.com.br/vertical/midias/_manual.pdf

Crie uma área de imprensa no seu Website para disponibilizar seu logotipo

Se você começa a ter muito engajamento, muito movimento com parceiros comerciais, contato com a imprensa ou até mesmo para o seu pessoal “social mídia” e contratados vai eternamente estar enviando seu logotipo em diversos formatos pedidos.

Para isso uma boa solução é criar uma área de imprensa para divulgar seu material.

Nessa área você pode divulgar seu kit de logotipos, seu manual da marca, seus casos de sucesso, sua história e qualquer material que possa ser aproveitado pelo pessoal de comunicação e parceiros comerciais.

Aqui um exemplo de um cliente nosso para quem criamos o logotipo e sua área de imprensa.

Como usar seu Logotipo na prática, no mercado

Depois que o logotipo da sua empresa estiver desenhado, agora é hora de usá-lo para amplificar sua marca. Existem várias maneiras de fazer isso para fortalecer a imagem da sua marca.

Antes mesmo de criar o seu logotipo você já deve ter imaginado onde o veria, por exemplo na fachada da sua empresa, no seu website ou redes sociais, no seu perfil da Google etc.

Como usar seu logotipo em itens que irão impulsionar a imagem e o posicionamento da sua marca.

Vestuário

Seu logotipo pode ser usado em uniformes ou acessórios da marca (bonés, bandanas, coletes de segurança, capacete, camisetas, jalecos) para a força de trabalho da sua empresa, usar, como entregador, técnico, equipe de marketing ou vendas etc.

Onde quer que sua força de trabalho entre em contato com o público, eles representarão a marca e ajudarão na lembrança da marca. Para isso, porém, você precisará ter uma cultura de marca forte para que isso ajude a causar uma boa impressão.

Vitrines e espaços comerciais são excelentes oportunidades de mostrar seu logotipo

Pense no seu logotipo como uma fonte de inspiração para criar temas. Use as cores dele espalhada nas paredes, painéis, e onde for possível aplicar em predominância.

Você pode criar adesivos para portas de vidro.

Se for entregar embalagens aplique as cores nesta e claro o próprio logotipo.

Na fachada e se possível em displays que mostre sua marca para se ver em qualquer ângulo.

Veja um exemplo de uma cliente nossa: Com letras caixa aplicado dentro da loja, MUITO grande.
Também aplicaram faixa adesiva com logotipo e nome, adesivo em uma divisão inteira de vidro e placa display com led na lateral.

Fachada de loja com adesivos, grande logotipo aplicado na parede e display na lateral

Brindes  – Como não falar dessa forma de divulgar seu logotipo

Você pode oferecer brindes promocionais para clientes-alvo em eventos de encontro.

Você pode enviar estes de presente junto às compras dos clientes, ou entregar em compras a partir de algum valor de compra, na loja física ou on line.

Os itens podem incluir canetas, chapéus, sacolas, canecas e camisetas etc.

O que isso faz é ajudar a penetrar no mercado da sua empresa.

A impressão de qualidade é fundamental para excelentes designs de produtos de merchandising. Certifique-se de que as informações de contato estejam visíveis.

Banners on e off line

Uma das técnicas de vendas mais importantes e que chamam a atenção em marketing são os banners, sejam eles para sites online ou em lojas físicas e shoppings.

Busque sites ou portais do seu setor, aqueles onde seus clientes em potencial estarão navegando e que ofereçam espaço publicitário para divulgar seu banner.

Para banners digitais, considere banners animados onde seu logotipo não seja o foco principal, mas deve estar em um dos quadros exibidos de forma visível com uma frase de chamariz clara.

Para banners off-line, como banners de rua, estandes, outdoors, a imagem usada deve ser clara e atraente, mas seu logotipo deve ser igualmente grande em preto, branco ou suas cores harmonizadas com a arte.

Podemos te ajudar a encontrar estas oportunidades e até mesmo criar os banners.

Solicitar à Marketeiros.

Como usar seu Logotipo em Websites

Num mundo onde se come e se respira digital, não se pode passar sem ter um website, que também deve ter um logótipo, pois esse é o primeiro sinal de profissionalismo.

Deve ser colocado visivelmente à esquerda ou no centro da barra de navegação superior.

Ah e claro, o seu Ícone de Favoritos, por favor!

Crie um favicon gratuito a partir do seu logotipo e adicione-o ao código do seu site para que fique visível na guia do navegador, exibindo aos usuários sempre que eles estiverem navegando no seu site ou salvando-o como favorito.

Veja o próprio exemplo da Marketeiros, isso é de graça e marca seu território!

Como usar seu logotipo - skyg com ícones favoritos
Aqui um exemplo de icones de favoritos de nossos clientes

Mídias Sociais

Nem é preciso dizer não é mesmo? A mídia social é o canal mais poderoso onde você pode amplificar a identidade de sua marca a baixo custo.

Existem vários canais e maneiras de listar seu logotipo.

Utilize-o em imagens de perfil de redes sociais, design de capa social, crie grupos e adicione lá, utilize seu logotipo em todas as imagens postadas em seus canais.

Observe quais os formatos mais populares do momento nas redes sociais e crie artes atraentes com seu logotipo. Crie vídeos e carroceis estimulantes associados à sua marca.

Os formatos de como usar seu Logotipo

Peça para o profissional que criou ou vai criar seu logotipo pra te disponibilizar um logotipo centralizado em um fundo quadrado de modo a se adaptar à maioria dos perfis sociais.

Quando quiser que seu logotipo se destaque em um fundo use o PNG com fundo transparente. Se o fundo for monocromático seu logotipo ficará lindo em sua versão primária.

No entanto se o fundo tiver uma forma muito poluída, muita estampada então ele ficará melhor com sua forma branca ou preta com fundo transparente. O PNG é fundamental.

Use forma JPG com o fundo branco ou preto de acordo com a necessidade se precisar ter um fundo sólido.

Em suma

O resultado final é que você deve utilizar o design do logotipo da empresa de todas as maneiras possíveis para ajudar os clientes a se relacionarem facilmente com a marca.

De produtos impressos a brindes e plataformas na web, o logotipo deve ser usado em todos os lugares para representar sua marca e deve ser um meio poderoso de promoção e publicidade.

Quer obter um logotipo para ampliar a identidade da sua marca?

Fale conosco e colocaremos toda nossa experiência e paixão à sua disposição: us@seuprojeto.com

Bora compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *