Já pensou em migrar do blogspot? Pois deveria mesmo…
Nesse artigo vamos relatar a audaciosa, mas inevitável ação de migrar do blogspot para o wordpress, um GRANDE volume de postagens.
Se você é um dos empresários que se vê refém da plataforma Blogspot, uma ferramenta que deixou de evoluir, e infelizmente foi onde você armazenou seu conteúdo por anos, entendemos a sua dor.
A boa notícia é que temos a solução para migrar todo seu conteúdo para um ambiente adequado, que assegura um gerenciamento robusto e ainda assim gratuito, o WordPress.
A equipe Marketeiros vivenciou esta experiência junto a um portal que reúne o maior acervo nacional de notícias relacionadas ao mercado de fusões, compra e venda de empresas, o Portal Fusões e Aquisições.
Esse portal seleciona e organiza matérias a respeito deste mercado desde 2008, portanto remonta hoje, cerca de 35.000 postagens.
Lembro do projeto no início, me perguntava se o fundador poderia manter a regularidade de postagens, pois isso constitui um desafio difícil. No entanto com uma estratégia de seleção de fontes e muita dedicação, esse trabalho cresceu e ultrapassou os limites que a plataforma blogspot podia suportar.
Imagine sua equipe desenvolver um trabalho tão meticuloso por anos, e depois ficar preso em uma plataforma que não oferece oportunidades de crescimento, ou pior, migrar somente uma parte do volume, ou abandonar este trabalho em outra plataforma, com outro endereço… não parece razoável, não é?
Se você está nesta situação, já deve ter imaginado isso com muito pesar.
Mas temos uma excelente notícia…
Encontramos uma forma segura de migrar do blogspot para o wordpress ou outros
O grande desafio e demandas do processo
Então chegou o momento de transferir todo o acervo contido entre 2008 até 2020, para um domínio próprio no WordPress, podendo então contar com os inúmeros recursos técnicos disponíveis nesta ferramenta.
Toda uma estratégia foi adotada para a migração dos dados, visando garantir a integridade das postagens, notícias, das imagens atreladas a elas, no volume completo.
Uma das exigências do portal era de que todo o volume fosse transferido na íntegra.
Uma preocupação também era de que a nova plataforma não agregasse ainda mais afazeres a esta rotina que já é bastante exigente.
Não podemos dizer que diminuíram as incumbências de quem administra tais conteúdos, mas podemos afirmar que nesta nova plataforma, quem trabalha tem suporte relativo à forma de escrever, como lidar com as imagens e facilidade de gestão de publicidades, engajamentos, monitoramento e outras funções.
A grande vantagem neste sentido é que os recursos presentes na nova plataforma, facilitam e melhoram a qualidade de postagens, na forma como os buscadores e seus algoritmos irão perceber esse material.
Evolução em comparação com a estagnação
Percebemos que os serviços voltados aos blogues da Blogspot ,estão estagnados. Na nossa percepção parece que a Google já não investe em estimular o uso desta ferramenta há muitos anos.
Um dos sinais disso é que há poucos templates ofertados, e a estrutura de widgets e gadgets (aplicativos e dispositivos) é engessada.
A vida de quem produz e faz gerenciamento de conteúdo fica dificultada sem o aparelhamento do marketing digital que está disponível de forma gratuita em outras ferramentas, coisa que o Blogspot não oferece.
Em compensação, a WordPress (nossa sugestão) está em constante atualização, por ser uma plataforma open source, está alinhada com a evolução do mercado, os hábitos de consumo, as exigências dos buscadores, facilitando o posicionamento nos rankings, etc.
É seguro migrar uma quantidade colossal assim de informações para outra plataforma?
Migrar parte do conteúdo não era uma opção, pois o principal ativo deste portal era o seu conteúdo. Sendo completo o portal se posiciona como o maior espaço e mais completa fonte de pesquisas deste mercado.
Por isso tivemos que fazer algumas apostas, porém encontramos um caminho seguro e que nos conduziu ao êxito desta empreitada.
É claro que na equipe temos pessoas peritas em lidar com a engenharia da informação, programação, e familiaridade no uso das ferramentas fundamentais.
Sem isso, seria arriscado de uma forma que não poderíamos nos lançar no desconhecido, colocando o investimento do portal em alto risco, mas foi possível fazer com uma margem de segurança.
Felizmente encontramos o caminho que nos levou ao êxito e conquistamos um aprendizado de algo que pode se repetir para outras empresas em similar situação.
O momento de migração é tenso
O momento de migração é tenso, mas não é a única complexidade deste processo.
Podemos afirmar que a adaptação do formato antigo em um novo, e buscando atender às tendências de navegação e exigências do buscador da Google, também representa um grande desafio.
Documentamos os processos de modo que podemos nos valer dele como preciosa experiência.
Quais as vantagens de migrar do blogspot para o WordPress
1. Evolução em comparação com a estagnação
Percebemos que o serviço voltado aos blogues da Blogspot está estagnado. Em compensação, a WordPress está em constante atualização, por ser uma plataforma open source, está alinhada com a evolução do mercado, os hábitos de consumo, as exigências dos buscadores, etc.
2. Migrar par o WordPress confere Robustez
O projeto ganha um contorno mais robusto, com um gap de recursos, em forma de plugins e flexibilidade para se aplicar tarefas no projeto que vão além de um website ou blog, com programação de interface amigável tanto para desenvolvedores como para seus clientes.
3. Mais flexibilidade comercial
Possibilidade de comercializar seu espaço em um domínio próprio e maior domínio sobre espaços para que empresas possam anunciar com banners de publicidade.
4. Layout Moderno
O Blogspot é bem responsivo, porém tem poucas opções de renovação de layout em comparação com outras plataformas como a WordPress, por exemplo que oferta uma gama enorme de templates gratuitos e uma ainda maior de comerciais que oferecem uma interface incrivelmente moderna, flexível e responsiva.
5. Recursos que te ajudam a se posicionar
A imensa gama de plugins te ajudam a escrever um bom texto, a otimizar imagens, e portanto, atender a importantes exigências que os buscadores fazem para te classificar bem na página de buscas.
6. Responsivo e Prioriza a versão Mobile
Priorizar a versão para mobile é importante para se posicionar em buscadores, e o WordPress permite isso, valorizando inclusive as publicidades que são bem exibidas mesmo nas telinhas. Esta era uma das grandes dificuldades no Blogspot.
7. Acesso aos dados fontes
No WordPress a equipe técnica tem acesso ao banco de dados e portanto um completo domínio do conteúdo.
8. Facilidades de backups
A equipe técnica comparou as duas plataformas inclusive neste quesito em que podemos guardar na íntegra todo o conteúdo do portal.
Que empresas se interessam por migrar conteúdo do blogspot para o wordpress?
São no geral empresas que começaram investindo um esforço organizado de criação de conteúdo em forma de blog, acumulando grande volume e que hoje se vê limitado nesta ferramenta, e que por isso precisa de alternativas mais robustas de gerenciamento de conteúdo.
Caso de sucesso de transferência de conteúdo do Blogspot para o WordPress
Trata-se deste caso que mencionamos anteriormente e se tiver curiosidade em conhecer a versão blogspot, o projeto ainda está lá, sua última postagem foi o anúncio que criamos para divulgar o seu relançamento no WordPress.
Este projeto que criamos no blogspot há muitos anos está em segundo lugar no ranking para a palavra-chave Fusões e aquisições, precedido pelo novo portal.
Se você é mais um dos milhares de detentores de blogspot se sentindo abandonado e sofrendo com as limitações, seja na impossibilidade de crescer e ofertar espaços publicitários no seu blog, seja na escassez de recursos que são fartos em outras plataformas, então MIGRE, podemos ajudar!
Estamos à disposição para explanar sobre essas questões todas. Nos envie seu contato por email: