Existe uma cor ideal para o seu Marketing?
Estudamos uma série de livros, observamos alguns estudos ao redor do mundo, o que os profissionais de cor no Brasil e em outras partes estão dizendo, sobre como usar a cor ideal para seu material de marketing que engloba a criação de logotipos e identidade visual (branding) e criação de anúncios também.
E claro, estamos considerando aqui nossa experiência de quase vinte anos trabalhando neste mercado.
Analisamos este material e estamos aqui dando dicas de como aplicar esse conhecimento de forma prática.
Se estiver sem tempo para ler esta postagem, pode ouví-la no Spotfy!
Como tomar decisões práticas em relação à cor no marketing
Daremos algumas dicas de ferramentas gratuitas que podem ajudar você e a quem for trabalhar em suas crições.
Além disso, disponibilizamos um Ebook gratuito com sugestões de como aplicar cores na prática e observações da influência das cores no Marketing.
Justamente para manter este ebook sempre atualizado sobre as tendências mundiais também nos atualizamos nós mesmos.
Existe uma cor ideal para diferentes setores?
Existe e as empresas fazem muito esse uso. Vamos dar alguns exemplos aqui, mas no e-Book, você encontra bem mais detalhes e exemplos de 11 cores: Nestes estamos falando da cor que pode ser aplicada no Logotipo, no ambiente empresarial, incluindo paredes e uniformes e também em anúncios.
PARA A COR VERDE:
- Medicina
- Saúde
- Tecnologia
- Amilentação
- Esportes
- Finanças
- Camping
- Ciência
PARA A COR AZUL
- Linhas aéreas
- Saúde
- Tecnologia
- Finanças
- Bancos
- Consultoria
- Alimentos e Bebidas frios
PARA A COR LARANJA
- Energia
- Alimentação
- Culinária
- Eletrônicos
- Medicina
- Humor
- Hedonismo
Leia sobre outras cores no nosso e-Book gratuito
Existe uma cor ideal para um anúncio ou logotipo?
Bem… isso depende e seu público alvo é quem vai te dar as melhores pistas.
A escolha de cores não pode se basear somente em dados isolados e fragmentados pela internet.
Ou seja, observar somente os infográficos, sem uma análise do contexto te dará uma ideia equivocada de aplicação. Uma cor aplicada em uma peça, nunca estará sozinha.
Você acaba vendo a propaganda ou um logotipo junto com todo o cenário que os cerca.
Por isso é importante pensar em onde e como está o seu público alvo, pois é lá que ele irá ver suas peças publicitárias, ou materiais.
POR EXEMPLO: você está em São Paulo, criando uma propaganda que será exibida no nordeste.
Então precisará pensar que lá as pessoas estão em um ambiente muito quente, lá normalmente é verão o ano todo. Criar campanhas com cores que transmitam sensações de calor, talvez seja uma péssima ideia.
Nossa sugestão é de que você escolha a cor predileta do público alvo, no espectro de cores frias.
Vamos analisar um outro exemplo:
Supondo que o site onde você irá publicar seu anúncio seja um portal de notícias, o ideal seria que a equipe de criação, observasse, claro as preferências do público alvo, e também a estética do portal onde a arte será exibida.
É importante observar a combinação das cores com a estética do portal e garantir que seu anúncio tenha destaque.
Imaginemos que o fundo deste portal seja todo preto. ou todo azul. Se você aplicar o mesmo fundo na sua arte, correrá o risco de parecer parte do site, sem nenhum destaque…
Criar a arte antes de visitar este portal seria um erro então.
Mas levando em consideração esses e outros fatores, os materiais de marketing têm suas cores ideais, entretanto você precisa definir antes para qual público alvo o material será destinado.
Dessa forma terá a orientação no sentido de tomar as decisões mais acertadas tanto para o marketing como para o branding (sobre o logotipo).
Precisamos falar sobre a Psicologia e as preferências das cores
O aspecto de persuasão é o mais instigante em relação à psicologia das cores, mas também gera polêmica em certos pontos.
Isso acontece pois a natureza dos impactos psicológicos das cores sobre as pessoas é algo que muda com o tempo, com o ambiente e individualmente com as referências pessoais. Por isso não se pode obter respostas definitivas.
No entanto temos caminhos a trilhar para obter boas pistas sobre o momento presente das pessoas que observarão uma peça de marketing.
As cores afetam os consumidores de forma a motivar ou não à aceitação, ou seja, se você quer ter controle sobre seus resultados, precisa compreender o impacto das cores sobre estas decisões e trabalhar nesse sentido.
Cores quentes nos passam uma sensação de conforto durante o inverno.
Já durante o verão essa mesma sensação de conforto é conseguida com cores frias, que nos passam uma sensação de frescor.
Estamos falando de superfícies amplas, como paineis, paredes, decoração, displays etc, ou seja são ações em ambientes físicos.
Mas podemos pensar em displays digitais ou telas com superfícies amplas também.
Mas como as cores podem impactar na decisão de compra on line e em ambientes virtuais?
As telas próximas ao rosto dos usuários, têm o poder de imersão nas imagens, portanto também impactando bastante nas decisões.
A escolha da cor ideal para um anúncio, irá obedecer à preferência de um grupo que pode ser sua Persona, e pode-se ainda entender do funcionamento desta cor fazendo testes A e B. Abaixo comentaremos mais sobre esses testes.
Existe uma cor ideal para botões de Call to Action?
Botões Call to action (CTA) são aqueles que literalmente chamam para uma ação como por exemplo:
COMPRAR , BAIXAR, FINALIZAR COMPRA, DOWNLOAD, etc
O Facebook e a Magazine Luisa usam verde, A Amazon e a Netshoes usam laranja, já a Americanas e o Ponto Frio usam vermelho.
Pasmem, a Google usa cinza! Muito ousada…
Mas então afinal qual a melhor cor para o botão comprar? Só um teste A e B irá lhe dar segurança sobre essa resposta.
Os testes A e B são realizados criando duas versões quase idênticas de um anúncio, mudando somente um aspécto entre elas.
Por exemplo mudando a cor do botão de “COMPRAR” de uma pagina de loja.
Então na versão A aplica-se uma cor neste botão e na versão B aplica-se outra.
Dessa forma coloca-se no ar esta campanha com as duas versões expostas a amostragens diversas e depois se compara os resultados, assim escolhendo com mais certeza a cor que proporciona melhor performance.
Há algumas variações deste teste, mas é basicamente uma forma de comparar performance para se escolher a cor.
PRINCIPAL DICA SOBRE BOTÕES NAS PÁGINAS
Um aspecto importante que notamos em páginas bem sucedidas é que o botão de call to action tem grande destaque em relação ao fundo. Percebemos também que a cor escolhida para eles é diferente da maioria dos elementos presentes nas páginas. Por exemplo: Se a página tem predominância da cor lilás e laranja, então o botão de CTA terá a cor verde. Se a predominância é verde e azul então o CTA irá figurar em laranja. Temos uma imagem no blog para ilustrar esta ideia.
Ainda está em dúvida sobre qual cor escolher?
Antes de mais nada é fundamental que você conheça bem o seu público alvo e se possível crie uma persona, de modo que visualize com clareza quais são suas tendências, preferências, comportamento cotidiano, do que gostam e do que não gostam, etc,
Essa análise te dará algumas pistas sobre quais cores combinam mais com o dia a dia do seu público alvo.
No nosso blog temos dicas de como estudar seu público alvo e criar uma persona. Se quiser ajuda nisso conte conosco.
Quando você estiver estudando o seu Público Alvo e a Persona terá acesso a informações de localização, faixa etária, poder aquisitivo e outras dependendo do estudo que tiver em mãos.
Como dissemos antes disponibilizamos um e-Book com informações sobre a predileção feminina e Masculina das cores, entre outras informações.
Também acrescentamos cores preferidas, considerando a faixa etária, e até as cores que são menos interessantes.
No ebook falamos sobre a tendência das cores de 2021.
Então pronto você já sabe quais cores devem predominar nos seus anúncios, e se ainda não tem, pode criar um logotipo baseado nessa cor.
Mas como saber com que outras cores combinar nas criações para que fiquem harmonizadas?
Depois que você descobriu qual cor ideal para suas criações, você pode aproveitar ferramentas gratuitas disponiblizadas na web, para te ajudar a selecionar uma paleta de cores que melhor combine com aquela que você descobriu ser a ideal.
Tanto para anúncios que terão somente fundos coloridos e formas geométricas, como para aqueles em que haverá a aplicação de fotografia, há serviços para te ajudar a harmonizar cores.
Ferramentas gratuitas que podem ajudar muito na escolha de cores para anúncios e perfis:
Um exemplo é o: Color Lovers que permite criar paletas de cores a partir de uma foto, como no exemplo abaixo.
Assim mesmo, você envia a foto e o site te mostra quais cores vão cair bem no arranjo.
SAIBA QUAL A PALETA DE CORES DE QUALQUER SITE http://webcolourdata.com
Essa ferramenta é incrível e tivemos uma experiência engraçada com ela. Aplicamos como teste o site da Magazine Luiza, mas ele está tão colorido em sua versão atual, que deu erro na ferramenta! Mas testamos outros e deu certo.
E quando não gostamos da cor usada nas criações?
Seria um erro impor seu gosto pessoal para estas criações. O que importa de verdade é o gosto médio do público alvo.
A nossa sugestão para quem vai contratar um serviço de marketing ou designers para criar suas campanhas, é verificar se estas pessoas entendem sobre cores e se estão aptas a entender seu público alvo.
Se sim, forneça seu conhecimento a esta equipe no que refere-se ao setor e ao público alvo e então confie nesses profissionais, permita que eles apliquem seus conhecimentos e experiência.
Se forem pessoas capacitadas saberão entender as demandas do público alvo e terão perícia para lidar com cores.
Conheça grátis nosso eBook Estudando Cores no Marketing (atualizado em 2022)
Estamos pensando em completar este eBook com mais algumas informações e vendê-lo na Amazon, portanto seu tempo gratuito é limitado, aproveite!
O que você encontra no ebook gratuito sobre CORES NO MARKETING
- Orientações sobre o uso das cores
- Cores prediletas do público feminino
- As prediletas do público masculino
- Quais cores que cada gênero menos gosta
- Preferência das cores de acordo com as idades
- A cor do ano, escolhida pelo pessoal da Color Futures
- A cor do ano segundo a Pantone
- Sobre a Psicologia das cores e as sensações que as cores despertam
- Para 10 cores, uma análise de simbolismo e marcas famosas que a usam.
- Dicas de ferramentas (já mostradas neste artigo)
- Para 11 cores, uma análise de interpretações, o setor ideal para cada uma delas e sugestões de uso prático.
O QUE VOCÊ NÃO ENCONTRARÁ NO EBOOK
- Infográficos que já estão disponíveis em outros sites, copiados e colados
- Análises copiadas.
Se precisar de ajuda no uso das cores em seus projetos, pode contar com nossa equipe, adoramos trabalhar com cores, e ao fazer este estudo, nos atualizamos bastante!