fbpx

O que são textos âncora?

O que são textos âncora?

Âncora e embarcações vrtuais em um mar digital

Textos âncora são links que remetem o leitor a algum complemento de leitura em um documento a parte e que, por conta disso, enriquecem o valor do documento onde estão.

Por que devo usar textos âncora?

Por que em primeiro lugar você estará enriquecendo a experiência do usuário dentro do seu website ou blog. E existem diversos benefícios para o SEO de suas estratégias de Marketing. Entre elas ampliar suas estratégias de links internos ou externos.

Se você pretende escrever para seu público alvo, por qualquer motivo que seja, é importante que você entenda o que são os textos âncora, e saiba a melhor forma de aplicá-los nos seus textos.

Fazendo o uso desse mecanismo da forma certa, você estará melhorando o seu rendimento nos buscadores, e também ajudando o seu leitor a complementar conhecimento.

Saber como usar os textos âncora pode ser o início da sua estratégia de Linkbuilding.

Âncora e embarcações vrtuais em um mar digital

Texto âncora

Dentro do texto podemos selecionar palavras que servirão de link entre este artigo e outro que o complemente, dentro ou fora do site.
Essas palavras são chamadas texto âncora e são um pouco mais complexas do que esta simples explicação.

O algoritmo observa a escolha dessas palavras com mais sensibilidade do que supõe algumas vãs filosofias. Isso foi uma brincadeira mas na verdade o algoritmo pode elevar ou diminuir o valor de um website de acordo com a escolha destas palavras.

Tipos de texto âncora

O Google distingue mais de 10 tipos de textos âncora e cada tipo tem seu valor positivo ou negativo.

Vamos tratar somente dos que você pode usar facilmente como estratégia de escrita.

DE CORRESPONDÊNCIA EXATA: Neste o texto tem a palavra-chave igual à palavra chave do artigo que vai chamar. Não é recomendado para fazer links em textos internos, ou seja chamar outros artigos do próprio site.
Exemplo: Você está escrevendo sobre motores de veículos aí seleciona o termo arranque, que vai linkar um outro artigo sobre motores de arranque.
Recomendação: Pode se fazer alguns poucos links assim, mas não recomendamos fazer mais de dois desta forma, pois o Google é bem sensível em reconhecer isso como spam, ou black hat.

DE CORRESPONDÊNCIA PARCIAL: Neste texto se inclui a palavra-chave envolvendo outras genéricas. Desta forma podemos chamar páginas que tratem de diversos assuntos além daquele em questão.
Exemplo: Você está escrevendo sobre motores de veículos aí seleciona o termo motor de partida para linkar um outro artigo sobre motores de arranque.
Recomendação: Uso moderado.

ÂNCORA GENÉRICA: Neste texto não se fará referências a uma palavra-chave. Não há indícios do que a pessoa vai encontrar ao abrir o outro artigo. São geralmente representações do tipo: Leia mais, Saiba mais, Acesse.
Recomendação: Evitar o uso se a estratégia for de linkbuinding.

DE CALDA LONGA: Similares às parciais somente contendo maior número de palavras.
Exemplo: Você está escrevendo sobre possíveis falhas no motor, e adiciona link na seguinte frase: O funcionamento correto de um veículo depende de uma série de fatores para chamar um texto sobre os fatores que levam à falha.
Recomendação: Usar para buscar ranquear em uma palavra-chave composta ou de cauda longa.

ÂNCORA SEMÂNTICO (ou Relacionado): Lembram a parcial, mas seria mais como um sinônimo da palavra chave do artigo que irá chamar pelo link.
Exemplo: Desde a carroceria até as rodas, para chamar um artigo que irá falar sobre fatores de funcionamento do veículo.
Outro exemplo: foi o que usamos neste texto, no primeiro parágrafo.
Recomendação: Forma ideal de chamar links internos pois o Google é semântico e aprova este tipo de uso da linguagem.

ÂNCORA DE MARCA: é comum quando se aplica o link do website à marca em textos, e muito natural quando vindo de fora, ou seja quando fazem referência à sua marca e adicionam link para seu site.
Exemplo: Um influencer escrevendo sobre motores diversos adiciona o link da Silverado enviando para um site da Chevrolet.
Recomendação: São excelentes para criar reconhecimento de sua marca e aumentar a visibilidade.

ÂNCORA URL: Acrescentar links completos como sugestão de leitura.
Recomendação: Muito cuidado pois é rapidamente encarado como spam quando presente em comentários de artigos.

ÂNCORA DE IMAGENS: Neste você preenche o texto alternativo à imagem. Na maioria das plataformas se tem acesso a este preenchimento pelo atributo: Alt. É muito importante preencher da forma correta este atributo pois é mais uma forma de o buscador o reconhecer. Descreva a imagem com poucas palavras, (cerca de 7) como se quisesse explicar para um cego o que contem ali.

DOMÍNIO DE CORESPONDÊNCIA EXATA: domínio contêm palavras-chave.
Em até 70% dos casos, o Google oferece o benefício da dúvida e assume que a âncora tem a marca e não uma âncora de correspondência exata.
Exemplo: O site da Chevrolet falando sobre a Silverado insere um link na palavra Chevrolet para o site.
Recomendação: Tomar cuidado para não usar demais este recurso pois pode ser confundido com spam.

As melhores práticas para geração de links

Linkbuilding é um fator crítico para aumentar o ranqueamento no buscador.
Usar tipos variados de âncora para não configurar spam nos buscadores.
Também observar que tipo de links está vindo como referência externa para garantir que não haja links tóxicos feitos por concorrentes ou sites irrelevantes, pois isso pode resultar em penalidade.
Prefira usar âncoras de correspondência exata para links externos e use âncoras relacionadas, de cauda longa ou genéricas para links internos.
Não se preocupar tanto com o texto âncora a ponto de transformar o texto em algo desconexo e desagradável de se ler. É sempre mais importante priorizar a experiência do usuário.

Algo sobre a estratégia de Linkbuilding

Quando outros sites têm textos âncora apontando para seu site, isso pode ter um valor positivo muito grande elevando assim sua autoridade no assunto e sua posição no buscador, mas desde que estes sites que estão te apontando sejam de qualidade para o buscador, caso contrário o efeito é todo o oposto.

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *