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Os 10 mandamentos do Marketing

Os 10 mandamentos do Marketing

Simone-marketeira

Aqui uma brincadeira séria, não são invenções da nossa equipe. Um pouco de vivência de marketing e o consenso, ditam os 10 mandamentos do marketing que ajudam a alertar os nossos clientes sobre a conduta em busca da terra prometida, a saúde de seus negócios. Não impressas em pedras, mas talvez navegando em chuvas de bits.

1. Não verás o marketing como um departamento

Todos na empresa são profissionais de marketing da sua marca. Desde a recepcionista cuja voz e face são as primeiras impressões que ficam. No caso de um atendente à distância é seu conhecimento sobre os processos internos, sobre as pessoas e os seus produtos que formarão uma primeira impressão.

Passando por todos os setores e no caso de mercadorias, até o entregador, que será a última coisa que um consumidor verá, enfim todos que participam da experiência do consumidor compõem uma orquestração de seus esforços de marketing.

Todos os profissionais precisam entender qual é sua estratégia de marketing para trabalharem todos sintonizados, sincronizados.

Boas empresas imbuem em cada funcionário uma reverência saudável ao cliente para que, em todos os pontos de contato que tenha com o seu mercado, saiba como comercializar, conheça muito bem os próprios produtos e serviços e entenda o consumidor, independente do setor.

2. Seguirás a regra de 90 dias

Seus clientes, clientes em potencial e campeões (aqueles que indicam negócios à sua maneira) devem ter notícias suas a cada 90 dias. As pessoas estão sempre ocupadas demais para se lembrar de você se não for desta forma.

Se você não seguir a regra dos 90 dias, corre o risco de ser reprimido por qualquer concorrente seu que o faça.

3. Honrarás o conceito de mexer na estrutura

Quando o ritmo da mudança dentro da empresa for ultrapassado pelo ritmo da mudança fora dela, o fim está próximo. (Jack Welch, presidente da GE)

Temos diversos exemplos de empresas que começaram com uma missão, ou com um objetivo e terminou em seu pleno sucesso em outro inesperado campo de atuação. Vejamos aqui alguns exemplos:

A Nike iniciou como distribuidora de sapatos japoneses, Onitsuka Tiger, hoje é uma marca forte de seus próprios modelos. A Amazon nasceu como um e-commerce de livros em 1994 e atualmente, um titã presente no setor de jogos, alimentação, eletrônicos, logística, computação em nuvem, além da imaginação…

O YouTube nasceu em 2005, com o objetivo de criar uma plataforma de encontros através de vídeos. O apelo inicial não teve muitos adeptos, então permitiram o upload de vídeos de qualquer tema. Atualmente, o YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet.

Poderíamos falar ainda da Netflix, IBM, a Cisco, Lego, a 3M e outras.

As startups vivenciam muito isso e têm até um termo para isso: pivotar.

O sucesso raramente acontece com sua formação original.

Sempre que pensar nos negócios pense no que pode mudar. Essas mudanças podem conduzir a caminhos surpreendentes e promissores.

4. Não desistirás dos esforços de marketing

Moisés e os israelitas vagaram pelo deserto por 40 anos sem desistir.

Faça isso pela chance que dá a si mesmo. Tentar qualquer nova iniciativa de marketing pelo menos três vezes antes de jogar a toalha, são inúmeras as formas de se expor, de vender, de se exibir e hoje até mesmo com baixo investimento financeiro, mas com esforço de marketing.

Seu cliente em potencial poderia estar fora do país na primeira vez em que você investiu esse esforço e pode estar enfermo na segunda vez. Justo na terceira seu esforço poderá ser recompensado… Eu tentaria mais até. A repetição é o melhor amigo do profissional de marketing e reverbera em nossos clientes.

5. Alimentarás o teu funil de prospecção

O funil de prospecção tem servido aos setores de vendas há muitas eras, e continua funcionando assim. Hoje temos o Inbound marketing que nos ajuda a prospectar clientes quase um a um e continuar a alimentar este funil com mais esta forma de marketing.

Esse motor é o que garante a permanência das empresas. Os suspeitos tornam-se clientes potenciais, que então se tornam clientes. E esses clientes então geram referências, que criam mais clientes potenciais… e o ciclo recomeça.

6. Lembre-se de seu tempo de marketing, mantendo-o sagrado

Se pudesse destacar um dos 10 mandamentos de marketing seria este.

Campanhas de marketing bem-sucedidas não tiram férias, nem são criadas “quando eu tenho tempo”. Você deve PRODUZIR tempo. Ter um calendário de ações ajuda. Aqui temos um calendário sazonal que lançamos todo fim de mês com as datas comemorativas do mês seguinte. Você pode tirar um dia para gerar um calendário de publicações bem antecipado, isso ajuda mesmo.

Descobri que é funcional para mim reservar consistentemente o mesmo dia e horário todas as semanas para trabalhar nas tarefas de marketing. Para mim, são tardes de sexta-feira COMO HOJE; para você, pode ser diferente, pense nisso.

Mas seja qual for o dia e a hora que você escolher, honre-o de todo o coração.

7. Descartarás tarefas ociosas ou de baixa performance, e abstrairás.

Todos meus colegas de marketing estão estressadíssimos sempre. São muitas tarefas necessárias para se atender a um programa abrangente. No entanto, como dissemos no terceiro mandamento, é preciso mexer na sua estrutura buscando remover atividades que consomem um tempo precioso sem dar mais o mesmo resultado, tendo sido superada por outras tantas que surgem todo ano.

Só adicionar estratégias sem remover uma sequer é loucura. As vezes um colaborador ainda emite relatórios que ninguém revisa… pare logo com isso. Reveja sempre as tarefas que possam ser descartadas.

Além disso, a saúde do pessoal de marketing depende da abstração, da diversificação de ambientes. Buscar hobbies, esportes, lazer e respirar fundo, é fundamental para nutrir o tecido criador de cada criativo.

Eu danço, corro, vejo séries em maratona, leio bastante, ouço podcasts e música quase o resto todo do tempo, incluindo nos que trabalho. É a única forma que encontro de ficar longe de vícios ou do estresse ensandecido. Autocuidado não é papo só dos couchs, é essencial para seu sucesso pessoal e reflete nos negócios. Incentive a toda a equipe a buscar abstração, relaxamento, meditação.

8. Não cortarás gastos com marketing durante tempos de lentidão

De 1980 a 1985, a McGraw-Hill Research analisou 600 empresas e seus gastos com marketing. Depois de 1985, a McGraw-Hill concluiu que as empresas que mantiveram ou aumentaram sua publicidade durante a recessão de 81-82 exibiram um crescimento médio de vendas de 275% nos cinco anos seguintes. Mas aqueles que cortaram sua publicidade tiveram um crescimento de vendas insignificante de apenas 19% no mesmo período. Quando é o momento certo para divulgar o seu negócio? O tempo todo.

Toda vez que enfrentamos crises precisamos de criatividade e grande exposição para não ver despencar vendas e assim buscar um cenário mais próspero.

9. Honrarás funcionários que estão saindo

Em um relatório de origem de tráfego, certa vez uma empresa cliente pôde constatar que grande fonte de referência vinha de ex-funcionários que escreviam e referenciavam sua empresa e produtos em sites terceiros, provavelmente a experiência de ter trabalhado nesta empresa e até mesmo a saída desta, tenham sido muito boas e por isso há propaganda positiva.

Ter um bom relacionamento com ex-colaboradores pode criar uma equipe de vendas e referências não remunerada.

No entanto o inverso é bem verdadeiro, você pode gerar inimizades e pessoas tecendo uma rede de más referências, maus relatos que se propagam como fogo.

10. Você deve agradecer frequentemente

Vivemos em uma época de aspereza, mas os profissionais de marketing mais experientes podem fazer sua parte para trazer gentileza a um mundo que de outra forma não seria nada civilizado.

Entre as inúmeras maneiras de agradecer aos clientes estão bilhetes (digitais ou não) de agradecimento, certificados de presente e almoços de agradecimento. O agradecimento não precisa ser ostensivo. Apenas certifique-se de que seja elegante e atencioso, e a gentileza eventualmente será retribuída.

Sabemos que todos quebramos alguns mandamentos e pedimos perdão… mas se você deliberadamente quebrar todos estes mandamentos, correrá o grande risco de assistir a um êxodo de clientes.

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