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10 dicas para uma escrita para a web que funciona – Parte 1

10 dicas para uma escrita para a web que funciona – Parte 1

Escrita para web

Existe um método específico de escrita para a web que difere de artigos impressos, editoriais e outras formas de escrita e é sobre isso que falaremos neste artigo.

Escrita segundo Oscar Wilde

Entendo o ponto de vista do grande Oscar Wilde, no entanto ele morreu em 1900 sem tomar conhecimento do tal algoritmo. O conceito de algoritmo foi formalizado em 1936 com a máquina de Turing que fundou a ciência da computação.

E aqui estamos hoje, escrevendo para pessoas e máquinas lerem, inclusive para assistentes pessoais com inteligência artificial via comandos de voz, e por isso precisamos observar certos macetes que nos ajudam a chegar aos nossos objetivos.

Aqui veremos algumas diretrizes, dicas e macetes que tornam nossa escrita mais… esperta por assim dizer…

Vejamos, Oscar se podemos escrever sem regras…

— O QUE VEREMOS NESTE ARTIGO —
O BÁSICO
– O bendito português
– Por onde começar
– Método de estruturação
– Método de gerenciamento
—————————————————-

O comportamento do leitor mudou intensamente nos últimos anos e sofre a influência da forma como os algoritmos controlam a oferta do conteúdo.

Os algoritmos por sua vez, buscam cada vez mais se adaptar à linguagem humana e às nossas demandas. A inteligencia artificial dos buscadores, o aprendizado das máquinas observa nossa linguagem, investiga suas sutilezas, entonações e sua semântica.

Quando se fala sobre inteligência artificial, usa-se muito o termo semântica pois é o exercício das máquinas tentando melhorar sua compreensão sobre a nossa linguagem, e buscando uma forma mais eficiente de se comunicar.

Um sinônimo para semântica nesses casos seria – significado e sinônimos, pois se você escrever a palavra – tamanho, a máquina já saberá que você está querendo dizer  Volume, ou dimensão, uma métrica… e assim vai te posicionar em todos esses termos.

Na web os produtores de conteúdo, tentam o tempo todo se adaptar aos algoritmos, mas há que se ter cautela com esta tática, pois desta forma o texto pode acabar se distanciando do acento humano, gerando um efeito inverso na classificação do seu website nos buscadores.

Existem plugins que são ferramentas que nos monitoram enquanto escrevemos nos dando dicas de como melhorar nosso texto. Só que se atendermos todas estas dicas, no fim temos um texto chato de se ler, e o leitor não quer isso, e se o leitor não quer, A google vai desprezar seu conteúdo.

Temos que balancear e encontrar o meio termo. Depois que praticamos um pouco os macetes, acabamos encontrando este equilíbrio.

Se você quiser entender um pouco mais sobre algoritmos, temos algumas postagens aqui mesmo no nosso blog e três áudios no podcast da Marketeiros.

O ideal é não pensar no Google ao escrever e sim no leitor.

Quando sua comunicação está alinhada com a linguagem humana, correta e carrega um conteúdo rico, o buscador te classifica.

Mas o que é que determina qual leitura será exibida no nariz dos leitores?

É um conjunto de fatores e a forma da escrita é determinante neste posicionamento.

Aqui estamos debatendo as diretrizes da forma como se escrever para que seu público alvo tenha facilidade de ler em telas pequenas, ou no laptop, ou num tablet e queira ler mais materiais seus, até mesmo compartilhar.

Ao mesmo tempo, buscamos te orientar na direção em que os buscadores te posicionem na frente do leitor.

Aqui aportaremos dicas, macetes que usamos para escrever e algumas listas do tipo passo a passo que provavelmente você precise recorrer diversas vezes até pegar o jeito.

O BÁSICO

Escrita para web

O bendito português

A maioria de nós escreve torto por linhas tortas, por que o português é super complexo.
Além disso precisamos compreender que cada leitor tem lá sua estória de vida e referências pessoais, capacidades e limitações diversas , o que torna cada olho que olha seu texto um caso particular.
Por isso nivele o seu texto evitando termos técnicos ou rebuscados que só dificultam o entendimento.

Considere que as pessoas não buscam leituras abstratas, confusas para se informar, e sim uma rápida compreensão daquilo que pesquisam.
Escrever de uma forma que é fácil ler é a melhor forma de ser apreciado por leitores e buscadores, e Sem erros!

Errar, claro, é tolerável para humanos. Mas as máquinas (os buscadores) que examinam seu texto, não toleram muito erro não.

Existe um algoritmo da Google que observa erros nas páginas e consideram a incidência deles nivelando uma página como relevante ou não baseado nesse nível.
Imagine que triste se dedicar a pesquisar, escrever um texto de 2000 palavras e depois ser desprezado pelo buscador por conta de erros na escrita.

DICA 1 – ESCREVA COM AJUDA DE CORREÇÃO
Escreva primeiro no Word fazendo uso do corretor ortográfico para minimizar a chance de erros. Depois copie e cole na sua plataforma de conteúdo. WordPress por exemplo.

É claro que algum erro pode passar, principalmente quando você passa modificar o texto diretamente na plataforma, mas isso vai facilitar a sua revisão e diminuir a incidência de erros. O ideal é sempre reler muito o seu texto e se possível pedir para outra pessoa revisar também.

Por onde começar?

Público Alvo

Público alvo

Já falamos antes sobre isso aqui e temos que insistir que o primeiro passo para criação de conteúdo é estudar o seu público alvo e buyer persona, para depois se dedicar a escrever. Se você precisar de ajuda para entender esses conceitos pode pesquisar nosso blog, ou nos contactar que falamos sobre isso.

Dedique algum tempo a conhecer seu público alvo.


COMO PESQUISAR: Assista lives onde seu consumidor está, para ver seus comportamentos, dúvidas, necessidades. Até mesmo ler os comentários em vídeos sobre o tema pode te dar um panorama sobre o que as pessoas se interessam quando se trata do seu tema.
Navegue em redes sociais e se possível faça perguntas em forma de pesquisa ou enquetes.


Você precisa descobrir um grupo de pessoas que podem se interessar pelos produtos para analisar.

Persona

É a representação que ilustra como um personagem, o que seria o seu cliente ideal o seu consumidor. É bem mais específico!
COMO PESQUISAR: Se você não tem clientes ainda, pesquise sobre essas pessoas no Linkedin pois lá as pessoas criam uma espécie de currículo com muitas informações úteis para entender seu cliente ideal.
Se já tem clientes, envie um questionário para eles para traçar um perfil comum entre as pessoas que já consomem seu produto ou serviço.

Qual o melhor conteúdo para a escrita para a web?

Sobre o que o seu público está pesquisando?

Moça com a mão no queixo pensativa ao laptop

Ferramentas que ajudam na seleção de conteúdos:

Google Alerts
Esta ferramenta bem configurada te diz tudo o que estão publicando de importante sobre determinado assunto. É uma pérola, acredite!

Google Trends – Para saber quais melhores palavras chave, para criar conteúdo para esses temas. Esta é grátis.

Ubersuggest – No modo grátis já ajuda bastante!

Estas ferramentas acima ajudam a saber o que mais está sendo pesquisado e o que já escreveram, para você não acabar escrevendo sobre algo que já está saturado no mercado.

Veja tutoriais sobre essas ferramentas e irá se surpreender sobre como são simples e incríveis!

Falar sobre seu negócio é uma fonte

Quando você pensa sobre seus objetivos, reflete sobre sua missão, encontra seus diferenciais você já começa a ter ideias sobre o que escrever.

Quando você pesquisa sobre os concorrentes, começa a perceber o que você pode oferecer de diferente, o a mais que deve ser exaltado em forma de conteudos.

Criar um pequeno resumo, ou sumário do que será apresentado no começo do documento e listar os principais tópicos no final, pode introjetar melhor o conteúdo.

DICA 2 – ESTÓRIAS REAIS
Use suas próprias estórias de sucesso ou fracasso para ilustrar a forma como se adquiriu aprendizado e soluções práticas.

Pode fazer uso de estórias de pessoas próximas, mas empregando anonimato.
Se você entende do seu campo de atuação, com certeza terá muito a falar, muitas vivências.

Vou dar aqui um exemplo:
No artigo/podcast sobre áudio em postagens eu contei sobre uma experiencia que eu vivi em relação a áudios livros, para ilustrar a preocupação com perfeccionismo que pode bloquear a produção das pessoas.
Esse é um recurso muito simpático, falar de si próprio, seja uma estória feliz, ou mesmo triste, contanto que carregue um valor que será agregado ao aprendizado sobre o que seu conteúdo trata.

Explore isso e assim não repetirá o que todos estão falando, desta forma será exclusivo e original e isso é MUITO VALIOSO!

Método de estruturação

O básico você já aprendeu no ensino fundamental

É aquela estrutura que aprendemos nas redações para organizar as ideias na escrita e facilitar a compreensão na leitura: Começo, meio e fim. No começo uma introdução que desperte curiosidade, no meio o tesouro e no fim vem uma conclusão e um convite para contato, compra, ou alguma ação desejada.

A seguir daremos uma sugestão de medidas, mas não são regras pois nem todo texto se adapta a esta proporção, mas te dá uma ideia.

Proporção dos textos

Lembre-se dessa estrutura básica pois ela organiza o pensamento do leitor e ajuda a fixar tudo na memória.

Como essa proporção pode atender a textos maiores, você pode pensar em um percentual, ou dividir em blocos similares, algo assim: Divida seu texto por 5. 1/5 servirá para Introdução, 3/5 para desenvolvimento e o ultimo bloco para a conclusão.

Os buscadores recomendam textos com no mínimo 500 palavras, mas o ideal é escrever um pouco mais.

Hoje os textos privilegiados superam a marca de 2000 palavras.
Elabore bem para não ser repetitivo, se coloque no lugar do leitor.
Não queremos textos imensos, mas sim completos para não ter que ficar pesquisando em diversos lugares.

Se estiver ficando muito extenso você pode criar outro artigo que complemente este e o mais importante: crie links entre eles.

Linkar um texto no outro tem extrema importância para o seu posicionamento no Google.

DICA 3 – DICIONÁRIO DE SINÔNIMOS
Ao reler seu texto vai perceber que repetiu diversas vezes certas palavras. Para te ajudar a escrever textos longos, sem ser repetitivo, monótono, deixe um dicionário de sinônimos aberto. Quando houver repetição de palavras, recorra ao dicionário, é gratuito e muito eficiente.

DICA 4 – CRIE SUSPENSE
Capriche na introdução pois é o que conquistará a atenção do leitor.
O Neil Patel, um dos maiores gurus do marketing digital da atualidade, nunca entrega o ouro de seu conteúdo no início. Você é conduzido até o final, onde está escondido o conteúdo chave.

POR EXEMPLO: “Saiba que já existe uma solução para essa situação e vou te contar mais adiante…” Aí você investe em detalhes e mais adiante fala da solução, ou ideia que tem para lidar com algum problema.”

Método de Gerenciamento

Funil de Qualificação de leads através da escrita para web

Sugerimos que você qualifique sua persona ou público alvo em fases de jornada de aquisição do seu produto ou serviço.

DICA 5 – TRÊS CLASSES DE TEXTOS
Depois de pensar no que as pessoas estão pesquisando, classifique os temas em pastas com os nomes das fases descritas abaixo (topo – meio – campeão).

Funil de prospecção

A pessoa certa, o momento certo

Colecione conteúdos, ainda que iniciados e inacabados em pastas separadas pelas fases do funil de prospecção. E volte lá para rever, e completar estes conteúdos sempre. Quando houver conteúdo rico, envie emails para as pessoas de acordo com a sua fase do funil, convidando para a leitura.

Um tempo transcorrido depois que a pessoa acessar os conteúdos da fase inicial, você envia os conteúdos da Intermediária, assim vai mantendo contato até que na última fase, você já inicia oferta de produtos ou serviços.

Aqui encerramos o básico, agora vamos falar sobre estratégias que estimularão seu público a ler mais textos seus, permanecer mais tempo na página e assim além de conhecer seu conteúdo os leitores irão valorizar seus esforços te ajudando a se classificar melhor.

RESUMINDO ESTE ARTIGO:

– Usar corretor
– Estudar público alvo e persona
– Usar ferramentas para seleção de temas
– Selecionar estórias reais
– Rever se seus conteúdos estão bem estruturados com começo / meio / fim
– Crie suspense, postergue o tesouro
– No fim inserir ou um resumo, ou relembrar os pontos mais importantes para enfatizar
– Verificar que os textos tenham ao menos 500 palavras
– Usar dicionário de sinônimos
– Colecione conteúdos em pastas separadas pelas fases do funil de prospecção

NO PRÓXIMO ARTIGO ————-

AS ESTRATÉGIAS
– Escaneabilidade
– SEO – Otimização para buscadores

COPYWRITING
– Introdução

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