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A Inteligência artificial pode melhorar conexões humanas

A Inteligência artificial pode melhorar conexões humanas

Mão humana em direção à robótica, como na Sistina

A Inteligência artificial em marketing digital é um dos desenvolvimentos tecnológicos mais importantes das últimas décadas.

Mão humana em direção à robótica, como na Sistina

Descubra como a IA pode automatizar rotinas que ocupariam valiosas horas de trabalho. Desta forma você ou sua equipe poderá atender prontamente os clientes cujas necessidades exigem a sensibilidade humana.

Por outro lado, meus colegas de trabalho, os profissionais de desenvolvimento, relatam que quase sempre que falam sobre a aplicação das soluções de Inteligência artificial nos negócios, percebem que sua proposta é interpretada como algo imensamente complexo e que demandará um investimento colossal.

Por isso usamos esta imagem que ilustra este cenário de temor à Inteligência Artificial.

É necessário entender que uma empresa que atua no mercado há algum tempo já tem muito material disponível.

Uma equipe de desenvolvimento pode fazer uso para gerar mecanismos de inteligência artificial, conectando pontos. Isso não é tão complexo quanto à ideia de um cérebro artificial.

Como tirar proveito da Inteligência artificial das redes sociais e outros sistemas para seu negócio

  • Instalar um chatbot (sistema particular de chat para atender ao público consumidor de forma comercial ou suporte) no website, ou conta de WhatsApp para autoatendimento, e atendimento de equipe remota.
    Estes chats já dispõem de respostas automáticas para solução de pequenas demandas recorrentes. Desta forma se libera tempo de sua equipe de atendimento, que se foca em atendimentos mais exigentes.
  • Analisar métricas relativas ao seu website, fazendo por exemplo uso do Google Analytics e Google Search Console, ferramentas gratuitas. Desta forma saberá se seu conteúdo está sendo visitado e lido.
  • Analisar a resposta do público relativo às pesquisas de satisfação, referente ao seu atendimento, produto ou serviço. Com o resultado você pode corrigir possíveis falhas e ainda receber sugestões de melhoria.
  • Utilizar alertas de monitoramento social por meio de aplicativos como Social Mention e outros.

Inteligência Artificial em marketing digital: impulsionando relacionamentos em conexões remotas

A conexão humana nunca foi tão importante, especialmente devido ao aumento dramático no trabalho remoto e nos negócios digitais.

A ascensão da inteligência artificial é um dos desenvolvimentos tecnológicos mais importantes em décadas. É um dos principais impulsionadores do que muitos estão chamando de quarta revolução industrial, ou Industrial 4.0. Mas nem todos os consumidores estão convencidos.

Em parte isso se dá pois os serviços de autoatendimento podem ser ineficientes ou ter mau uso pela equipe. O resultado são usuários em loop, sem solução eficaz para o que precisam.

Mas usar IA em canais de marketing digital não significa sacrificar a conexão humana.

Na verdade, pode significar exatamente o oposto. Os canais digitais também apresentam novas maneiras para as marcas oferecerem uma experiência de contato humano para comunicações que requerem confiança.

No atendimento ao cliente que requer confiança, há uma necessidade constante de interatividade humana. Isso é necessário para se construir credibilidade e fornecer o nível de suporte que os clientes esperam.

Isso é especialmente importante em áreas como gestão de patrimônio, imobiliário e jurídico.

E onde entra a inteligência emocional em um chatbot?

Pode-se iniciar um atendimento em chatbots alimentados por IA, que irá preencher pre-requisitos para um atendimento humano e muitas vezes solucionar dúvidas mais rececorrentes, dispensando a chamada para a uma equipe.

Eles podem fornecer soluções para problemas comuns e respostas para perguntas do dia a dia. Inegavelmente, desempenham um papel importante em qualquer portal.

No entanto, os clientes também precisam saber que uma equipe humana está disponível para eles. E há também questionamentos inesperados para o trato da IA. Desta forma, deve-se sempre haver a opção de interação humana.

Interação máguina x ser humano

Quando situações delicadas surgirem, uma pessoa deve estar pronta a atender, sob o risco de perda de negócios e clientes, caso isso não aconteça.

É por isso que um serviço eficaz também incorpora recursos interativos como mensagens, envio e recebimento de documentos, reuniões e videoconferência.

Apesar de a IA ser frequentemente vista como a desumanização das relações cliente-empresa, ela pode ter o efeito oposto.

O argumento econômico para chatbots, por exemplo, é claro. Mesmo as maiores empresas simplesmente não têm recursos humanos para se manterem conectadas à sua clientela 24 horas por dia.

Em muitas empresas, as equipes de vendas e suporte já passam todo o dia de trabalho gerenciando o envolvimento do cliente.

No entanto, muitas operações de rotina são facilmente repetíveis.

A IA no marketing digital pode automatizar essas rotinas. Assim como mencionamos antes, liberando horas valiosas da equipe para atender prontamente os clientes cujas necessidades exigem um toque humano.

Como usar IA em marketing digital: entregando experiências personalizadas e interativas ao cliente

Estabelecer a combinação ideal de conexões digitais alimentadas por IA e humana permite que as empresas forneçam um serviço personalizado e responsivo.

Podemos te ajudar a tirar proveito de um conjunto completo e integrado de ferramentas de comunicação fazendo uso desta inteligência e colaboração. Estas podem ser acessadas por funcionários e clientes por meio de qualquer dispositivo conectado à Internet.

Além disso, como cada interação digital adiciona uma trilha auditável de dados, a Inteligência Artificial pode ajudar os decisores a tomar decisões bem embasadas.

Este instrumental de IA oferece os insights baseados em dados.

Nesse sentido, longe de substituir os humanos, a IA aumenta suas capacidades. Ajuda os humanos a automatizar as operações de rotina e dar sentido às interações do cliente em grande escala.

Armadas com esses insights, as empresas podem melhorar continuamente sua oferta e gerenciar melhor os relacionamentos em toda a jornada.

Finalmente…

A Tecnologia do Marketing Digital pode tornar as experiências dos clientes mais humanas. Fornecendo às pessoas ferramentas que aprimoram suas capacidades e permitem que se concentrem no que fazem de melhor.

Permitem também que construam relacionamentos reais, tenham e demonstrem empatia e dêm soluções a situações delicadas, já que sobra tempo para equipe lidar com desafios mais delicados em que a presença humana é indispensável.

A melhor forma é obtendo ajuda profissional de desenvolvedores e especialistas em marketing ditigal, prontos a mostrar todo o instrumental disponível.

Se precisar de ajuda na sua estratégia de aplicação de Inteligência artificial ao seu negócio, conte com nossa equipe!

us@seuprojeto.com

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2 comentários

  1. Aqui é a Amanda da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

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