Quais as atuais estratégias de Marketing Digital e o tradicional?
Vamos começar tratando sobre as atuais estratégias de Marketing Digital para depois voltar um pouco no tempo e entender de onde elas partiram, ali no berço do Marketing tradicional.
Você pode ouvir no nosso podcast também sobre as Tendências do Marketing Digital atuais e do futuro.
Entenda que nesse artigo não estamos falando de tendências e sim de como pensar e criar estratégias diversas voltadas para sua estrutura e pensando no consumidor. Depois de pensar as estratégias de marketing, você pode identificar quais as ferramenta atuais para fazer uso delas.
Neste artigo falaremos sobre os 8 Ps do Marketing Digital e os 4 Ps do Marketing tradicional, e agora já se fala em 7 Ps
A estratégia de Marketing Digital
Pessoas físicas ou jurídicas que estejam interessadas em divulgar produtos ou serviços, precisam observar regras do mercado, comportamentos de consumidores e dos concorrentes para se posicionar e ter sucesso.Não só observar, mas estudar e interagir com essas regras.
A Solução omnichannel se ressalta como uma estratégia eficiente já que o conteúdo entre canais melhoram a experiência do usuário, e aqui vamos apontar uma recente forma de se organizar o pensamento sobre marketing digital envolvendo os canais todos.
Ela foi elaborada por um escritor e palestrante carioca, o Conrado Adolpho, que observou em detalhe essas regras do ambiente mercadológico e criou o conceito dos 8 Ps do Marketing Digital:
A Estratégia do Marketing digital dos 8 Ps
PESQUISA
Buscar informações na Internet sobre seus clientes, seus perfis, estudar seus hábitos e demandas. Entender sobre as necessidades dessas pessoas que seu produto ou serviço pode atender.
Vislumbrar seu público alvo e Persona, podem te mostrar quais os melhores canais e formas de entrar em contato com essas pessoas.
Você pode criar uma pesquisa para enviar por email ou instalar no seu site para a sua lista atual de clientes. Podemos te ajudar nesta tarefa.
Outra questão que se analisa em pesquisa é o comportamento de concorrentes, e regras do setor.
PLANEJAMENTO
Depois de entender seu público alvo, você pode decidir criar textos de atração, materiais ricos, ou criar campanhas para redes sociais, e também impulsionamentos ou seja, investimentos, etc.
Mas isso tudo terá bom resultado somente se antes houver um planejamento com detalhes do tipo, qual melhor dia da semana para usar esse ou aquele apelo, qual melhor horário para soltar uma campanha, qual a melhor rede social.
Enfim são muitos detalhes a se estudar. Isso tem a ver com o estágio de decisão de compra do seu usuário, por exemplo.
PRODUÇÃO
Se você pensa em marketing de atração, esse é um dos 8Ps que diz que você precisa pensar em criar um blog e nele postar materiais que vão interessar ao seu público alvo.
Nos itens anteriores, pesquisa e planejamento você vai trazer temas que serão produzidos nesta etapa.
Pegue um tema, pesquise, junte materiais, pense neles, escreva com suas palavras, pesquise mais, e obtenha um material completo com cerca de 1000 palavras similar a este texto que você está lendo. Nessa mesma estrutura que tem subtitulos, palavras destacadas, e pra saber como escrever melhor pode ouvir nosso podcast sobre escrita para web diversas vezes até pegar o jeito.
Um site Institucional também é importante para portar páginas pilares com as informações chave sobre as soluções que seu produto ou serivço oferece.
Nessas páginas pode se fazer ganchos para as postagens do blog, por exemplo.
Coloque tudo o que planejou em prática, faça uma agenda de publicações e seja fiel ao seu planejamento. Constancia é valorizada por buscadores.
PUBLICAÇÃO
Como dizem, Publique ou Pereça
Você já pesquisou, planejou e produziu Já foram 3 dos 8Ps. Guarde algumas materias na manga, não publique tudo de uma vez, vá soltando periodicamente de forma consistente para não interromper gerando frustração no público.
Se surgirem notícias sobre grandes acontecimentos dentro do seu segmento, ou que o impacte de alguma forma, deixe de publicar alguma das materias que tinha planejado, adiando esta publicação.
Crie um material sobre o acontecimento do momento, pois certamente seu público estará atento e curioso sobre isso.
Faça revsiões no seu texto, evite erros nos textos pois isso prejudica seu posicionamento nos buscadores e incomoda os leitores. Pense em publicar também audios e vídeos que são grandes atrativos.
Já pensou em ter seu texto gravado em áudio e ofertado na mesma página? Isso pode atrair o público que não tem tempo para ler, dessa forma poderá estar ouvindo enquanto pratica outras atividades.
hoje esse serviço é muito procurado por quem quer buscar conhecimento mas tem escassez de tempo. Esse é um serviço de baixo custo que costuma dar bons resultados de atração.
PRECISÃO
A Google oferece uma ferramenta que te auxilia na decisão sobre que temas abordar no seu blog, website ou perfis. É o Google Analytics, e Google Trends algumas das principais ferramentas para Estratégias de Marketing Digital.
Falamos sobre ele pois, embora haja outros ele é o único que oferece gratuitamente uma visão tão abrangente sobre o que acontece com sua presença on line.
Você conseguirá medir com precisão quais materiais geraram maior interesse e engajamento, e então é por esse caminho que você deve trilhar, deve investir nos canais que te dão melhor retorno, etc.
Saiba que essa análise é indispensável para qualquer estratégia, pois te dará diversas orientações de ações precisas.
É neste P de precisão que você vai criar os seus KPIs (Key Performance Indicator) São os indicadores que mostrarão as métricas que você elege como essenciais para avaliar o sucesso (ou não) das suas ações de marketing.
PERSONALIZAÇÃO
Por meio das pesquisas você pode começar a fazer uma segmentação dos seus clientes e criar conteudos específicos para um grupo e outro tipo de conteudo para o outro grupo.
Pode também criar materiais ricos para download, solicitando emails para contato, e dessa forma separando os clientes por tipo de interesses.
Depois disso poderá se comunicar de forma bem mais personalizada com cada um. Mas tenha paciência pois entender seu público alvo é algo que vai progredindo em cada ação.
PROPAGAÇÃO
Use e abuse das redes sociais. Tem uma para cada necessidade e algumas atendem a várias, propague em todas se possível, para atender ao conceito de Omnichanel, sua onipresença na rede.
Facilite a vida do seu cliente estando presente nesses canais todos, mas invista naquele que combina mais com seu tipo de negócio.
PROMOÇÃO
Promover seu produto ou serviço significa antes um esforço de se tornar conhecido, de ganhar a confiança e engajamento de seu público alvo.
A Estratégia Digital tem muito mais a ver com atração do que com venda direta.
São ações que despertam interesse do seu público pela forma como você o trata mesmo antes de vender.
O que oferece de ajuda em suas vidas, e isso vai abrir caminho para ele se interessar pelo que você pode oferecer de solução para suas necessidades.
Mas claro que em parceria com essas ações os investimentos em Google Ads ou Social Ads irão reforçar suas ações e impulsioná-las, mas quando seu público vir um anuncio seu, ele estará sempre associado a ações mais acolhedoras.
Em uma visita ao seu site ele encontrará lá uma fartura de materiais que podem ajudá-lo além do seu produto ou serviço e isso é muito simpático.
O Marketing tradicional ainda dá resultados?
A resposta é sem dúvida SIM, pois o ideal é combinar sua estratégia Digital com ações de propagação com impressão de cartões de visita, flyers ou material promocional etc.
O outbound marketing que é também uma Estratégia de Marketing Digital é, entre outras ações, o investimento em propaganda na Internet.
Ou seja só mudamos aqui o meio, que antes estava direcionado somente para jornais sejam impressos ou televisivos, etc.
E essa estratégia também está presente no Marketing aqui dito tradicional.
Os 4 Ps do Marketing de Philip Kotler nunca deixaram de ser importantes para as estratégias das empresas.
PRODUTO
Você sempre terá que cuidar da elaboração e evolução dos seus prodtudos, ainda que este seja um serviço. Nesta era digital o cuidado com seu produto, é fundamental pois no ambiente digital, há uma imensa falicidade de se verificar a qualidade do produto por meio de depoimentos por exemplo.
PONTO
Terá que estar atento aos seus Canais pontos de distruição destes. Cuidar de entender seu Público alvo, sua Persona (outros Ps), a quem seu produto ou serivço será entregue.
PREÇO
Hoje o cuidado na hora de elaborar o preço é ainda mais relevante pois o consumidor tem a maior facilidade em comparar preços.
Pode fazer toda a diferença em sua estratégia a forma como gera seu preço. Podendo te fazer ter lucro ou prejuizo, e atrair ou afastar seus consumidores.
PROMOÇÃO
É uma das estratégias que está presente nos 8 Ps do Marketing Digital também, pois sempre foi importantíssimo exibir a todos as soluções que você têm a oferecer para garantir as negociações.
Hoje aumentaram as formas de se promover seus produtos e algumas das formas antigas de se fazer isso, como elaborar um bom catalogo, flyers, outdoor, etc ainda são muito bem utilizadas gerando bons resultados se bem aplicadas.
Porém algumas das formas antigas estão cada vez mais caindo em desuso, como propagandas em veículos impressos, ainda existe mas em uma tendência decadente.
O que na verdade é um bem para nossas florestas, diga-se…
PESSOAS – Público alvo e Persona
Todos os esforços de marketing deveriam ter início no conhecimento do público alvo, como sendo um norte para ações e criações.
Os esforços devem ser feitos pensando nesse público, sobre suas demandas, seus anseios, seu cotidiano. Se você iniciar seus investimentos sem entender sua persona, correrá o risco de descobrir mais adiante que investiu na direção errada. Estudar seu público e elaborar uma Persona pode te mostrar um norte.
PERCEPÇÃO
O Marketeiro que te orienta e os empreendedores precisam estar antenados ao ambiente do seu setor e ao mundo. Tudo que ocorre no mundo acaba afetando as pessoas e portanto seus hábitos de consumo.
É necessário absorver a sabedoria do seu empreendedor em relação ao seu campo de atuação, mas é impressindivel levar em consideração a forma como o cliente dele vê e percebe o mundo para ofertar a ele o que ele precisa.
PROCESSOS
A administração das ações, o que vem antes, durante e depois da produção. Se isso for transparente é ainda melhor para o público e ele reage bem a isso.
Notamos que as estratégias do Marketing Digital são uma adaptação das estratégias tradicionais ao ambiente mercadológico moderno, e uma não anula a outra.
Se precisar de ajuda com essas questões todas…
Fale conosco e colocaremos toda nossa experiência e paixão à sua disposição: us@seuprojeto.com