Estratégias para lidar com a fadiga digital
A fadiga digital tem atingido todos os setores que têm um marketing digital atuante, ou seja todos.
Estará a mala direta voltando à arena do Marketing, em uma era Digital?
Todos experimentamos um certo cansaço de tanta propaganda, de tantos chats com máquinas, e muitas vezes ansiamos por ter um atendimento humano que não vem.
Infelizmente, embora não seja surpresa, a dependência apenas dos canais digitais, por causa da pandemia, elevou a níveis crescentes de fadiga digital.
A terceira edição de um estudo realizado na América Latina pela plataforma Twilio revela que cerca de 36% dos consumidores no mundo todo dizem ter experimentado desse sentimento nos últimos 30 dias.
A fadiga digital é um estado de exaustão e acontece quando um usuário deixa de engajar com quem segue e isso é causado pelo uso excessivo de dispositivos digitais, aplicativos e serviços.
Na pesquisa, se divididos por geração, os números indicam que os jovens são os que mais sofrem com isso, sendo 47% só da geração Z.
As gerações mais jovens são representadas de maneira significativa no número populacional, e as marcas precisam cultivar esse público se quiserem engajar, ganhar e fidelizar mais consumidores.
A pesquisa ainda revela que 56% dos consumidores afirmam que parariam de fazer negócios com marcas e empresas após receberem tratamentos inadequados e interações ruins, sendo que 22% encerrariam a associação após não conseguirem se conectar com alguém do suporte. Quem nunca?
15% dos entrevistados expressaram frustração por serem transferidos várias vezes.
Outro dado que chama atenção é que 18% dos entrevistados dizem que prefeririam ficar sem internet por um dia do que entrar em contato com o suporte de uma empresa.
Não é pra menos, quem já fez isso sabe que é uma experiência traumática na maioria das vezes…
Quando quase metade da população manifesta estar se cansando de saturação digital, é necessário encarar essa questão como um problema para as empresas.
Uma maneira de contribuir para diminuição da fadiga digital é as marcas criarem formas mais humanas e significativas de interação com os consumidores, promovendo a fidelidade como resultado.
O que dizem nossos vizinhos de cima sobre a fadiga digital?
Já na América do Norte, Um estudo recente, realizado pela Forrester Consulting, mostra que por conta de um esgotamento do marketing Digital as empresas voltam seu olhar para a tradição do contato via mala direta, e-mail marketing e envio de mimos para os clientes.
Estudo recente realizado pela Forrester Consulting, revelando insights de 158 líderes de marketing business-to-business (B2B) na América do Norte sobre seus usos de experiências de mala direta para superar a fadiga digital e aprofundar o envolvimento do cliente.
Desta forma o e-mail marketing e até mesmo envio de carta em forma de mala direta tornou a proximidade entre empresa e cliente muito mais amigável e apresenta melhores resultados.
Achamos excelente ideia, e sugerimos a todos que estão lendo a serem criativos e enviarem presentes, diversos e se possível que estejam exibindo seus logotipos e QR codes que contem alguma estória interessante sobre sua marca ou algum engajamento da empresa em alguma causa. Um presente temático, talvez.
Também sugerimos um planejamento para e-mail-marketing periódico, com dicas e convidando seus leads a ver seus artigos, produtos e novidades.
Algo para chamar a atenção saturada dos clientes, que não seja uma propaganda invasiva que interrompe filmes, interrompe o lazer dos clientes.
Resultados
A maioria – 80% dos entrevistados reconhece que a pandemia aumentou sua dependência de pontos de contato digitais.
Como resultado da dependência excessiva do meio digital:
76% concordam que o envolvimento com táticas digitais está caindo, enquanto
78% dos entrevistados relatam que pontos de contato analógicos, como mala direta, tiveram um aumento de desempenho.
Os entrevistados também reconhecem o potencial de engajamento da mala direta, já que 81% admitem que pessoalmente são muito propensos a abrir um pacote que recebem para o trabalho.
A pesquisa mostra que o mercado está entende o valor das experiências híbridas analógico-digitais que podem preencher a lacuna entre os recursos modernos de marketing digital e o público que exige experiências mais centradas no ser humano.
Quando a era digital foi progressivamente tomando conta do cenário, a mala direta foi sendo preterida, e agora poderemos ver um movimento inverso.
Apesar da promessa e do desempenho da mala direta, muitos profissionais de marketing hoje ainda veem a mala direta como uma tática de marketing tradicional e desatualizada, incompatível com as estratégias digitais modernas.
De fato, 81% dos entrevistados dizem que se concentram mais nos pontos de contato digitais porque veem as táticas digitais como mais mensuráveis e otimizáveis do que as físicas.
85% dizem que reduzir as barreiras à criação de campanhas de e-mail diferenciadas os incentivaria a usar mais o canal.
A personalização é um desafio fundamental para os profissionais de marketing quando se trata de mala direta – e a maioria dos profissionais de marketing não reconhece que a personalização de mala direta é uma possibilidade.
Na verdade, apenas 17% dos entrevistados dizem que personalizam suas campanhas de mala direta. Mais da metade não tem a capacidade de usar sistemas de dados de clientes para mala direta, enquanto 50% acreditam que mensurabilidade e otimização são recursos puramente digitais. Pelo menos 40% não sabem que é possível, acreditam que seria proibitivamente caro ou teriam dificuldades para alinhar a mala direta a outras iniciativas de personalização.
Muitos também dizem que não têm a tecnologia ou as habilidades necessárias para executar a mala direta personalizada com sucesso.
O que não sabem é eu o uso da Inteligência Artificial e até programas mais simples podem ser bem acessíveis, e podem ter aplicação fácil com recursos presentes nos softwares que costumam utilizar. Basta habilidades específicas na sua equipe e podemos te ajudar a desenvolver isso.
As soluções de mala direta, evoluíram significativamente nos últimos anos, dando origem a uma nova era de recursos de mala direta altamente personalizados e escaláveis.
A mala direta é uma tática que permite que os profissionais de marketing envolvam seus principais públicos em toda a jornada do comprador, desde o reconhecimento inicial no topo do funil até o sucesso contínuo do cliente.
Dos participantes da pesquisa que atualmente usam mala direta em seus esforços de marketing, muitos dizem que atualmente aplicam essa tática analógica em todo o ciclo de vida do cliente.
Isso inclui desde a descoberta inicial de produtos ou serviços (72%) até o ponto de conversão (63%) e por meio do envolvimento e enriquecimento do cliente (54%) para promover relacionamentos mais profundos com a marca e incentivar a defesa do cliente.
Resumindo
O e-mail marketing imitou as estratégias da mala direta, e agora podemos usar o caminho de volta ao analógico sem abandonar o digital.
Uma estratégia hibrida talvez seja o melhor caminho para não saturar seu cliente, mas também não o deixar sozinho aos cuidados do robô de um chat.
Uma resposta humana pode fazer a diferença entre uma compra e uma desistência.
Um presente com sua marca pode lembrar as experiências boas que tiveram juntos no passado e rebocar um cliente para se tornar ativo outra vez.