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Qual a diferença entre o e-mail marketing no B2B e o B2C

Qual a diferença entre o e-mail marketing no B2B e o B2C

Email marketing continua

Um pouco de história e cenário do e-mail marketing mundial

Em 1971 um engenheiro, Ray Tomlinson enviou o primeiro e-mail teste e pouco tempo depois em 1978 o primeiro Spam do mundo foi enviado por um gerente de marketing da Digital Equipment Corporation (DEC) em Los Angeles, Califórnia.

Hoje, quase três décadas se passaram desde que o e-mail comercial surgiu em meados da década de 1990 como um canal poderoso para comunicações, comércio, construção de relacionamentos e simples forma de ganhar dinheiro.

2 condutores da evolução do e-mail marketing

Permissão e regulamentação de privacidade

A permissão evoluiu de um conceito vago para a prática recomendada e agora para a lei na maioria dos países ao redor do mundo.

A evolução também continua, porque a permissão agora está entrelaçada com as expectativas de privacidade, tanto da perspectiva do indivíduo quanto com remetentes de e-mail comerciais.

A má ideia de comprar listas – O velho truque de comprar listas de e-mail e extrair endereços da internet passaram de prática padrão para atividade ilegal ou comportamento arriscado tendo em vista as leis Anti-Spam e regulamentos de servidores de e-mail que podem te jogar em uma blacklist.

Automação de mercado garante que o e-mail marketing continue firme

Essa explosão de tecnologia transformou o e-mail marketing de um processo manual de trabalho intensivo e orientado a planilhas em uma produção quase perfeita, na qual a maior parte do trabalho é destinada à configuração de processos.

Uma vez configurados os painéis irão controlar quase todos os processos relacionados aos e-mails, desde a aquisição do endereço até a criação das mensagens, os tempos e a otimização do lançamento.

Também o gerenciamento das listas e aprimoramento de qualidade e a geração de relatórios.
Desta forma ao invés do profissional de marketing investir seu tempo em atividades repetitivas, que podem ser automatizadas, ele terá tempo liberado para tarefas sensíveis como analisar mercados, estratégias, e pesquisar conteúdo.

Uso sensato da automatização é imprescindível – Dizemos isso pois o profissional de marketing pode se empolgar e sobrecarregar o cliente com comunicações excessivas.
Se não observarem uma quantidade sensata de comunicações enfrentarão uma reação ruim do público e das próprias plataformas que utilizam para enviar os e-mails.

Ser elegante e não incomodar seus leitores com abusos, é boa medida.
Ao longo dos anos, os destinatários de e-mail agora esperam muito mais das mensagens comerciais que escolhem receber.

Além de solicitar permissão primeiro e uma frequência de e-mail que respeite a carga da caixa de entrada, eles esperam que as marcas enviem e-mails relevantes e personalizados usando os dados que ofereceram. Quando uma marca viola essas expectativas, os consumidores cancelam a assinatura, ignoram ou denunciam esses e-mails como spam.

Por que o e-mail marketing continua sendo um canal dominante

Para profissionais de marketing e consumidores o e-mail marketing continua favorito. Um dos grandes benefícios do e-mail é que ele funciona bem com outros canais digitais, como sites, marketing de busca, mídias sociais e SMS.

Ele tem um forte histórico de gerar engajamento e receita, mas também pode combinar com outros canais, como pesquisa, marketing social e SMS, para alcançar o público mais amplo possível.

O e-mail obtem dados primários: o endereço de e-mail é o princípio dos dados fornecidos pelo consumidor, diferente dos cookie agora subalternos com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Tanto os profissionais de marketing B2B quanto B2C podem usar preferências e campanhas de e-mail para coletar esses dados primários e usá-los para entender melhor seus clientes, direcionar e personalizar melhor as mensagens, seja por e-mail ou outros canais de marketing.

O preferido dos clientes: o e-mail é o canal número 1 para as comunicações do consumidor das marcas, com as mídias sociais em segundo lugar.

O email marketing nas negociações B2B e B2C

Vamos falar sobre as similaridades e no que se distingue o e-mail marketing no B2B e B2C. Trata-se de Business to Business, ou seja comercialização entre empresas, e B2C seria de empresas para consumidores finais. Neste caso vamos tratar sobre e-mail marketing.

Os profissionais de marketing que criam suas estratégias diretamente para o consumidor bem como aquele que se comunica com outras empresas e parceiros, têm muito a aprender um como o outro na busca dos melhores resultados.

Vejamos antes as semelhanças.

A permissão é essencial

Permissão do assinante antes de enviar e-mail marketing é uma exigência legal na maioria dos países. No entanto, mesmo que a lei permita o marketing por e-mail sem prévia autorização, é melhor obter permissão primeiro para evitar reclamações de spam, possíveis listas negras e reações ruins dos clientes.

A personalização oferece melhores resultados de conversões e outros KPIs

E-mails que refletem o histórico de compras de um cliente, atividade de navegação, localização na jornada de compra, dados demográficos, por exemplo, apresentam melhor desempenho do que e-mails gerais com aspectos impessoais. Esta melhora de desempenho surge em forma de cliques e conversões.

O e-mail marketing impulsiona o valor da marca

Todo o e-mail que uma empresa envia, marketing, transacional, relacionado à conta, comunicações um a um e outros, afeta a maneira como os destinatários veem sua marca.

As mensagens de marketing, em particular, podem ajudar ou prejudicar o valor da marca: o que o público pensa de uma marca, seja como clientes, funcionários, fornecedores ou apenas observadores.

Os profissionais de marketing por e-mail, tanto B2B quanto B2C, podem aumentar ou diminuir o patrimônio de suas marcas com base em suas práticas de e-mail.

Agora, para duas diferenças principais.

Transações versus Nutrição

O B2C geralmente é mais baseado em transações, focado em direcionar os clientes aos sites para impulsionar ações esperadas.

Já no B2B as transações geralmente acontecem offline.

No B2B o modelo de atração e nutrição de leads tem se concentrado em esforços educacionais com a criação whitepapers, e-books, inscrições em webinars e conferências, artigos confiáveis e contatos de busca de informações.

O E-mail marketing no MBC

Marketing Baseado em Contas – trata-se de uma estratégia de marketing B2B que alinha os esforços de vendas e marketing para fornecer publicidade e neste caso e-mails direcionados e também conteúdo personalizado para contas ditas de alto valor, ou seja, empresas específicas que apresentem a real possibilidade de consumir o seu produto ou serviço.


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