O E-mail marketing continua firme e forte na arena digital
O e-mail marketing é uma ferramenta que evoluiu atravessando diversas fases nos mercados, promovendo o crescimento na receita de empresas de todos os portes, e continua impulsionando o crescimento destas, apesar de todos os obstáculos que se apresentaram ao longo dos anos.
Neste artigo você lerá sobre:
ESTATÍSTICAS E FORMA DO E-MAIL MARKETING
ESTRATÉGIAS DE USO DO E-MAIL MARKETING
- Como organizar seu e-mail
- Evitar Spam
- Qualificar seus leads
- O melhor momento para o envio
- Como usar os dados de marketing
- Como construir a confiança
- A boa ideia sobre listas
- Como usar tecnologias de e-mail
- Outras possibilidades de ferramentas marketing
E também dois vídeos bem objetivos mostrando como usar a ferramenta
ESTATÍSTICAS, E FORMA DO E-MAIL MARKETING
Um bom trabalho com esta ferramenta pode colaborar na aquisição e retenção de clientes, e aumento de receitas.
Lembremos que nossas audiências em redes sociais estão contidas nestas redes, mas todo e-mail e lead que conquistamos por meio de nossas estratégias, são nossos, portanto constituindo um tesouro a ser muito valorizado.
Sempre indicamos para nossos clientes o uso do email pois é um recurso de baixo investimento e bons resutados.
Estatísticas que mostram que o e-mail marketing continua forte
Pra começar a falar bem da ferramenta vamos fundamentar com dados:
Previsão de crescimento contínuo. A empresa de pesquisa Radicati prevê que os usuários de e-mail, o volume e a receita crescerão até 2025:
- A projeção do volume de usuários de e-mail aumentará de mais de 4,1 bilhões em 2021 para 4,5 bilhões.
- O volume diário de e-mail, tanto individual quanto comercial, crescerá cerca de 4% ao ano até 2025.
- As receitas de e-mail crescerão entre 15% e 17% ano a ano, de US$ 54,8 bilhões em 2021 para US$ 97,1 bilhões em 2025.
- Nem consigo visualizar esse tanto de cifras… quanto dinheiro é isso? Muito dinheiro rs.
MAIS DADOS
A Litmus, empresa especialista do setor, nos mostra dados empolgantes sobre o e-mail marketing também:
- 70% das marcas aumentaram a carga de trabalho de e-mail marketing, mas os orçamentos não mudaram.
- Este dado serve para se dimensionar a economia desta ferramenta.
- Em 2022,% das marcas estão aumentando seu orçamento de e-mail – e apenas 1,3% estão fazendo cortes. Isso foi quase o oposto no início da pandemia.
- 43% dos profissionais de marketing estão mudando a forma como medem o desempenho do e-mail por causa da Proteção de privacidade de e-mail da Apple;
Quem usa ou trabalha com e-mail marketing?
Em empresas de médio e grande porte existem verdadeiras equipes se dedicando a trabalhar no gerenciamento do e-mail marketing.
Criam estratégias, táticas, campanhas, testes, adquirem e gerenciam listas, observam as nuances das tecnologias, pesquisam integram dados. Nestas equipes existem estas posições:
- Especialista em e-mail.
- Analista de e-mail.
- Designer/desenvolvedor de e-mail.
- Gerenciador de e-mail.
- Líder de equipe de e-mail.
- Especialistas em CRM
- Terceiros
O E-mail marketing pode estar inserido na cultura do marketing ágil?
A pandemia do COVID-19 apressou muitos ensinamentos aos profissionais do marketing, bem como Marketing ágil com sua cultura de rápidos testes e aplicação também, ajudando a reduzir o tempo entre o planejamento e o lançamento de campanhas.
Mas a verdadeira eficiência das campanhas é um trabalho sempre em andamento e aperfeiçoamento, observe o que tem bom resultado e vá aprimorando…
ESTRATÉGIAS DE USO DO E-MAIL MARKETING
Alguns aspectos a serem observados no seu e-mail e como organizar
Aqui estão algumas práticas recomendadas para se obter bons resultados com seus e-mails:
Assuntos de cauda longa e irresistíveis
Linhas de assunto mais longas (110-140 caracteres) têm taxas de cliques mais altas e de e-mails abertos.
E como sempre falamos sobre o conteúdo que se escreve no seu blog ou website, os títulos, que no caso do e-mail seria o Assunto, requer uma atenção especial.
A pessoa receberá seu e-mail junto a dezenas de outros, o seu título tem que despertar curiosidade, então capricha nesta produção!
O assunto do e-mail deve carregar um grande tema
O ideal é que seu e-mail carregue algo que vá estimular o leitor a seguir lendo e adotar a ação que você deseja.
Para isso invista em uma grande ideia, seja criativo no sentido de comentar curiosidades em torno do assunto, apresente detalhes, mas de forma objetiva, use gatilhos que despertem e estimulem a audiência que será impactada por seu e-mail.
O destinatário do e-mail marketing
Devido ao volume de e-mails que os clientes recebem, há uma ênfase crescente na personalização e no uso de conteúdo dinâmico envolvente.
E sobre o remetente?
Existem estudos que mostram que as pessoas abrem mais e-mails que tem como remetente uma pessoa, do que e-mails enviados por empresas. Então se você tem representantes, pessoas do comercial que podem dispor de seus e-mails seria mais seguro usar para obter melhores resultados.
Qual a forma de escrever considerando textos e imagens no e-mail marketing
- Usar primeira pessoa mesmo nos textos – “Eu faço, eu costumo isso, eu aquilo…” Se for falar em nome da empresa pode ser “nós fazemos isso e aquilo”… Não é uma regra, especialmente se for um negócio muito formal, e neste caso seria melhor falar em terceira pessoa: “a empresa faz desta forma, trata assim..” etc
- Usar o mínimo de imagens e tratá-las pra que fiquem leves
- Use links com moderação
Faça testes A/B para ver o que audiência prefere
Exemplo de teste A/B: Enviar para uma gama de pessoas: um e-mail o mais simples possível com uma pequena imagem e um link e o mesmo conteúdo para outra parcela da audiência, mas neste teste usar um formato melhor diagramado e então depois comparar resultados para decidir o que sua audiência prefere e a estimula mais.
Lista de palavras a se evitar para se safar dos anti-spams
Compre / Aproveite / Grátis / Desconto / Promoção / Oferta / Imperdível /
Preços / Valores / Frete grátis / Despachamos para todo o Brasil
Fonte: Esta lista foi apresentada pela ferramenta Dinamize
Evitar Spam por que ninguém merece
Quando falamos sobre a eficácia do e-mail Marketing, estamos considerando que o profissional de marketing está observando as boas práticas, pois caso contrário o e-mail pode ser confundido com Spam ou simplesmente ser ignorado por seu público alvo.
Pior ainda, esse tipo de prática gera um tipo de fadiga de e-mail nas pessoas de modo que os usuários não queiram ver mais e-mail algum prejudicando o mercado todo.
Qualificar seus leads na jornada
Fazendo um gerenciamento de conteúdo por meio de um funil de qualificação de leads, você poderá direcionar as comunicações para o usuário no momento certo de sua jornada de conhecimento sobre sua empresa, sobre suas soluções.
A cadeia de eventos do programa de e-mail marketing inclui compreender como se adquirir e-mails bons, uma boa e genuína lista, e uma via é mesmo por meio da criação e permanência de um Blog ou Vlog e inbound marketing.
O melhor momento para o envio dos e-mails
E claro existem dias ideais para o envio e também horários.
De maneira geral diríamos que os dias ideais seriam de terça a quinta-feira, pois na segunda feira a pessoa está sobrecarregada com as decisões e pendências que restaram da semana anterior, e na sexta-feira também não é adequado pois a pessoa está focada em sair e aproveitar o final de semana.
Porém como os e-mails marketing devem ser o mais personalizados possível, devemos considerar que alguns nichos de mercado precisem de dias específicos para receber mensagens bem como horários.
Por exemplo, profissionais que trabalhem em escritórios apresentarão melhor resultado recebendo mensagens enviadas pela manhã durante a semana. Já profissionais que trabalham longe de escritórios, como cabeleireiros, médicos, representantes comerciais, estes costumam ler a noite, portanto o melhor horário de envio seria no fim da tarde.
Você pode ainda fazer testes e perguntar para seus clientes qual o horário ideal.
Como usar os dados de marketing por e-mail?
Os profissionais de marketing por e-mail precisam dar especial atenção à medição de desempenho buscando maior precisão.
A ferramenta que utilizarem para envio ofertará relatórios que poderão ao longo do tempo nortear a equipe sobre os temais prediletos do público e também dias horários de envio, portanto é saudável no início e periodicamente fazer testes.
Os dados obtidos por meio destas medições podem contribuir para otimizar todos os aspectos de seus programas de e-mail, desde a aquisição até o conteúdo.
Se tiver dificuldade para interpretar esses dados estamos à disposição para ajudar.
Como construir a confiança do cliente?
As expectativas do cliente elevar ou quebrar um programa de e-mail marketing, especialmente se esses não atenderem às expectativas de relevância ou frequência.
Sobre a relevância
Para ser relevante você precisa encontrar grandes assuntos dentro do seu tema para que o leitor saiba que vale a pena abrir este e-mail sempre que aparecer algo ali.
Tem boas dicas, notícias surpreendentes do setor, tutoriais, ou algo assim, algo que tenha um valor prático ou algum significado. Pode claro ser também um email transacional, e desta forma o leitor sempre terá propensão a ler seus materiais.
E sobre a frequência
Deixe sempre claro que irá se comunicar com seu cliente, assim não será surpresa vê-lo em sua caixa de entrada.
Mantenha sua palavra sobre o que prometer, se for escrever todo dia, toda semana, ou quinzena, cumpra isso ou evite esta promessa se não tem certeza de que vai conseguir ser tão produtivo quanto gostaria e por aí vai.
Para manter a frequência você precisa se programar, talvez escrever alguns artigos pequenos e guardar, não enviar, e pode ir os aprimorando ao longo do tempo e disparando, desta forma conseguirá manter sua consistência em relação à frequência.
Ações irregulares têm um impacto danoso para todos
Spam, phishing e violações de segurança aumentam a desconfiança do consumidor, e isso acaba reverberando para todas as empresas.
Ação necessária em listas de email existentes
Se você já tem listas de e-mail, provavelmente a plataforma que você aderiu tem um sistema de triagem de e-mails que detecta endereços quebrados e então os descarta.
Isso é muito importante pois esses e-mails ruins não serão contabilizados no seu serviço que se for gratuito estará queimando este volume e se for pago, estará gerando um custo por algo inútil.
Como adquirir e manter assinantes de alta qualidade?
Por meio de inbound marketing você pode criar um gerenciamento de conteúdo e atrair muitos leitores.
É um modelo de permissão que garante que os profissionais de marketing atraiam clientes mais motivados e interessados.
Por outro lado, manter esses clientes como assinantes ativos, é um importante objetivo a se considerar como prioridade.
Manter a periodicidade prometida é um fator para se reter a atenção destes
Escrever sempre como resultados de amplas pesquisas, usando a maneira correta de escrever, talvez com equipe dedicada, é uma forma de manter seus conteúdos sempre abrangentes e dinâmicos.
Temos um e-book e um podcast sobre isso, aliás recomendamos que faça algo similar para todos os temas principais da sua empresa. Se precisar de ajuda nisso, basta nos chamar.
Desta forma as pessoas deixarão seus e-mails para ter acesso a um material realmente rico que você criou. Presumimos que quem busque estes materiais sejam são as pessoas interessadas nos seus serviços ou produtos, portanto o público ideal.
Como usar a tecnologia de e-mail marketing de forma eficaz?
Para começar é imprescindível obter uma boa ferramenta de envio. O Mailchimp por exemplo te permite enviar cerca de 2000 envios gratuitamente por mês. É um bom começo.
Nestes dois vídeos curtinhos, você poderá ver como criar templates e campanhas de envio de e-mails e como acessar a ferramenta em português facilmente:
Parte 1:
Criando um layout bem simples diretamente no Mailchimp para utilizar em suas campanhas de email marketing.
Parte 2:
Simples importação de lista de contatos e criação de campanha para Mailchimp.
Outras possibilidades de ferramentas de e-mail marketing
A tecnologia atual de e-mail-marketing pode fazer coisas incríveis. Mas obter a plataforma certa e aplicar o melhor uso dela é um desafio constante.
É recomendada uma abordagem de equipe para comprar tecnologia, um plano claro para usá-la e treinar os usuários para que a empresa possa colher todos os benefícios que uma plataforma dessas promete.
Nossa análise e uso
Em 2020 fizemos um comparativo de ferramentas como Mailchimp, Sendpulse, Getresponse, Dinamize e outras. Nesta análise consideramos diversas questões incluindo quantidade de envios mensais e reputação das ferramentas. Deve haver listas na internet, porém não sabemos se tem a abrangência do nosso estudo na época.
Estas plataformas são fundamentais para o disparo seguro de e-mails, sem risco de cair em black lists de Spamers e ainda proporcionam meios de se monitorar os resultados para se aprender com as campanhas, e adotar caminhos cada vez mais eficientes.
Nós sempre usamos o Mailchimp, mas a partir de agora que estamos iniciando um projeto de administração de um de nossos clientes que terá um volume bem maior de comunicação, talvez precisemos adquirir outra plataforma e então comentaremos aqui.
Plataformas abrangentes
E claro existem plataformas de Marketing Digital, como a RD Station que provavelmente irão abranger muito mais que uma simples comunicação e sim toda a jornada de entrada, estadia e negociações de seus clientes.
Se precisar de ajuda com suas estratégias e campanhas, conte conosco.
Nos conte um pouco sobre seu público e seu negócio e assim poderemos te ajudar: us@seuprojeto.com