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Estratégias para lidar com a fadiga digital

Estratégias para lidar com a fadiga digital

Fadiga digital

A fadiga digital tem atingido todos os setores que têm um marketing digital atuante, ou seja todos.

Fadiga digital

Estará a mala direta voltando à arena do Marketing, em uma era Digital?

Todos experimentamos um certo cansaço de tanta propaganda, de tantos chats com máquinas, e muitas vezes ansiamos por ter um atendimento humano que não vem.

Infelizmente, embora não seja surpresa, a dependência apenas dos canais digitais, por causa da pandemia, elevou a níveis crescentes de fadiga digital. 

A terceira edição de um estudo realizado na América Latina pela plataforma Twilio revela que cerca de 36% dos consumidores no mundo todo dizem ter experimentado desse sentimento nos últimos 30 dias.

A fadiga digital é um estado de exaustão e acontece quando um usuário deixa de engajar com quem segue e isso é causado pelo uso excessivo de dispositivos digitais, aplicativos e serviços.

Na pesquisa, se divididos por geração, os números indicam que os jovens são os que mais sofrem com isso, sendo 47% só da geração Z.

As gerações mais jovens são representadas de maneira significativa no número populacional, e as marcas precisam cultivar esse público se quiserem engajar, ganhar e fidelizar mais consumidores.

A pesquisa ainda revela que 56% dos consumidores afirmam que parariam de fazer negócios com marcas e empresas após receberem tratamentos inadequados e interações ruins, sendo que 22% encerrariam a associação após não conseguirem se conectar com alguém do suporte. Quem nunca?

15% dos entrevistados expressaram frustração por serem transferidos várias vezes.

Outro dado que chama atenção é que 18% dos entrevistados dizem que prefeririam ficar sem internet por um dia do que entrar em contato com o suporte de uma empresa.

Não é pra menos, quem já fez isso sabe que é uma experiência traumática na maioria das vezes…

Quando quase metade da população manifesta estar se cansando de saturação digital, é necessário encarar essa questão como um problema para as empresas.

Uma maneira de contribuir para diminuição da fadiga digital é as marcas criarem formas mais humanas e significativas de interação com os consumidores, promovendo a fidelidade como resultado.

O que dizem nossos vizinhos de cima sobre a fadiga digital?

Já na América do Norte, Um estudo recente, realizado pela Forrester Consulting, mostra que por conta de um esgotamento do marketing Digital as empresas voltam seu olhar para a tradição do contato via mala direta, e-mail marketing e envio de mimos para os clientes.

Estudo recente realizado pela Forrester Consulting, revelando insights de 158 líderes de marketing business-to-business (B2B) na América do Norte sobre seus usos de experiências de mala direta para superar a fadiga digital e aprofundar o envolvimento do cliente.

Desta forma o e-mail marketing e até mesmo envio de carta em forma de mala direta tornou a proximidade entre empresa e cliente muito mais amigável e apresenta melhores resultados.

Achamos excelente ideia, e sugerimos a todos que estão lendo a serem criativos e enviarem presentes, diversos e se possível que estejam exibindo seus logotipos e QR codes que contem alguma estória interessante sobre sua marca ou algum engajamento da empresa em alguma causa. Um presente temático, talvez.

Também sugerimos um planejamento para e-mail-marketing periódico, com dicas e convidando seus leads a ver seus artigos, produtos e novidades.

Algo para chamar a atenção saturada dos clientes, que não seja uma propaganda invasiva que interrompe filmes, interrompe o lazer dos clientes.

Resultados

A maioria – 80% dos entrevistados reconhece que a pandemia aumentou sua dependência de pontos de contato digitais. 

Como resultado da dependência excessiva do meio digital:

76% concordam que o envolvimento com táticas digitais está caindo, enquanto

78% dos entrevistados relatam que pontos de contato analógicos, como mala direta, tiveram um aumento de desempenho. 

Os entrevistados também reconhecem o potencial de engajamento da mala direta, já que 81% admitem que pessoalmente são muito propensos a abrir um pacote que recebem para o trabalho.

A pesquisa mostra que o mercado está entende o valor das experiências híbridas analógico-digitais que podem preencher a lacuna entre os recursos modernos de marketing digital e o público que exige experiências mais centradas no ser humano.

Quando a era digital foi progressivamente tomando conta do cenário, a mala direta foi sendo preterida, e agora poderemos ver um movimento inverso.

Apesar da promessa e do desempenho da mala direta, muitos profissionais de marketing hoje ainda veem a mala direta como uma tática de marketing tradicional e desatualizada, incompatível com as estratégias digitais modernas. 

De fato, 81% dos entrevistados dizem que se concentram mais nos pontos de contato digitais porque veem as táticas digitais como mais mensuráveis ​​e otimizáveis ​​do que as físicas. 

85% dizem que reduzir as barreiras à criação de campanhas de e-mail diferenciadas os incentivaria a usar mais o canal.

A personalização é um desafio fundamental para os profissionais de marketing quando se trata de mala direta – e a maioria dos profissionais de marketing não reconhece que a personalização de mala direta é uma possibilidade. 

Na verdade, apenas 17% dos entrevistados dizem que personalizam suas campanhas de mala direta. Mais da metade não tem a capacidade de usar sistemas de dados de clientes para mala direta, enquanto 50% acreditam que mensurabilidade e otimização são recursos puramente digitais. Pelo menos 40% não sabem que é possível, acreditam que seria proibitivamente caro ou teriam dificuldades para alinhar a mala direta a outras iniciativas de personalização. 

Muitos também dizem que não têm a tecnologia ou as habilidades necessárias para executar a mala direta personalizada com sucesso.

O que não sabem é eu o uso da Inteligência Artificial e até programas mais simples podem ser bem acessíveis, e podem ter aplicação fácil com recursos presentes nos softwares que costumam utilizar. Basta habilidades específicas na sua equipe e podemos te ajudar a desenvolver isso.

As soluções de mala direta, evoluíram significativamente nos últimos anos, dando origem a uma nova era de recursos de mala direta altamente personalizados e escaláveis.

A mala direta é uma tática que permite que os profissionais de marketing envolvam seus principais públicos em toda a jornada do comprador, desde o reconhecimento inicial no topo do funil até o sucesso contínuo do cliente. 

Dos participantes da pesquisa que atualmente usam mala direta em seus esforços de marketing, muitos dizem que atualmente aplicam essa tática analógica em todo o ciclo de vida do cliente. 

Isso inclui desde a descoberta inicial de produtos ou serviços (72%) até o ponto de conversão (63%) e por meio do envolvimento e enriquecimento do cliente (54%) para promover relacionamentos mais profundos com a marca e incentivar a defesa do cliente.

Resumindo

O e-mail marketing imitou as estratégias da mala direta, e agora podemos usar o caminho de volta ao analógico sem abandonar o digital.

Uma estratégia hibrida talvez seja o melhor caminho para não saturar seu cliente, mas também não o deixar sozinho aos cuidados do robô de um chat.

Uma resposta humana pode fazer a diferença entre uma compra e uma desistência.

Um presente com sua marca pode lembrar as experiências boas que tiveram juntos no passado e rebocar um cliente para se tornar ativo outra vez.

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