fbpx

O Dossiê QR CODE

O Dossiê QR CODE

dossiê QR code

Já não restam dúvidas de que o uso do QR CODE é necessário. Todo marketeiro que se preze deve incentivar seus clientes a usar o QR CODE em todas peças publicitárias que possa, pois facilita a vida do usuário e permite ao cliente apresentar maior volume de conteúdo ou conteúdo exclusivo.

Vejamos alguns exemplos em que o QR já faz parte das nossas vidas.

Podemos conectar o nosso WhatsApp por meio de um QR CODE para usá-lo no browser do lap ou desktop.


Podemos fazer o checkin de viagem e obter o QR que nos facilitará a vida em aeroportos, podemos finalizar transações bancárias nos dispositivos móveis e computadores por meio desse código.

Nós aplicamos em cartões de visitas, websites, flyers, folders,  e outros materiais que preparamos para nossos clientes, sempre que temos chance.

Nos cartões você pode inserir dados de contato que uma vez escaneados pelo usuário, irão postar seus dados direto na agenda dele, sem que ele precise digitar nada.

Ou ainda acessar seu site ou outra página que queira, sem dar trabalho ao usuário.

Já se registrou o uso de QR CODE em outdoors, em banners, e até mesmo no chão, feito com pedras em um passeio no Rio de Janeiro que remetia o usuário a páginas explicando os monumentos. Um mosaico louco de informações, pense bem!

Só vantagens!

Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio.

Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados em telefone celular (telefone móvel) usando a câmera do aparelho.

Os códigos QR são comuns também em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs, bem como informações pessoais detalhadas.

Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares.

Programas de captura ou PCs com interface RS-232C podem usar um escâner para capturar as imagens.


Na Wikipedia tem bem mais dados técnicos sobre os QR codes.

Como criar seu QR code de forma eficiente

Costumamos criar nossos QRs usando esse site que gera a imagem e permite sua edição de cores gratuitamente: goqr.me

Você pode utilizar cores no seu QR CODE, só precisa sempre ter cuiadado para que fique bem legível. O mais garantido de que seja lido de forma eficiente é que ele tenha uma visualização mínima de 2 centímetros, embora alguns leitores possam escanear códigos menores.

Quando o endereço é muito grande ou seja a URL é muito longa, o código pode ficar muito poluido e dificultar a leitura em alguns dispositivos. Para lidar com isso o ideal é usar um ENCURTADOR DE URL. Nesta matéria do Estadão têm várias sugestões de encurtadores on line gratuitos:
Os 5 melhores encurtadores
Se seus dados precisarem de mudanças posteriores, você pode gerar um código dinâmico que irá permitir edição posterior de seu conteúdo.

Qual a diferença entre QR code e o código de barras comum?

A primeira diferença é a representação gráfica de ambos, o QR Code é basicamente um novo código de barras em 2D, utilizando códigos com informações tanto no plano horizontal como na vertical.
O código de barras tradicional trabalha com apenas uma dimensão, a horizontal.

Como ler um QR code?

Muitos dos celulares novos já vêm de fábrica com aplicativos leitores de códigos QR instalados. Para os demais aparelhos é necessário procurar um programa compatível.
Ah, busque os gratuitos, todos costuam funcionar muito bem.
O Grupo financeiro Millenniun fez um tutorial super simples de como baixar e instalar. Veja neste link: Como usar o QR CODE

Nos sistemas leitores você terá um armazenamento dos links que visitou por meio de QR Codes.

Usar ou não usar um QR code?

Depois de ver isso tudo você tem dúvidas se deve usar o QR CODE para seus negócios?

Nós já usamos faz um bom tempo!

FONTES: Wikipedia, TechTudo e nós!

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *