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Como definir meu Público Alvo e Persona

Nesse artigo vamos entender qual é a diferença entre Público alvo e Persona, e ver formas de visão sobre esses temas.

Já ouviu a expressão, “aquele ou aquela ali atira para todos os lados” ?

Pois é, não há estratégia nesse tipo de ação, e sim investimento desperdiçado nessa situação…

Começamos a falar por meio desta brincadeira para criar uma analogia com os empresários que não verificam quem é seu público alvo antes de investir em marketing.

Todos os esforços de marketing deveriam ter início no conhecimento do público alvo, como sendo um norte para ações e criações.

Os esforços devem ser feitos pensando nesse público, sobre suas demandas, seus anseios, seu cotidiano.

Só assim você irá passar com assertividade para próximos passo. Escolher a cor do seu logotipo, definir palavras chave, conteúdos para seus perfis e website e outros materiais.

A Persona ou público, poderia ser um P dentro dos 4 Ps do Marketing. Poderia estar junto ao P de Place, ou o Ponto, onde o seu produto ou serviço será distribuído ou seria um quinto p.

Os 4 Ps do Marketing partem de um conceito difundido por Philip Kotler o papa do Marketing, que diz que para uma empresa ir bem deve observar seus 4 Ps (Produto / Preço / Ponto / Promoção).

Poderia haver aí um quinto P para Público Alvo, ou Persona.

Mas qual a diferença entre Público alvo e Persona?

A diferença é que do Público alvo observmos informações por exemplo demográficas, do tipo, situados na região sul, em maioria sexo masculino, de faixa etária entre 35 e 65.

Essas informações irão agrupar uma massa muito grande de pessoas e dessa forma iremos ignorar aspectos do tipo, anseios, hábitos, desejos e problemas dessas pessoas.

O marketing há bastante tempo já tem tendência a se preocupar com o público um a um. E agora com a possibilidade de a imensa maioria das pessoas ter acesso às redes sociais, lojas e serviços na Internet, essa preocupação se consolidou.

A persona facilita a criação de produtos e serviços para um público bem reconhecido, com sutilezas.

E principalmente no Marketing a Persona ajuda a se criar conteúdos atrativos, pois estaremos conversando praticamente com uma pessoa e não com uma massa de pessoas.

Quem se interessar pelo conteúdo que criarmos vai se parecer muito com a Persona que idealizamos.

Para este público vamos concentrar nosso esforço de marketing.

Já a Persona traz informações bem mais específicas, como sendo uma personagem que representa o cliente ideal, aquele que consome mesmo os seus produtos.

A persona tem nome, idade, profissão, sonhos, medos, dores, problemas e ideais.

Quanto mais você se aproximar dessas informações melhor será sua comunicação com sua persona e aí o público alvo de maneira geral será tocado.

Como posso saber quem é meu público alvo?

Hoje você pode contar com o Analytics e também pesquisas. Há meios de se utilizar as redes sociais para identificar público alvo principalmente o Linkedin.

Se este artigo tiver muita leitura, criaremos a versão com dicas para isso.

Se você ainda não aplicou um Analytics da Google, tente resolver isso rapidamente pois em alguns meses terá informação preciosa de público alvo, bem detalhada mesmo.

Que perguntas se fazer para se criar uma Persona?

Existe a Buyer persona e a Brand persona. A primeira refere-se ao seu cliente ideal e a segunda refere-se às características que se pode aplicar à sua pessoa, seja física ou jurídica, ou seja a cara da sua empresa.

Para se criar uma Buyer Persona você vai precisar descobrir por meio de Pesquisa junto ao público alvo, ou seus clientes atuais, com resposta de questionário mesmo.

Para criar nossa buyer persona, precisamos descobrir:

Se você responder isso tudo, terá o perfil ideal para quem deve criar soluções.

Quando escrever textos que ajudem em suas dores, irá atrair a atenção de diversas pessoas que se igualam a esta persona.

Elas irão ler seu texto. CAPRICHE e prepare o próximo material que irá lhe chamar a atenção

Para criar a sua Brand Persona você precisa analisar seus objetivos, sua missão, os valores dos quais sua empresa não abre mão, o que te diferencia, que imagem gostaria de passar. Você pode classificar sua persona com as seguintes personalidades: Sinceridade, Entusiasmo, Competência, Sofisticação, Rigidez. Você pode se encaixar em mais de um aspecto, ou se destacar somente em um. O que importa é encontrar sua personalidade e voz. Podemos te ajudar nesse processo.

Falaremos em breve sobre Funil de qualificação e jornada de cliente.

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