O que é mais importante o marketing tradicional ou o digital?
Tudo o que se praticava no marketing tradicional, permanece importante, e parte disso foi adaptado para um mundo virtual.
Mas o marketing permanece com seu papel essencial de comunicar, instigar, estimular e facilitar processos para pessoas físicas ou jurídicas.
Seja em um mundo virtual de ideias, ou na prática física, nas vendas, nos impressoss, nas planilhas, nas pesquisas, etc.
O Mix de marketing que envolve os 4 Ps do Marketing continuam importantíssimos para se obter bons resultados de posicionamento no mercado.
A análise cuidadosa dos ambientes, a compreensão sobre o público alvo, o aporte de ideias, são papeis do marketing que sustentam processos vitais, como vendas, investimentos, pesquisas, e outros.
Qual a diferença entre Marketing Tradicional e Marketing Digital?
Veja na imagem que destacamos a quase imperceptivel diferença entre os ambientes do Marketing tradicional para o Digital.
No geral o marketing tradicional se encarrega de criar campanhas bem estruturadas para entrar em contato com grandes massas, por meio de TV, rádio, materiais impressos, telemarketing, entre outros.
Mas é com estratégias similares que desenvolvemos campahas para o ambiente Digital, porém buscando cada vez mais direcionar esforços para o indivíduo.
As ferramentas do Marketing Digital, como pesquisa e Web Analytics, nos permitem uma comunicação mais personalizada do que a que faríamos sem o uso destas ferramentas do universo digital.
As redes sociais, a exemplo, podem aproximar mais as empresas de seus consumidores, facilitando o trabalho de comunicação do Marketing.
No marketing Digital quase sempre se opta por atrair a atenção com a oferta de conteúdos úteis ao público alvo ou persona e é onde se potencializam ideias e investimentos.
O marketing tradicional completa o Digital e vice versa.
Algumas ferramentas típicas do marketing tradicional aplicadas também em ambientes virtuais.
Por exemplo.
- Análise SWOT
Na observação de Pontos fortes, fragilidades do seus serviços, das ameaças e oportunidades que são revelados em análises de ambientes, internos e externos das organizações. A inter e intra-net auxiliam nestes processos. - Brainstorming
No aporte de ideias livres, pesquisa e discussões ainda que virtuais. - Benchmarking
Ostensivas pesquisas on line, por exemplo. - Planejamento de Marketing e Mídia
Ao estudar seus 4 Ps, logo terá uma ideia do melhor meio para se exibir sua comunicação.
E para isso tudo, o profissional de marketing, pode guiar seus propósitos nestes labirintos virtuais.
Recursos físicos tradicionais importantes em estratégias virtuais:
- Folhetos / Flyers (têm sua versão em redes sociais)
- Cupons (também disseminados em redes sociais e por email marketing)
- Folderes, brochuras, livros e eBooks (largamente disseminados em websites, emails e WhatsApp)
- Outdoors (Seus pares seriam grandes anúncios em portais)
- Apresentações em Power Point / PDF (distribuidos em todas as comunicações virtuais)
- Tratamento em fotografias para correções, ajustes e transformações. (divulgados na rede também)
Este artigo terá uma continuação, pois cada quadradinho daqueles merece uma explanação… Não acham?
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