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O que é mais importante o marketing tradicional ou o digital?

O que é mais importante o marketing tradicional ou o digital?

Estratégias de Marketing

Tudo o que se praticava no marketing tradicional, permanece importante, e parte disso foi adaptado para um mundo virtual.

Mas o marketing permanece com seu papel essencial de comunicar, instigar, estimular e facilitar processos para pessoas físicas ou jurídicas.

Seja em um mundo virtual de ideias, ou na prática física, nas vendas, nos impressoss, nas planilhas, nas pesquisas, etc.

Estratégias de Marketing

O Mix de marketing que envolve os 4 Ps do Marketing continuam importantíssimos para se obter bons resultados de posicionamento no mercado.

A análise cuidadosa dos ambientes, a compreensão sobre o público alvo, o aporte de ideias, são papeis do marketing que sustentam processos vitais, como vendas, investimentos, pesquisas, e outros.

Qual a diferença entre Marketing Tradicional e Marketing Digital?

Veja na imagem que destacamos a quase imperceptivel diferença entre os ambientes do Marketing tradicional para o Digital.

No geral o marketing tradicional se encarrega de criar campanhas bem estruturadas para entrar em contato com grandes massas, por meio de TV, rádio, materiais impressos, telemarketing, entre outros.

Mas é com estratégias similares que desenvolvemos campahas para o ambiente Digital, porém buscando cada vez mais direcionar esforços para o indivíduo.

As ferramentas do Marketing Digital, como pesquisa e Web Analytics, nos permitem uma comunicação mais personalizada do que a que faríamos sem o uso destas ferramentas do universo digital.

As redes sociais, a exemplo, podem aproximar mais as empresas de seus consumidores, facilitando o trabalho de comunicação do Marketing.

No marketing Digital quase sempre se opta por atrair a atenção com a oferta de conteúdos úteis ao público alvo ou persona e é onde se potencializam ideias e investimentos.

O marketing tradicional completa o Digital e vice versa.

Algumas ferramentas típicas do marketing tradicional aplicadas também em ambientes virtuais.

Por exemplo.

  • Análise SWOT
    Na observação de Pontos fortes, fragilidades do seus serviços, das ameaças e oportunidades que são revelados em análises de ambientes, internos e externos das organizações. A inter e intra-net auxiliam nestes processos.
  • Brainstorming
    No aporte de ideias livres, pesquisa e discussões ainda que virtuais.
  • Benchmarking
    Ostensivas pesquisas on line, por exemplo.
  • Planejamento de Marketing e Mídia
    Ao estudar seus 4 Ps, logo terá uma ideia do melhor meio para se exibir sua comunicação.

E para isso tudo, o profissional de marketing, pode guiar seus propósitos nestes labirintos virtuais.

Recursos físicos tradicionais importantes em estratégias virtuais:

  • Folhetos / Flyers (têm sua versão em redes sociais)
  • Cupons (também disseminados em redes sociais e por email marketing)
  • Folderes, brochuras, livros e eBooks (largamente disseminados em websites, emails e WhatsApp)
  • Outdoors (Seus pares seriam grandes anúncios em portais)
  • Apresentações em Power Point / PDF (distribuidos em todas as comunicações virtuais)
  • Tratamento em fotografias para correções, ajustes e transformações. (divulgados na rede também)

Este artigo terá uma continuação, pois cada quadradinho daqueles merece uma explanação… Não acham?

Se interessar Veja amostras no nosso portfólio e redes sociais.

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