Como criar um Funil de Marketing Digital

O Funil de Marketing Digital, também conhecido como Funil de qualificação de leads, é um método de gerenciamento de conteúdo que promete te levar a fechar mais negócios.
Os visitantes do seu website precisam se converter em leads, e em seguida receber estímulos que os convertam em clientes que gerem lucro.
Parece o melhor dos mundos não? Mas requer esforço constante.
O inbound marketing já provou sua eficiência, mas como organizar os materiais para postar e comunicar?
O marketing digital, em grande parte, é simples. Hoje em dia, qualquer pessoa pode criar uma campanha publicitária no Instagram ou no Facebook, até no Google e começar a impulsionar os cliques.
A competição é alta e parece que todo mundo quer uma fatia da movimentação online.
O marketing digital também está se tornando mais desafiador.
Embora veicular anúncios seja simples, o maior desafio das empresas e profissionais de marketing digital é garantir um Retorno sobre o investimento em propaganda que seja sustentável.
Embora os anúncios possam gerar seguidores e engajamento, isso não assegura conversões lucrativas, e o foco deve ser em como transformar os gastos em publicidade em negócios rentáveis a longo prazo.
O Funil de Leads ou Funil de Marketing, o praticamente o mesmo que funil de vendas, pode ser uma Luz no fim do túnel.
O conceito de Funil de Marketing Digital

Existem diferentes estágios no funil, e a única maneira de fazer uma campanha publicitária funcionar é garantir que todas as etapas do funil sejam construídas de maneira sólida.
Em geral, apenas colocar sua marca na Internet e banners e anúncios em redes sociais não vai converter automaticamente espectadores em clientes.
O marketing digital se torna mais eficaz quando focado na geração de leads.
Iscas digitais na Primeira fase
Coletar nomes, e-mails e números de telefone é a melhor maneira de atrair clientes em potencial para o funil.
Um conteúdo mais educativo pode ser utilizado no topo do funil, enquanto ofertas de produtos podem ser mais eficazes no meio e fundo do funil.
Aqui vão alguns modelos de iscas para obter contatos:
E-book (quase) gratuito: Ofereça um e-book sobre um tema relevante para o seu público-alvo, como “Guia Completo para Iniciar no Marketing Digital”, “10 Dicas Para Impulsionar Sua Carreira no Setor X” ou “Estratégias Avançadas de Investimentos Pessoais”. O importante é que o conteúdo tenha valor real e resolva um problema ou desejo do seu público.
Checklist ou guia rápido: Listas são sempre bem-vindas, como “Checklist para Organizar suas Finanças” ou “Passo a Passo Para Criar um Influenciador Digital de Sucesso”. Materiais práticos ajudam a gerar um senso de urgência.
Templates ou modelos: Crie templates para tarefas que o público possa usar imediatamente, como modelos de planejamento de conteúdo, calendários de marketing, planilhas de controle financeiro ou planilhas de acompanhamento de metas.
Webinars ou workshops ao vivo: Ofereça um webinar exclusivo sobre um tema específico e atual, como “Como se Tornar um Influenciador de Sucesso com Investimentos Baixos” ou “Técnicas de Design Gráfico para Iniciantes”. Isso gera autoridade e cria um canal de interação direta com o público.
Curso introdutório gratuito: Disponibilize um mini-curso que aborde um aspecto específico de um tópico mais amplo, como um curso de 5 dias sobre “Introdução ao Marketing de Afiliados” ou “Fundamentos de Design Gráfico para Iniciantes”. Um curso pequeno gera valor imediato e a sensação de que o lead já está fazendo um progresso significativo.
Desafios de 7 ou 14 dias: Lance um desafio de curto prazo, como “Desafio de 14 Dias para Organizar Suas Finanças Pessoais” ou “7 Dias para Começar a Criar Conteúdo para seu Blog”. Isso cria um senso de comunidade e engajamento com o público.
Audiobook ou podcast exclusivo: Ofereça conteúdos de áudio, como um audiobook de um capítulo do seu e-book ou uma série de podcasts exclusivos sobre um tema importante.
Estudos de caso: Mostre resultados de clientes que obtiveram sucesso com seus produtos/serviços. Um estudo de caso bem detalhado pode ser muito atraente e gerar confiança.
Quiz interativo: Crie um quiz com um título atraente, como “Qual é o Seu Estilo de Marketing?” ou “Quão Preparado Você Está para Investir em Criptomoedas?”. As pessoas adoram ver resultados imediatos e personalizados.
Desconto exclusivo ou cupons: Para produtos ou serviços, ofereça um desconto exclusivo para quem se inscrever ou baixar seu conteúdo. Pode ser um desconto para uma primeira compra ou para algum serviço específico.
Oferecer o E-book Quase de Graça é melhor que o Gratuito
E a melhor maneira de fazer com que os espectadores aceitem, é dar um recurso em troca. As pessoas valorizam mais o que estão pagando para ter, do que aquilo que ganharam de graça.
Muitas vezes e-books entregues de graça, sequer são abertos. Mas se a pessoa pagou 15 reais, para ela, valerá a pena abrir e dar uma olhada, e prestar mais atenção no que você está propondo.
Isso geralmente é chamado de ímã de chumbo (Lead Magnet) porque atrai os leitores que estão de fato buscando soluções que você está pronto a oferecer.
É uma oferta irresistível para essa pessoa que em troca oferece algum dado de contato.
Pense nisso como um suborno ético que você dá ao visitante em troca de seu e-mail e a permissão para falar com ele.
Os leads estão frios e não poderão comprar seu produto ou serviço sem atravessar estas etapas.
Topo do funil de Marketing Digital – O que Escrever nessa fase
Nesta fase o leitor está pesquisando por soluções que você oferece, porém, ele ainda não te conhece.
Escreva sobre estas soluções e assim seus clientes o encontrarão no Google.
Construa a confiança a partir daqui
A confiança cresce com o engajamento e o engajamento virá com um bom conteúdo.
Uma vez que as campanhas publicitárias estão em grande escala, o fomento precisa ser feito em escala.
O ideal é você automatizar seu website casando sua conta com uma de serviço de email como, por exemplo, a Mailchimp.
Planeje alguns envios específicos de forma regular.
Aliás, estes dias gravamos dois vídeos simples mostrando como utilizar templates de email no Mailchimp e como importar contatos, criar campanhas, etc. Dá uma olhada, de repente se anima a usar o serviço que em sua versão gratuita já traz excelente resultado!
Esse gerenciamento envolve a criação de um Funil de Marketing Digital onde cada segmento de seus clientes potenciais e leads obtém um conteúdo exclusivo relevante para eles. Quanto maior a relevância, mais rápido os leads frios se transformam em leads quentes.
O processo de conversão de leads frios em leads quentes leva tempo, e a melhor maneira de fazer isso é enviar uma sequência de e-mails divididos em períodos regulares até iniciar a fase final que será oferta de serviços e sua propaganda, seus casos de sucesso diretos.
Envie artigos com o assunto mais avançado, engaje conversando nas redes sociais, nesta fase.
Fase Intermediária, meio do Funil – O que Escrever nessa fase
Nessa etapa a pessoa já leu materiais seus, já viu anúncios e te conhece, mas ainda não é consumidor / cliente.
Aqui conteúdos complementares e mais aprofundados dos temas apresentados em materiais anteriores.
E qual seria o terceiro estágio do funil?
Se o primeiro estágio é chamar a atenção e o segundo é conquistar a confiança, um texto persuasivo e um argumento de venda convincente formam o terceiro e mais importante estágio do funil.
Aqui você já faz ofertas de produtos ou serviços de fato. Nessa fase mesmo que o Lead na verdade se torne um cliente, você quer que ele volte a comprar, então não deixe esfriar esse contato.
Envie novas ofertas do mesmo produto ou de outros que combinados a ele potencialize o resultado e assim por diante.
Fase final do Funil – O que Escrever nessa fase
Esta fase é conhecida assim por referência aos clientes que supomos a esta altura estarem prontos para negociações, para comprar e até indicar seus produtos e serviços para terceiros.
Aqui, apresentam-se ofertas diretas e materiais que ilustram o valor da sua empresa, como resultados que proporcionou a outros clientes. Pode ser em forma de “Caso de sucesso”
Nossa sugestão de gerenciamento do seu Funil de Marketing Digital
A ideia já consagrada por gurus é que você observe seu público alvo e qualifique-o em etapas. E a nossa sugestão é:
- Preencha uma planilha (Sugerimos a nossa gratuita)
- Crie pastas no seu computador para reunir ali os textos que irá pesquisar e ir postando no seu blog.
Já abordamos essa sugestão em nosso podcast sobre escrita.
O valor dos leads quentes
É essencial construir confiança antes de começar a vender. Ao longo do tempo, você precisa nutrir seus leads para transformá-los em potenciais clientes.
No entanto, estar em contato com leads não é suficiente. Mesmo que um lead tenha mostrado interesse, portanto já está aquecido, isso não garante lucro. Eles ainda precisam de um incentivo para se tornarem clientes pagantes.
É preciso guiá-los de forma suave até a conversão, sem ser agressivo.
A eficácia de uma campanha publicitária depende
não apenas dos anúncios, mas da sequência de incentivo e da eficiência das vendas.
Se a transação for bem-sucedida e resultar em lucro, você pode tirar o lucro da transação e reinvesti-lo em campanhas publicitárias para crescer.
Esse processo, feito por um longo tempo, constrói uma reputação para a marca. A reputação da marca também ajuda com os anúncios e aumenta as métricas de taxa de resposta, como a taxa de cliques, a proporção de visitantes para clientes potenciais e a proporção de leads para clientes.
Como a Marketeiros pode te ajudar a criar esta estrutura
Para começar disponibilizamos aqui a planilha que pode te ajudar a organizar seus temas e gerenciar os envios.
Você precisa de ajuda para criar os temas, ou para escrever conteúdos?
A Marketeiros já ajuda empresários a escrever há mais de 20 anos.
Podemos te ajudar a manter seu Funil de Marketing Digital em qualquer uma das fases e inclusive a criar scripts de conversa por email, a criar a abordagem ideal que seja assertiva e persuasiva.
Vamos conversar? us@seuprojeto.com