Como criar um Funil de Marketing Digital
O Funil de Marketing Digital, também conhecido como Funil de qualificação de leads, é um método de gerenciamento de conteúdo que promete te levar a fechar mais negócios.
Os visitantes do seu website precisam se converter em leads, e em seguida receber estímulos que os convertam em clientes que gerem lucro.
Parece o melhor dos mundos não?
Mas requer esforço constante.
O inbound marketing já provou sua eficiência, mas como organizar os materiais para postar e comunicar?
O marketing digital, em grande parte, é simples. Hoje em dia, qualquer pessoa pode criar uma campanha publicitária no Instagram ou no Facebook, até no Google e começar a impulsionar os cliques.
A competição é alta e parece que todo mundo quer uma fatia da movimentação online.
Parece não haver limites na forma de se chamar a atenção das pessoas. Temos anúncios baseados em cliques, anúncios no YouTube, anúncios em banners, stories e assim por diante.
O marketing digital também está se tornando mais desafiador.
Embora veicular anúncios seja relativamente fácil, o maior desafio para a maioria das startups e profissionais de marketing digital é obter um ROI sobre o dinheiro gasto em publicidade nesses vários canais.
É difícil obter um ROI porque financiar os gastos com publicidade é um desafio, a menos que o cliente faça transações com você e obtenha lucro para você.
Qualquer pessoa pode financiar anúncios com dinheiro de investidores nos estágios iniciais, mas essa não é uma forma sustentável de construir o funil a longo prazo. A pergunta mais importante a se fazer em marketing digital não é como e onde veicular os anúncios, mas como garantir que haja um ROI sobre o dinheiro gasto em publicidade e a sustentação das campanhas em longo prazo.
Suas campanhas podem fazer seu perfil ficar super lotado de seguidores e cliques com curtidas ou comentários.
Isso levará a um ciclo bom que é de atração de mais leitores, já que os algoritmos valorizam estes movimentos, porém, isso não garante que essa amostragem esteja se convertendo em negócios lucrativos.
O conceito de Funil de Marketing Digital
Existem diferentes estágios no funil, e a única maneira de fazer uma campanha publicitária funcionar é garantir que todas as etapas do funil sejam construídas de maneira sólida.
Em geral, apenas colocar sua marca na TV e banners não vai converter espectadores em clientes.
O marketing digital se torna mais eficaz quando está focado na geração de leads.
Coletar nomes, e-mails e números de telefone é a melhor maneira de atrair clientes em potencial para o funil. E a melhor maneira de fazer com que os espectadores aceitem, é dar um recurso gratuito em troca.
Isso geralmente é chamado de ímã de chumbo (Lead Magnet) porque atrai os leitores que estão de fato buscando soluções que você está pronto a oferecer. É uma oferta irresistível para essa pessoa que em troca oferece algum dado de contato.
Pense nisso como um suborno ético que você dá ao visitante em troca de seu e-mail e a permissão para falar com ele.
A maioria das marcas (tanto B2B quanto B2C) meio que bagunça depois desse estágio.
Os leads estão frios e não poderão comprar seu produto ou serviço.
Construa a confiança a partir daqui
A confiança cresce com o engajamento e o engajamento virá com um bom conteúdo.
Uma vez que as campanhas publicitárias estão em grande escala, o fomento precisa ser feito em escala.
O ideal é você automatizar seu website casando sua conta com uma de serviço de email como por exemplo a Mailchimp.
Planeje alguns envios específicos de forma regular.
Aliás estes dias gravamos dois vídeos simples mostrando como utilizar templates de email no Mailchimp e como importar contatos, criar campanhas etc. Dá uma olhada, de repente se anima a usar o serviço que em sua versão gratuita já traz excelente resultado!
Esse gerenciamento envolve a criação de um Funil de Marketing Digital onde cada segmento de seus clientes potenciais e leads obtém um conteúdo exclusivo que é relevante para eles. Quanto maior a relevância, mais rápido os leads frios se transformam em leads quentes.
O processo de conversão de leads frios em leads quentes leva tempo, e a melhor maneira de fazer isso é enviar uma sequência de e-mails divididos em períodos regulares até iniciar a fase final que será oferta de serviços e sua propaganda, seus casos de sucesso diretos.
Nossa sugestão de gerenciamento do seu Funil de Marketing Digital
Já abordamos essa sugestão em nosso e-Book sobre escrita, em postagens aqui do blog e até mesmo em nosso perfil no Spotfy com um podcast sobre escrita para web.
A ideia que já é consagrada por gurus é que você observe seu público alvo e qualifique-o em etapas. E a nossa sugestão é que você preencha uma planilha e crie pastas no seu computador para reunir ali os textos que irá pesquisar e ir postando no seu blog.
Para isso estamos disponibilizando uma planilha gratuita com um modelo pronto pra isso. É muito simples. Preencha ali com temas do seu setor em cada etapa do funil que são as seguintes:
Topo do funil de Marketing Digital
Nesta fase o leitor está pesquisando por soluções que você oferece, porém ele ainda não te conhece.
Escreva sobre estas soluções e assim seus clientes o encontrarão no Google.
Fase Intermediária, meio do Funil
Nessa etapa a pessoa já leu materiais seus, já viu anúncios e te conhece, mas ainda não é consumidor / cliente.
Aqui conteúdos complementares e mais aprofundados dos temas apresentados em materiais anteriores.
Fase final do Funil
Esta fase é conhecida assim por referência aos clientes que supomos a esta altura estarem prontos para negociações, para comprar e até indicar seus produtos e serviços para terceiros.
Aqui, apresentam-se ofertas diretas e materiais que ilustram o valor da sua empresa, como resultados que proporcionou a outros clientes. Pode ser em forma de “Caso de sucesso”
O valor dos leads quentes
É preciso construir confiança antes de começar a vender para os leads. Você precisa nutrir os leads ao longo do tempo para converter leads frios em leads quentes.
Mas ligações quentes não são a solução. Leads calorosos ainda não significam lucro. Leads calorosos precisam de um empurrãozinho se você quiser que se tornem clientes pagantes.
Você precisa empurrá-los suavemente para uma transação, sem parecer tão desprezível e agressivo.
Se o primeiro estágio é a atenção e o segundo estágio é a construção de confiança, um texto persuasivo e um argumento de venda atraentes são o terceiro e mais importante estágio do funil.
A eficácia de uma campanha publicitária depende não apenas dos anúncios, mas da sequência de incentivo e da eficiência das vendas.
Se a transação for bem-sucedida e resultar em lucro, você pode tirar o lucro da transação e reinvesti-lo em campanhas publicitárias para crescer.
Esse processo, feito por um longo tempo, constrói uma reputação para a marca. A reputação da marca também ajuda com os anúncios e aumenta as métricas de taxa de resposta, como a taxa de cliques, a proporção de visitantes para clientes potenciais e a proporção de leads para clientes.
Como a Marketeiros pode te ajudar a criar esta estrutura
Para começar disponibilizamos aqui a planilha que pode te ajudar a organizar seus temas e gerenciar os envios.
Você precisa de ajuda para criar os temas, ou para escrever conteúdos?
A Marketeiros já ajuda empresários a escrever há mais de 20 anos.
Podemos te ajudar a manter seu Funil de Marketing Digital em qualquer uma das fases e inclusive a criar scripts de conversa por email, a criar a abordagem ideal que seja assertiva e persuasiva.
Vamos conversar? us@seuprojeto.com