Realidade aumentada e Virtual no Marketing Digital
A barreira entre o mundo real e a internet está desaparecendo gradualmente, e isso está acontecendo em parte porque a realidade aumentada e virtual RA & RV se tornou mais fácil de implementar no marketing digital.
No marketing digital esses recursos podem ser explorados com grande eficácia.
Veremos a seguir ver como a RA/RV está sendo usado pelos profissionais de marketing para se conectar com os clientes e gerar engajamento.
Definições básicas de RA e RV
Embora RA e RV possam parecer mágicos até certo ponto, suas definições básicas são bastante simples. Veja o RA , que já faz parte do dia a dia da maioria das pessoas na forma de filtros de fotos e jogos como o Pokémon GO. Esses são RA? Absolutamente. Aqui estão alguns pontos-chave do RA :
- RA combina a visão do usuário do mundo real com elementos virtuais
- A tecnologia opera e é interativa em tempo real
- Principalmente funciona através de áudio visual
É um pouco mais complexo que isso, mas o RA básico está em uso há algum tempo, mesmo que você não o reconheça. Agora que a tecnologia avançou e se tornou mais acessível, o mesmo aconteceu com seus usos, que agora incluem o marketing digital.
No nosso podcast no final de 2021 estávamos falando desses recursos como uma tendência crescente para 2022 como de fato aconteceu e segue em elevação no mercado.
A RV é um pouco diferente no sentido de que não depende do mundo real. Em vez disso, é o uso da tecnologia para gerar ambientes totalmente simulados com o objetivo de criar uma experiência imersiva e interativa. Embora a RV totalmente imersiva envolvendo todos os sentidos ainda não seja possível, é para onde está indo.
Usando RA e RV no Marketing Digital
O uso de RA e RV no marketing digital abre novas portas , permitindo que as marcas interajam com os clientes de maneiras únicas. Além disso, esses tipos de experiências retêm a atenção e impulsionam o engajamento mais do que o marketing digital tradicional. Acima de tudo, pode ser usado para eliminar a lacuna entre o conceito apresentado e a experiência. Essencialmente, os usuários podem ver por si mesmos.
Embora essas sejam generalizações entre RA e RV no marketing digital, isso é verdade. Seja aumentando a realidade ou criando um ambiente totalmente novo, ambos oferecem oportunidades para atrair clientes e proporcionar experiências únicas e envolventes.
Existem limitações, como o equipamento necessário para RV ou a extensão da imersão oferecida, mas essas limitações só diminuirão com o passar do tempo.
RA permite que as pessoas experimentem antes de comprar
Há muitas maneiras pelas quais as marcas permitem que os clientes experimentem os produtos antes de comprá-los, desde provadores até amostras grátis e test drives. No entanto, antes de RA e VR, não havia equivalente online real. Tudo isso mudou com a implementação do RA .
O RA pode ser usado para dar aos clientes a chance de ver como algo ficaria antes de gastar seu dinheiro suado. Além disso, pode ser usado para quase tudo, incluindo:
- Roupas e acessórios
- Cosméticos
- Mobília
- Mercado imobiliário
A adição de RA e RV em campanhas de marketing digital significa que os clientes não precisam adivinhar o que receberão ou como será a aparência. Embora possa não eliminar a necessidade de ver algo pessoalmente em uma loja física, certamente diminui a necessidade de ir além do digital para comprar um produto.
Como essa camisa ficará com sua roupa? Uma peça de mobiliário combinará com tudo em uma sala? Uma copiadora ocupa muito espaço para caber em um escritório? Usando AR, as respostas estão a um clique de distância.
RA e RV permitem experiências e passeios interativos
Existem muitas maneiras de usar RA e RV no marketing digital para agregar valor. Um exemplo é como a TOMS Shoes incorporou a realidade virtual em sua estratégia de marketing, oferecendo aos usuários a chance de acompanhar sua equipe para doar sapatos por meio de um filme de realidade virtual. Os espectadores se tornaram parte da missão da empresa, fornecendo sapatos novos para crianças carentes em uma escola no Peru.
A RV também tem sido usada para dar às pessoas passeios por um local ou permitir que entrem em uma loja ou showroom digital para obter uma visão aprofundada de um objeto ou local sem sair de casa. Museus, concessionárias de automóveis e desfiles de moda sob demanda estão na lista, e o melhor é que não importa a que distância você mora.
Já demos alguns exemplos no nosso artigo sobre tendências de marketing futuro.
Um exemplo que falamos no podcast refere-se aos livros da editora Darkside que costuma colocar realidade aumentada em seus livros. As pessoas registram e compartilham tornando engajamento algo liquido e certo. Além disso você consegue tornar seus clientes os criadores de conteúdo para você, como um merchan gratuito e que também é tendência.
Benefícios de RA e RV no Marketing Digital
O reconhecimento da marca é um grande benefício, especialmente com o quanto o RA se presta ao conteúdo gerado pelo usuário. No entanto, existem vários outros benefícios, que não incluem apenas uma taxa de engajamento muito maior. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais essas novas oportunidades beneficiam as campanhas de marketing digital:
- Melhora a experiência do cliente
- Aumenta as taxas de conversão
- Constrói uma conexão emocional mais forte
- Atinge um público mais jovem
- Leva a mais vendas
RA e RV no marketing digital também se prestam a narrativas aprimoradas, o que, por sua vez, aumenta ainda mais o engajamento. Existem limitações? Sim. Mas com a tecnologia se tornando mais acessível a cada dia, espere ver muitos profissionais de marketing digital recorrendo à tecnologia RA e RV para se destacar da multidão.
Converse com seu desenvolvedor para testar esses recursos incríveis no seu negócio.
Um comentário
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