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7 tendências de marketing digital para ficar à frente do mercado

7 tendências de marketing digital para ficar à frente do mercado

7 tendências do Marketing Digital para te Destacar Mão em preto e branco segurando um celular cinza rodeado por ícontes tipicos de marketing digital sendo esses em cores púrpura e turquesa. Icones de curtida, coração, chat, sinal wifi e outros

O cenário do marketing digital está em constante evolução e as empresas que desejam ficar à frente da concorrência devem estar dispostas a se adaptar e experimentar novas estratégias. Da realidade virtual e aumentada à inteligência artificial e pesquisa por voz, há muitas novas tecnologias e tendências que você pode aproveitar para alcançar novos clientes e gerar mais vendas.

Vamos explorar algumas das principais tendências que estão moldando o futuro do marketing digital e como você pode aproveitá-las.

1. Realidade Virtual e Aumentada

Realidade Virtual e Realidade Aumentada estão se tornando cada vez mais populares no espaço de marketing digital. 

Com Realidade Virtual, você pode criar experiências imersivas que transportam os clientes para outro mundo. Com o Realidae aumentada, você pode sobrepor conteúdo digital ao mundo real, criando uma experiência que permite ao cliente prever o uso do seu produto e portanto desejá-lo com urgência.

Temos visto cadas vez mais marcas usando esse recurso, é o caso da Dark sid Books e na páscoa há chocolates que exigem personagens em Realidade aumentada. As crianças pedem o chocolate mais pelo efeito, e a marca vende mais por conta disso.

Busque ajuda dos desenvolvedores para entender quais plataformas e tecnologias combinam mais com sua demanda e orçamento.

2. Inteligência Artificial com reservas

Você pode usar IA para automatizar tarefas repetitivas.

Um bom lugar para começar com IA é experimentar chatbots e assistentes virtuais com tecnologia de IA. 

Você pode usá-los para automatizar o atendimento ao cliente para lidar com consultas de rotina e fornecer suporte personalizado aos clientes.

Além disso pode usar para te dar inspiração para textos que pode ser enviados por email, em redes sociais etc.

Um cuidado que temos é de não viciar no uso dessas ferramentas para nao tornar nossos sistemas criativos dependentes disso, para não atrofiar nossas capacidades criativas. Sugerimos o mesmo aos nossos clientes.

3. Pesquisa por voz

A pesquisa por voz entrou em cena após a criação de alto-falantes inteligentes como Amazon Alexa e Google Home. Para garantir que sua empresa esteja visível, otimize seu site para pesquisa por voz. 

Isso inclui garantir que seu site seja compatível com dispositivos móveis, bem como usar palavras-chave de cauda longa e linguagem natural em seu site.

Quando as pessoas usam a pesquisa por voz, elas normalmente usam linguagem natural e conversacional, em vez de palavras-chave curtas e específicas. 

Portanto, é importante focar na linguagem natural em seu conteúdo. Use frases que as pessoas provavelmente usarão ao falar e inclua palavras-chave de cauda longa (são textos mais longos para uma busca bem específica). 

Elas são mais específicas do que palavras-chave mais curtas, o que ajuda você a direcionar consultas de pesquisa específicas e aumentar a probabilidade de seu site aparecer nos resultados da pesquisa por voz.

4. Personalização

A personalização está se tornando mais importante no marketing digital. Ao fornecer experiências personalizadas, você pode construir relacionamentos mais fortes com seus clientes e se destacar da concorrência.

Você pode aproveitar dados e IA para criar conteúdo personalizado e ofertas adaptadas às necessidades individuais do cliente. 

Considere o uso de algoritmos de aprendizado de máquina para analisar os dados do cliente e identificar padrões e tendências. Isso pode ajudá-lo a tomar decisões mais informadas sobre a criação de conteúdo e o desenvolvimento de ofertas.

Use os dados do cliente para personalizar suas campanhas de e-mail, incluindo a linha de assunto, conteúdo e ofertas. 

Isso pode ajudar a aumentar suas taxas de engajamento e conversão. 

Por fim, use os mecanismos de recomendação para sugerir conteúdo e ofertas relevantes aos clientes com base em seu comportamento e preferências.

5. Marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores é um meio eficaz de aumentar a exposição da sua marca. A parceria com microinfluenciadores, em particular, pode ser útil. 

Eles normalmente têm um público menor, daí o termo “micro”, mas o tamanho nem sempre importa. 

Os microinfluenciadores têm públicos de nicho que tendem a ser muito engajados e confiáveis, o que pode ser benéfico para certas marcas.

Concentre-se em encontrar o influenciador certo para sua marca e criar um relacionamento autêntico e de longo prazo com eles. 

O marketing de influência não é apenas sobre promoção; trata-se de co-criação e colaboração. 

Não se apresse ao pesquisar e selecionar o influenciador ou influenciadores certos para fazer parceria. Tenha conversas detalhadas com eles para garantir um bom ajuste para ambas as partes.

6. Transparência e Autenticidade

Os clientes hoje têm acesso a mais informações e mais marcas para escolher do que nunca, tornando mais difícil para uma marca ganhar a atenção e a confiança do consumidor

Seja aberto, honesto e autêntico em seus esforços de marketing digital para criar confiança com seus consumidores. 

Isso significa ser transparente sobre os produtos ou serviços que você oferece, os valores e a missão da sua empresa e quaisquer iniciativas sociais ou ambientais que você apoie. 

Ao fazer isso, você pode criar confiança com seu público, diferenciar-se dos concorrentes e estabelecer uma base de clientes fiéis.

Outra maneira de ser mais transparente é compartilhar conteúdo gerado pelo usuário que mostre a experiência real de seus clientes. Isso ajuda a criar um senso de comunidade. 

Além disso, você pode usar as plataformas de mídia social para compartilhar imagens dos bastidores e dar aos clientes um vislumbre da cultura e dos valores de sua empresa.

7. A ascensão do short-vídeo – vídeos curtos

Com o TikTok ganhando popularidade nos últimos anos, principalmente entre os grupos demográficos mais jovens, o conteúdo de vídeo curto está se tornando cada vez mais popular em outras plataformas, como Instagram, YouTube e Facebook. 

Todos os tipos de empresas podem usar esse formato para envolver seu público de maneira eficiente. 

A chave é criar vídeos criativos que se relacionem com seu público e seus produtos ou serviços. 

Por exemplo, considere vídeos de instruções, cenas de bastidores e outros conteúdos de marca divertidos.

Em suma

Temos um futuro empolgante com essas ferramentas e as empresas que se adaptarem a essas tendências terão mais chances de sucesso. 

Tome a frente experimentando novas tecnologias e estratégias, se tornando líder em seu setor.

E se precisar de ajuda com isso tudo é só nos chamar: us@seuprojeto.com

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